O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marlene Lobo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7534
Resumo: Atualmente, as tecnologias são uma realidade comum na vida de todos os cidadãos, com impacto nos diferentes setores da sociedade. Na sociedade em que vivemos já não se imagina realizar algumas tarefas sem recorrer ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. O sistema educativo, como grande responsável do desenvolvimento social e profissional do homem, não pode alhear-se desta nova realidade. Para tal é fundamental que a Escola se adapte ao mundo de hoje e propicie à criança aprendizagens significativas através das potencialidades que as novas e várias tecnologias oferecem, pois estas já são habitualmente usadas pelos alunos fora deste contexto. Também os professores têm que estar dispostos e aptos para as manusear da melhor forma para um processo de ensino mais eficaz, dinâmico, motivador e diversificado. Neste sentido, este trabalho tem como grande objetivo perceber qual o contributo das tecnologias, particularmente as digitais ou os Recursos Educativos Digitais, como os referenciamos neste Relatório, para a educação, especificamente no seio de um modelo pedagógico, o Movimento da Escola Moderna. Este modelo tem como fundamentos, entre outros, a sua renovação através da autorregulação e autoformação, e o recorrente recurso às experiências e vivências dos alunos. Para tal, recorreu-se ao contexto onde decorreu a prática de ensino supervisionada, numa turma de 26 alunos do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar das Árvores, em Vila Real. O estudo centrou-se num período de tempo limitado, cerca de 3 meses, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante e as minhas responsabilizações, onde me foi possível utilizar e assistir ao uso de diversos recursos educativos digitais. Através da análise e reflexão dos resultados observados, verificamos que a professora que nos recebeu, sob influência do modelo pedagógico em questão, dá grande importância ao uso das tecnologias. Conclui-se que os Recursos Educativos Digitais têm vindo a assumir um grande destaque no processo de ensino e de aprendizagem, porém ainda são muitos os profissionais que persistem em páticas pedagógicas mais tradicionais, sem apoio ou recurso aos meios tecnológicos de que a escola já dispõe, quer por receio, quer por falta de formação e competências para a sua utilização. Porém, são várias as iniciativas e projetos que se têm vindo a desenvolver, tanto no âmbito do equipamento das escolas com meios tecnológicos, como a nível da formação docente, fomentando a aquisição e desenvolvimento de competências digitais. No contexto do Movimento da Escola Moderna são várias as oportunidades que surgem para a utilização destes recursos educativos como potencializadores de ensino e aprendizagem, como o uso do Blogue, do e-mail na componente da Correspondência, da Escola Virtual, do Quadro Interativo Multimédia e várias ferramentas que auxiliam a componente dos Percursos de Pesquisa. Constata-se não só o importante papel que as tecnologias têm no contexto de sala de aula, mas também a enorme relevância de um professor capacitado em TIC como facilitador de atividades adequadas, promotoras de aprendizagens significativas.
id RCAP_19f162dd6568d41fe2a4d9755e27d222
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das ÁrvoresRecursos educativos digitaisMovimento da Escola ModernaEnsino básico 1º cicloPrática de ensino supervisionadaAtualmente, as tecnologias são uma realidade comum na vida de todos os cidadãos, com impacto nos diferentes setores da sociedade. Na sociedade em que vivemos já não se imagina realizar algumas tarefas sem recorrer ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. O sistema educativo, como grande responsável do desenvolvimento social e profissional do homem, não pode alhear-se desta nova realidade. Para tal é fundamental que a Escola se adapte ao mundo de hoje e propicie à criança aprendizagens significativas através das potencialidades que as novas e várias tecnologias oferecem, pois estas já são habitualmente usadas pelos alunos fora deste contexto. Também os professores têm que estar dispostos e aptos para as manusear da melhor forma para um processo de ensino mais eficaz, dinâmico, motivador e diversificado. Neste sentido, este trabalho tem como grande objetivo perceber qual o contributo das tecnologias, particularmente as digitais ou os Recursos Educativos Digitais, como os referenciamos neste Relatório, para a educação, especificamente no seio de um modelo pedagógico, o Movimento da Escola Moderna. Este modelo tem como fundamentos, entre outros, a sua renovação através da autorregulação e autoformação, e o recorrente recurso às experiências e vivências dos alunos. Para tal, recorreu-se ao contexto onde decorreu a prática de ensino supervisionada, numa turma de 26 alunos do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar das Árvores, em Vila Real. O estudo centrou-se num período de tempo limitado, cerca de 3 meses, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante e as minhas responsabilizações, onde me foi possível utilizar e assistir ao uso de diversos recursos educativos digitais. Através da análise e reflexão dos resultados observados, verificamos que a professora que nos recebeu, sob influência do modelo pedagógico em questão, dá grande importância ao uso das tecnologias. Conclui-se que os Recursos Educativos Digitais têm vindo a assumir um grande destaque no processo de ensino e de aprendizagem, porém ainda são muitos os profissionais que persistem em páticas pedagógicas mais tradicionais, sem apoio ou recurso aos meios tecnológicos de que a escola já dispõe, quer por receio, quer por falta de formação e competências para a sua utilização. Porém, são várias as iniciativas e projetos que se têm vindo a desenvolver, tanto no âmbito do equipamento das escolas com meios tecnológicos, como a nível da formação docente, fomentando a aquisição e desenvolvimento de competências digitais. No contexto do Movimento da Escola Moderna são várias as oportunidades que surgem para a utilização destes recursos educativos como potencializadores de ensino e aprendizagem, como o uso do Blogue, do e-mail na componente da Correspondência, da Escola Virtual, do Quadro Interativo Multimédia e várias ferramentas que auxiliam a componente dos Percursos de Pesquisa. Constata-se não só o importante papel que as tecnologias têm no contexto de sala de aula, mas também a enorme relevância de um professor capacitado em TIC como facilitador de atividades adequadas, promotoras de aprendizagens significativas.Nowadays, it is possible to claim that tecnology is a part of everyone's life, being at work, at home, or even on the street. In today's society it is unimaginable to perform certain tasks without the use of the Information and Communication Technologies. The education system, taking a decisive part in men's social and professional development, could not put aside this new reality where children are born and raised in this new technical and computerized era. For