Práticas Inclusivas em Contexto multicultural: Opiniões dos professores numa escola do 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/12152 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação Área de Especialização em Educação Especial Apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Práticas Inclusivas em Contexto multicultural: Opiniões dos professores numa escola do 1º CicloSociedade e cidadaniaInclusãoEducação interculturalEducação multiculturalTese de Mestrado em Ciências da Educação Área de Especialização em Educação Especial Apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraVivemos numa época caracterizada pela globalização e pelas migrações internacionais. Olhando em nosso redor damos conta que a sociedade se tornou multicultural. Esta realidade, presente na comunidade e nas nossas escolas, deu origem à necessidade de mudanças no sistema educativo, pelo que nos propusemos reflectir neste trabalho sobre a prática da educação intercultural numa escola multicultural. Os objectivos deste trabalho prendem-se com o conhecimento de opiniões dos docentes sobre a inclusão de alunos provenientes de outras etnias e culturas, tendo em vista a promoção da educação para a cidadania, da igualdade de oportunidades e da justiça social. Com os dados obtidos pretende-se sensibilizar os agentes educativos do 1º ciclo para a necessidade de se intervir com vista à promoção da educação intercultural nas nossas escolas. No que diz respeito ao papel a desempenhar pelos docentes, estes devem reconhecer e valorizar as culturas presentes, dinamizando actividades interactivas, motivadoras, que promovam o enriquecimento colectivo. Depois de efectuada a revisão da literatura sob a temática em estudo: educação multicultural, educação intercultural, legislação da área, educação inclusiva, diversas vertentes sobre currículo, importância da formação dos docentes e práticas de inclusão em contexto multicultural, apresentamos na segunda parte desta tese o estudo empírico por nós desenvolvido. Tratou-se de um estudo qualitativo, no âmbito do qual foram entrevistados de forma semi-estruturada quatro docentes de uma escola do 1º ciclo da zona Centro do país, caracterizada pela convivência de alunos de etnia cigana e africanos. Verificámos, na sequência das entrevistas individuais, que a multiculturalidade é uma realidade na escola portuguesa, assim como a educação intercultural, sendo no entanto a sua promoção de carácter quase estritamente informal. Concluímos, pois, que urge reafirmar que a escola deverá promover a educação para a cidadania, pelo que se torna urgente que a educação intercultural seja integrada nos currículos escolares de uma forma transversal. É ainda de salientar que esta área deve ser integrada nas formações iniciais e contínuas dos docentes e deve também ser vista como um elemento fundamental num eventual projecto global de escola. Consideramos que se torna imperativo fomentar a consciência multicultural dos cidadãos, concebendo e aplicando programas e projectos que a promovam, de forma activa e reflexiva.2009-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/12152http://hdl.handle.net/10316/12152porGaspar, Maria Eugénia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:34:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:58.825503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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