Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7335 |
Resumo: | A liderança tem um papel cada vez mais crucial na sociedade contemporânea e em particular devido à competitividade imposta pela globalização. Ao nível militar esta assume uma nova dimensão com a profissionalização e a entrada das mulheres nas Forças Armadas. O presente estudo, insere-se na problemática da liderança quanto ao género, tendo como objectivo principal caracterizar os comportamentos de liderança dos jovens oficiais, nomeadamente em áreas, que manifestamentese têm revelado diferenciadoras nos estudos efectuados pela comunidade cientifica. A investigação parte de um conjunto de variáveis que se apontam como potencialmente diferenciadores com o intuito de verificar diferenças e semelhanças, baseando-se para isso no cruzamento da informação percepcionada pelos formadores versus a observação percepcionada pelos seus formandos. A metodologia utilizada assentou num primeiro momento numa pesquisa bibliográfica, em publicações que abordam conceptualmente a problemática da liderança, num segundo momento numa pesquisa de campo de natureza quantitativa, com recurso à técnica do inquérito por questionário. Constatou-se com base nas respectivas teorias de suporte que existe uma diferença significativa entre as mulheres e os homens nas competências emocionais, em particular ao nível da autoconsciência, bem como, pelo emprego diferenciado de estilos, ao nível da gestão de conflitos, em particular na resolução de problemas. As principais conclusões do estudo apontam para a existência de determinadas capacidades mais desenvolvidas nas mulheres, e outras nos homens, contudo, na globalidade as acções de liderança, segundo as dimensões estudadas, são semelhantes quanto ao género. Estes resultados vem ressalvar a importância do modelo formativo de partida, exercido na aquisição das várias competências de comando e liderança na academia militar. Esta percepção não corrobora totalmente as diferenças mais expressivas relativamente ao género nos cenários empresariais actuais. |
id |
RCAP_57018990e415388ac4830f82c84142f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderançaLiderançaComportamentoSexoGéneroPercepçãoA liderança tem um papel cada vez mais crucial na sociedade contemporânea e em particular devido à competitividade imposta pela globalização. Ao nível militar esta assume uma nova dimensão com a profissionalização e a entrada das mulheres nas Forças Armadas. O presente estudo, insere-se na problemática da liderança quanto ao género, tendo como objectivo principal caracterizar os comportamentos de liderança dos jovens oficiais, nomeadamente em áreas, que manifestamentese têm revelado diferenciadoras nos estudos efectuados pela comunidade cientifica. A investigação parte de um conjunto de variáveis que se apontam como potencialmente diferenciadores com o intuito de verificar diferenças e semelhanças, baseando-se para isso no cruzamento da informação percepcionada pelos formadores versus a observação percepcionada pelos seus formandos. A metodologia utilizada assentou num primeiro momento numa pesquisa bibliográfica, em publicações que abordam conceptualmente a problemática da liderança, num segundo momento numa pesquisa de campo de natureza quantitativa, com recurso à técnica do inquérito por questionário. Constatou-se com base nas respectivas teorias de suporte que existe uma diferença significativa entre as mulheres e os homens nas competências emocionais, em particular ao nível da autoconsciência, bem como, pelo emprego diferenciado de estilos, ao nível da gestão de conflitos, em particular na resolução de problemas. As principais conclusões do estudo apontam para a existência de determinadas capacidades mais desenvolvidas nas mulheres, e outras nos homens, contudo, na globalidade as acções de liderança, segundo as dimensões estudadas, são semelhantes quanto ao género. Estes resultados vem ressalvar a importância do modelo formativo de partida, exercido na aquisição das várias competências de comando e liderança na academia militar. Esta percepção não corrobora totalmente as diferenças mais expressivas relativamente ao género nos cenários empresariais actuais.Abstract In our contemporary society, leadership plays a crucial role due to the competitiveness imposed by globalization. At the military level, leadership assumes a new dimension with the professionalization and the entry of women in the Army. This present study focuses on the different types of leadership with the main objective to characterize the leadership behavior of young officers, namely in areas which obviously have been revealed different in studies made by the scientific community. The investigation starts with a set of variables that are potentially opposite of each other, with the objective of checking differences and similarities, based on the intersection of the information as perceived by the instructor versus the perception of the student. The used methodology suited at the beginning, a bibliographical inquiry in publications that approach the problematic of leadership conceptually. Next, it was use in a fieldwork of quantitative nature, resourcing to the inquiry technique by questionnaire. It notice based on respective theories of support that there are a significant difference between the women and the men in the emotional competences, specifically at the level of the auto conscience as well as, by the use of different styles, at the level of conflict management, particularly in problem solving. The main conclusion of the study points to the existence of certain capabilities better developed in women and others developed in men, never the less globally the leadership actions, according to the studied dimensions, are similar as for the type of leadership. These results confirm the importance of the instruction model used at the starting point in the acquisition of competencies of command and leadership in the military academy. This study does not corroborate totally the most expressive differences to the type of leadership used in the modern business model.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumFerreira, Tânia2014-12-18T12:12:53Z2008-07-01T00:00:00Z2008-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:44.753508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
title |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
spellingShingle |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança Ferreira, Tânia Liderança Comportamento Sexo Género Percepção |
title_short |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
title_full |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
title_fullStr |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
title_full_unstemmed |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
title_sort |
Mulher Oficial no Exército. Uma perspectiva na área da liderança |
author |
Ferreira, Tânia |
author_facet |
Ferreira, Tânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Comportamento Sexo Género Percepção |
topic |
Liderança Comportamento Sexo Género Percepção |
description |
A liderança tem um papel cada vez mais crucial na sociedade contemporânea e em particular devido à competitividade imposta pela globalização. Ao nível militar esta assume uma nova dimensão com a profissionalização e a entrada das mulheres nas Forças Armadas. O presente estudo, insere-se na problemática da liderança quanto ao género, tendo como objectivo principal caracterizar os comportamentos de liderança dos jovens oficiais, nomeadamente em áreas, que manifestamentese têm revelado diferenciadoras nos estudos efectuados pela comunidade cientifica. A investigação parte de um conjunto de variáveis que se apontam como potencialmente diferenciadores com o intuito de verificar diferenças e semelhanças, baseando-se para isso no cruzamento da informação percepcionada pelos formadores versus a observação percepcionada pelos seus formandos. A metodologia utilizada assentou num primeiro momento numa pesquisa bibliográfica, em publicações que abordam conceptualmente a problemática da liderança, num segundo momento numa pesquisa de campo de natureza quantitativa, com recurso à técnica do inquérito por questionário. Constatou-se com base nas respectivas teorias de suporte que existe uma diferença significativa entre as mulheres e os homens nas competências emocionais, em particular ao nível da autoconsciência, bem como, pelo emprego diferenciado de estilos, ao nível da gestão de conflitos, em particular na resolução de problemas. As principais conclusões do estudo apontam para a existência de determinadas capacidades mais desenvolvidas nas mulheres, e outras nos homens, contudo, na globalidade as acções de liderança, segundo as dimensões estudadas, são semelhantes quanto ao género. Estes resultados vem ressalvar a importância do modelo formativo de partida, exercido na aquisição das várias competências de comando e liderança na academia militar. Esta percepção não corrobora totalmente as diferenças mais expressivas relativamente ao género nos cenários empresariais actuais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01T00:00:00Z 2008-07-01T00:00:00Z 2014-12-18T12:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7335 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130404077174784 |