such, it is essential that Education changes and adapts to this new world and provides the children with meaningful learning through the significant potential that these new and various technologies provide, as they are commonly used by students outisde of the school context. Also, the teachers have to be willing and able to correctly handle and use them in order to provide a more richer, dynamic and diverse teaching. Thus, this work has the ultimate goal to understand the contribution of these technologies used in education and entitled Digital Educational Resources, within a pedagogical model, the Modern School Movement, in which some of the goals are its renewal through self-regulation and self-training, and the applicant's appeal to the experiences of the students. To this end, it was used supervised teaching in a class of 26 students of the 3rd grade of the 1st cycle of basic education at Escola das Árvores in Vila Real. The study focused on a limited period of time, about three months, having observation and certain accountabilities as the main data collection tools, where I was able to watch and use several digital educational resources. Through the analysis and reflection of the observed results, we found that the teacher who welcomed us, under the influence of the pedagogical model in question, gives great importance about using technology. We concluded that the Digital Educational Resources have been gaining a great part in education, although there are still many professionals who hold to traditional teaching and do not embrace the technological advances, either by fear or lack of skills for their use. However, there have been many initiatives and projects regarding the technological environment, the acquisition of skills and training. In the Modern School Movement's context, there are many oportunities that arise regarding the use of these educational resources as teaching and learning improvers, such as the blog, the e-mail, the Virtual School, the Interactive Whiteboard and several tools that aid the Research component. It appears that not only technology has an impressive role regarding the classroom context, but also a teacher capable of utilizing these ICT performs an extremely important part in providing appropriate and relevant activities.2017-04-10T13:24:17Z2017-04-10T00:00:00Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7534TID:201979780porRamos, Marlene Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:03.073002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
title O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
spellingShingle O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
Ramos, Marlene Lobo
Recursos educativos digitais
Movimento da Escola Moderna
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
title_short O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
title_full O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
title_fullStr O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
title_full_unstemmed O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
title_sort O contributo dos recursos educativos digitais no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: o caso da turma de 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Árvores
author Ramos, Marlene Lobo
author_facet Ramos, Marlene Lobo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marlene Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educativos digitais
Movimento da Escola Moderna
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
topic Recursos educativos digitais
Movimento da Escola Moderna
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
description Atualmente, as tecnologias são uma realidade comum na vida de todos os cidadãos, com impacto nos diferentes setores da sociedade. Na sociedade em que vivemos já não se imagina realizar algumas tarefas sem recorrer ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. O sistema educativo, como grande responsável do desenvolvimento social e profissional do homem, não pode alhear-se desta nova realidade. Para tal é fundamental que a Escola se adapte ao mundo de hoje e propicie à criança aprendizagens significativas através das potencialidades que as novas e várias tecnologias oferecem, pois estas já são habitualmente usadas pelos alunos fora deste contexto. Também os professores têm que estar dispostos e aptos para as manusear da melhor forma para um processo de ensino mais eficaz, dinâmico, motivador e diversificado. Neste sentido, este trabalho tem como grande objetivo perceber qual o contributo das tecnologias, particularmente as digitais ou os Recursos Educativos Digitais, como os referenciamos neste Relatório, para a educação, especificamente no seio de um modelo pedagógico, o Movimento da Escola Moderna. Este modelo tem como fundamentos, entre outros, a sua renovação através da autorregulação e autoformação, e o recorrente recurso às experiências e vivências dos alunos. Para tal, recorreu-se ao contexto onde decorreu a prática de ensino supervisionada, numa turma de 26 alunos do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar das Árvores, em Vila Real. O estudo centrou-se num período de tempo limitado, cerca de 3 meses, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante e as minhas responsabilizações, onde me foi possível utilizar e assistir ao uso de diversos recursos educativos digitais. Através da análise e reflexão dos resultados observados, verificamos que a professora que nos recebeu, sob influência do modelo pedagógico em questão, dá grande importância ao uso das tecnologias. Conclui-se que os Recursos Educativos Digitais têm vindo a assumir um grande destaque no processo de ensino e de aprendizagem, porém ainda são muitos os profissionais que persistem em páticas pedagógicas mais tradicionais, sem apoio ou recurso aos meios tecnológicos de que a escola já dispõe, quer por receio, quer por falta de formação e competências para a sua utilização. Porém, são várias as iniciativas e projetos que se têm vindo a desenvolver, tanto no âmbito do equipamento das escolas com meios tecnológicos, como a nível da formação docente, fomentando a aquisição e desenvolvimento de competências digitais. No contexto do Movimento da Escola Moderna são várias as oportunidades que surgem para a utilização destes recursos educativos como potencializadores de ensino e aprendizagem, como o uso do Blogue, do e-mail na componente da Correspondência, da Escola Virtual, do Quadro Interativo Multimédia e várias ferramentas que auxiliam a componente dos Percursos de Pesquisa. Constata-se não só o importante papel que as tecnologias têm no contexto de sala de aula, mas também a enorme relevância de um professor capacitado em TIC como facilitador de atividades adequadas, promotoras de aprendizagens significativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10T13:24:17Z
2017-04-10T00:00:00Z
2017-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7534
TID:201979780
url http://hdl.handle.net/10348/7534
identifier_str_mv TID:201979780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105091231744