Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10773/18628 |
Summary: | Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática. |
id |
RCAP_3ffc3301fc55ef7e2dfc805020a5d54d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEBmatemáticarecursos educativos digitais (RED)ensinoaprendizagem1.º Ciclo do Ensino BásicoOs recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2017-10-24T14:37:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18628por 978-989-8753-37-3Damas, Maria ManuelCabrita, IsabelLoureiro, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:58Zoai:ria.ua.pt:10773/18628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:09.074092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
title |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
spellingShingle |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB Damas, Maria Manuel matemática recursos educativos digitais (RED) ensino aprendizagem 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
title_full |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
title_fullStr |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
title_sort |
Matemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
author |
Damas, Maria Manuel |
author_facet |
Damas, Maria Manuel Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damas, Maria Manuel Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática recursos educativos digitais (RED) ensino aprendizagem 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
matemática recursos educativos digitais (RED) ensino aprendizagem 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-10-24T14:37:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18628 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8753-37-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137582370521088 |