A integração dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Luísa da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7669
Resumo: Atualmente, é notória a expansão da internet e das tecnologias digitais em geral. Estes avanços tecnológicos têm um grande impacto em múltiplos setores da sociedade, incluindo a Educação. Ora a integração efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Escola acarreta necessariamente alterações na forma como o Professor orienta os seus alunos, com impacto na seleção das estratégias e dos recursos a utilizar na aula com os seus alunos. Existem cada vez mais recursos digitais de aprendizagem disponíveis gratuitamente na internet para que professores/alunos os utilizem de forma personalizada nas suas aulas. Como tais recursos são muito atraentes aos jovens, que passam grande parte do seu tempo em frente a um computador, smartphone ou tablet ou outra qualquer tecnologia, cabe ao professor fazer uso dos mesmos para fins educacionais e aproveitá-los como uma oportunidade de propiciar aprendizagens significativas. Apesar da existência de várias iniciativas, diferentes medidas, de investigações e de relatórios que apontam para a necessidade da integração das TIC nas práticas escolares, ainda não se pode afirmar que esta integração seja efetiva na maioria das escolas portuguesas. Atualmente, nos jardins-de-infância e nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico já todas as crianças que os frequentam são nativas digitais, (termo criado por Prensky, e utilizado por diversos autores) pelo que vem tornar ainda mais “urgente” essa integração das TIC nas práticas educativas. Os recursos digitais permitem uma nova ligação dos professores e dos alunos com o saber, uma melhor relação entre estes intervenientes no processo educativo, facilitando a colaboração, a proximidade, a interação e a integração do professor na organização e comunidade escolares. As responsabilidades dos professores aumentam, uma vez que não podem continuar a ser meros transmissores de conhecimentos, têm, sim, de assumir o papel de co-aprendentes com os alunos (Ponte, 2000). Tendo por base o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada (unidades curriculares de Estágio I- Jardim de Infância de Arrabães com 23 crianças e Estágio II- Centro escolar da Araucária com 19 alunos), este Relatório Final de Estágio terá como tema central a Integração dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo principal é enfatizar o potencial pedagógico dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem, procurando destacar as aulas lecionadas onde a estratégia de integração dos recursos digitais foi privilegiada.
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Como tais recursos são muito atraentes aos jovens, que passam grande parte do seu tempo em frente a um computador, smartphone ou tablet ou outra qualquer tecnologia, cabe ao professor fazer uso dos mesmos para fins educacionais e aproveitá-los como uma oportunidade de propiciar aprendizagens significativas. Apesar da existência de várias iniciativas, diferentes medidas, de investigações e de relatórios que apontam para a necessidade da integração das TIC nas práticas escolares, ainda não se pode afirmar que esta integração seja efetiva na maioria das escolas portuguesas. Atualmente, nos jardins-de-infância e nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico já todas as crianças que os frequentam são nativas digitais, (termo criado por Prensky, e utilizado por diversos autores) pelo que vem tornar ainda mais “urgente” essa integração das TIC nas práticas educativas. Os recursos digitais permitem uma nova ligação dos professores e dos alunos com o saber, uma melhor relação entre estes intervenientes no processo educativo, facilitando a colaboração, a proximidade, a interação e a integração do professor na organização e comunidade escolares. As responsabilidades dos professores aumentam, uma vez que não podem continuar a ser meros transmissores de conhecimentos, têm, sim, de assumir o papel de co-aprendentes com os alunos (Ponte, 2000). Tendo por base o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada (unidades curriculares de Estágio I- Jardim de Infância de Arrabães com 23 crianças e Estágio II- Centro escolar da Araucária com 19 alunos), este Relatório Final de Estágio terá como tema central a Integração dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo principal é enfatizar o potencial pedagógico dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem, procurando destacar as aulas lecionadas onde a estratégia de integração dos recursos digitais foi privilegiada.It is notorious the expansion of the Internet and technologies in general. These technological advances have an impact on multiple sectors of society, including education. Now the effective integration of Information and Communication Technologies (ICT) in school entails changes in how the teacher guides his students, with impact on the selection of strategies and resources to use in class with their students. More and more digital learning resources freely available on the internet for teachers / students to use them in a personalized way in their classes. As these resources are very attractive to young people, who spend much of their time in front of a computer, smartphone or tablet or any other technology, the teacher make use of them for educational purposes and take advantage of them as an opportunity to provide learning significant. Different initiatives, different measures, investigations and concepts that aim at an approach to the integration of ICT for school choices, it can not yet be said that this is a reality in most Portuguese schools. Currently, our kindergartens and primary schools all children attending digital natives, (term created by Prensky, and used by various authors) Integration of ICT in educational practices. Digital features allow a new connection of teachers and students with knowledge, a better relationship between those involved in education, facilitating collaboration, proximity, interaction and integration of the teacher in the organization and school community. The responsibilities of teachers increase, since they can no longer be mere transmitters of knowledge, have, yes, assuming the role of co-learners with students (Ponte, 2000). Based on the work developed in supervised teaching practice (Curricular units of I-Kindergarten of Arrabães with 23 children and Stage II - Araucária school center with 19 students), this Final Stage Report will have as its central theme the Integration Of digital resources in the teaching and learning process. The main objective is to emphasize the educational potential of digital resources in the process of teaching and learning, seeking to highlight the lessons which taught the digital resources integration strategy was privileged.2017-05-24T11:44:25Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7669TID:202030776porLeite, Ana Luísa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.237420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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