Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB

Bibliographic Details
Main Author: Damas, Maria Manuel
Publication Date: 2016
Other Authors: Cabrita, Isabel, Loureiro, Maria José
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/18628
Summary: Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática.
id RCAP_3ffc3301fc55ef7e2dfc805020a5d54d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEBmatemáticarecursos educativos digitais (RED)ensinoaprendizagem1.º Ciclo do Ensino BásicoOs recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2017-10-24T14:37:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18628por 978-989-8753-37-3Damas, Maria ManuelCabrita, IsabelLoureiro, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:58Zoai:ria.ua.pt:10773/18628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:09.074092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
title Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
spellingShingle Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
Damas, Maria Manuel
matemática
recursos educativos digitais (RED)
ensino
aprendizagem
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
title_full Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
title_fullStr Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
title_full_unstemmed Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
title_sort Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
author Damas, Maria Manuel
author_facet Damas, Maria Manuel
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas, Maria Manuel
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
recursos educativos digitais (RED)
ensino
aprendizagem
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic matemática
recursos educativos digitais (RED)
ensino
aprendizagem
1.º Ciclo do Ensino Básico
description Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-10-24T14:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18628
url http://hdl.handle.net/10773/18628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv  978-989-8753-37-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137582370521088