Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, José Francisco Fazeres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22433
Resumo: Num mundo cada vez mais concorrencial e em constante evolução, as empresas precisam de apostar em novas estratégias de forma a aumentarem a sua performance económicofinanceira, bem como o seu próprio nível de competitividade. Atualmente, a União Europeia atravessa uma das maiores crises das últimas décadas, e Portugal é um dos países afetados onde a taxa de sobrevivência das empresas nacionais não é das mais favoráveis, no entanto, isto constitui uma grande oportunidade para as empresas se redefinirem. Sendo assim, as PME portuguesas devem apostar em novas estratégias de negócio, de forma a agarrarem novas oportunidades, permitindo assim crescerem e criarem condições de sustentabilidade a longo prazo. Como tal, a problemática deste Projeto centra-se em analisar uma possível implementação de uma estratégia de crescimento por parte de uma PME, que está estagnada e pretende atingir um crescimento sustentável. O mercado em que a empresa se insere é altamente competitivo, portanto o desafio passa por mudar o rumo da empresa que se encontra atualmente numa fase de maturidade, com uma taxa de crescimento muito reduzida, quase nula. A familiaridade e acesso/conhecimento da empresa, foram as principais razões que me levaram a escolhêla, com o intuito de no final ter um projeto viável, que poderá ser aplicado e ter implicações no mundo real.
id RCAP_56f03430af926f142abbae06fc8857bb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesaEstratégia de crescimentoInovaçãoPME Pequenas e Médias EmpresasInovação corporativaEstratégiasGrowth strategiesInnovationSMECorporative innovationStrategyNum mundo cada vez mais concorrencial e em constante evolução, as empresas precisam de apostar em novas estratégias de forma a aumentarem a sua performance económicofinanceira, bem como o seu próprio nível de competitividade. Atualmente, a União Europeia atravessa uma das maiores crises das últimas décadas, e Portugal é um dos países afetados onde a taxa de sobrevivência das empresas nacionais não é das mais favoráveis, no entanto, isto constitui uma grande oportunidade para as empresas se redefinirem. Sendo assim, as PME portuguesas devem apostar em novas estratégias de negócio, de forma a agarrarem novas oportunidades, permitindo assim crescerem e criarem condições de sustentabilidade a longo prazo. Como tal, a problemática deste Projeto centra-se em analisar uma possível implementação de uma estratégia de crescimento por parte de uma PME, que está estagnada e pretende atingir um crescimento sustentável. O mercado em que a empresa se insere é altamente competitivo, portanto o desafio passa por mudar o rumo da empresa que se encontra atualmente numa fase de maturidade, com uma taxa de crescimento muito reduzida, quase nula. A familiaridade e acesso/conhecimento da empresa, foram as principais razões que me levaram a escolhêla, com o intuito de no final ter um projeto viável, que poderá ser aplicado e ter implicações no mundo real.In a world where competition is developing more and more, companies need to bet on new strategies in order to improve their economic and financial performance, as well as their own level of competitiveness. Nowadays, European Union is under one of the biggest crises of the last decades, and Portugal is one of the affected countries, where the survival rates of the firms are not one of the most favorable ones. Nevertheless, this constitutes a big opportunity for firms to redefine their strategies. Thereby, the small, medium Portuguese firms (PME) should bet on new business approaches in a way that they should get new opportunities allowing themselves to grow and create sustainability at long term. As so, the aim of this project is to analyze the possible application of a sustainable growth strategy to a stagnant firm in this type of condition. The market where the company is established is highly competitive therefore the challenge of this project is to change its direction forwards and reverse the actual growth rate which is very low. The close connection and the easy access to information were some of the main reasons to choose it. The final goal is having a valuable project that can be applied in the real world.2021-11-19T00:00:00Z2019-11-20T00:00:00Z2019-11-202019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22433TID:202457001porPrazeres, José Francisco Fazeresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:52.405593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
title Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
spellingShingle Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
Prazeres, José Francisco Fazeres
Estratégia de crescimento
Inovação
PME Pequenas e Médias Empresas
Inovação corporativa
Estratégias
Growth strategies
Innovation
SME
Corporative innovation
Strategy
title_short Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
title_full Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
title_fullStr Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
title_full_unstemmed Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
title_sort Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
author Prazeres, José Francisco Fazeres
author_facet Prazeres, José Francisco Fazeres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres, José Francisco Fazeres
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de crescimento
Inovação
PME Pequenas e Médias Empresas
Inovação corporativa
Estratégias
Growth strategies
Innovation
SME
Corporative innovation
Strategy
topic Estratégia de crescimento
Inovação
PME Pequenas e Médias Empresas
Inovação corporativa
Estratégias
Growth strategies
Innovation
SME
Corporative innovation
Strategy
description Num mundo cada vez mais concorrencial e em constante evolução, as empresas precisam de apostar em novas estratégias de forma a aumentarem a sua performance económicofinanceira, bem como o seu próprio nível de competitividade. Atualmente, a União Europeia atravessa uma das maiores crises das últimas décadas, e Portugal é um dos países afetados onde a taxa de sobrevivência das empresas nacionais não é das mais favoráveis, no entanto, isto constitui uma grande oportunidade para as empresas se redefinirem. Sendo assim, as PME portuguesas devem apostar em novas estratégias de negócio, de forma a agarrarem novas oportunidades, permitindo assim crescerem e criarem condições de sustentabilidade a longo prazo. Como tal, a problemática deste Projeto centra-se em analisar uma possível implementação de uma estratégia de crescimento por parte de uma PME, que está estagnada e pretende atingir um crescimento sustentável. O mercado em que a empresa se insere é altamente competitivo, portanto o desafio passa por mudar o rumo da empresa que se encontra atualmente numa fase de maturidade, com uma taxa de crescimento muito reduzida, quase nula. A familiaridade e acesso/conhecimento da empresa, foram as principais razões que me levaram a escolhêla, com o intuito de no final ter um projeto viável, que poderá ser aplicado e ter implicações no mundo real.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T00:00:00Z
2019-11-20
2019-09
2021-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22433
TID:202457001
url http://hdl.handle.net/10071/22433
identifier_str_mv TID:202457001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134716306128896