Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8217
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_56f9d359698aa78c525c642d89b618c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividadesAvaliação em educaçãoProjectos educativosPlano de actividadesTrabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Num contexto em que é reconhecido às escolas o poder de definir as suas políticas, no âmbito dos seus projectos educativos, e de desenhar os planos operacionais para as concretizar, reconhece-se a importância que estes documentos estratégicos podem ter no desenvolvimento organizacional da Escola; contribuindo para o longo caminho que é a melhoria. Assim, durante esse percurso que procura a qualidade, devem emergir no interior da escola dinâmicas de avaliação interna. Para tal, desenvolveu-se, neste caso, uma investigação do tipo qualitativo, através da estratégia de investigação-acção, onde o projecto que se apresenta procura contribuir, em parte, para o desenvolvimento dessas dinâmicas num agrupamento. Centra-se no domínio do planeamento, como estratégia útil para o desenvolvimento organizacional das escolas; na sua avaliação e no papel que as lideranças podem ter. Mais especificamente, concentra-se no desenvolvimento de dispositivos de acompanhamento da execução dos documentos organizativos de um agrupamento, o projecto educativo e o plano anual de actividades. Entre os procedimentos implementados para a preparação e execução deste projecto destacam-se, nomeadamente, a elaboração do desenho de monitorização e dos documentos de avaliação, a maioria originais. Procura-se, ainda, estabelecer a utilidade deste projecto, como parte integrante de um processo de avaliação interna, necessário para a criação de hábitos de reflexão e como base de informação para a melhoria.Within a context in which schools own the power to define their own policies regarding their educational projects, and to design the operational planning in order to accomplish them, it’s acknowledged the value that these strategic documents can have in terms of the School’s organizational development; ensuing the long way of self-improvement. Therefore, during this quest for quality, internal evaluation dynamics should emerge from the school. In this case, it was developed a qualitative investigation, through an action-investigation strategy, in which the project presents itself, in part, to contribute to the development of those dynamics in a cluster. It is focused on the planning field, as a useful strategy for the school’s organizational development; on its own evaluation and the role that leaderships should have. More specifically, it is focused on the development of follow-up mechanisms on the implementation of organizational documents in a cluster, the educational project and the annual plan for school activities. Among the implemented courses of action for the preparation and execution of this project, the monitoring design’s production and the evaluation documents stand out, mostly originals. It is also essential to determine this project’s usefulness as a part of an internal evaluation process, which is necessary for the creation of thinking habits as well as an information basis for improvement.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-2013-04-09T14:32:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelhttp://hdl.handle.net/10451/8217TID:201221462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:49.697532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
title Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
spellingShingle Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
Avaliação em educação
Projectos educativos
Plano de actividades
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
title_short Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
title_full Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
title_fullStr Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
title_full_unstemmed Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
title_sort Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
author Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
author_facet Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Natércio, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em educação
Projectos educativos
Plano de actividades
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
topic Avaliação em educação
Projectos educativos
Plano de actividades
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-09T14:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8217
TID:201221462
url http://hdl.handle.net/10451/8217
identifier_str_mv TID:201221462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220794200064