Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inês Filipa Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20953
Resumo: A sustentabilidade (ambiental, social ou económica) tornou-se uma temática, cada vez mais, presente no nosso quotidiano. Esta problemática tem vindo a mobilizar a sociedade e as organizações a optarem por comportamentos mais sustentáveis, ecológicos, justos e transparentes. O comércio eletrónico (CE) vivenciou, no último ano, um crescimento exponencial e tornou-se numa atividade que impacta a sustentabilidade ambiental, económica e social. Na presente dissertação com recurso a uma abordagem metodológica de estudo de caso pretendeu-se identificar e compreender os possíveis impactos do CE para a sustentabilidade. Por este motivo, foi crucial compreender os fundamentos teóricos da sustentabilidade, assim como, a sua relação com o comércio eletrónico. A presente dissertação através de uma abordagem metodológica de estudo de caso analisou os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade social, económica e ambiental, tendo em conta, a realidade da empresa multinacional em estudo. Conclui-se que os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade podem ser positivos, mas também negativos tanto para o ambiente, como para a sociedade e para a economia e que os mesmos estão relacionados com várias dimensões que são interdependentes. As empresas têm um interesse próprio em alcançar o desenvolvimento sustentável, como é confirmado pela empresa estudo, pois podem moldar, orientar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades capitalizando em vários benefícios. Por outro lado, os e-shoppers estão mais conscientes para a sustentabilidade demonstrando ser exigentes em questões como os transportes (oferta de opções de entrega mais amigas do ambiente) e embalagem (soluções de packaging sustentável). Os impactos do comércio eletrónico para a sustentabilidade serão mais positivos quanto mais empenhadas as empresas estiverem, com planos, objetivos e métricas definidas.
id RCAP_57100dd7f9149868e37c19d2e4930c6a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de casoSustentabilidadeComércio eletrónicoPackagingRetalhoEstudo de casoLogísticaTransportesInventáriosResponsabilidade socialSustainabilitye-commercepackagingretailcase studyGestãoA sustentabilidade (ambiental, social ou económica) tornou-se uma temática, cada vez mais, presente no nosso quotidiano. Esta problemática tem vindo a mobilizar a sociedade e as organizações a optarem por comportamentos mais sustentáveis, ecológicos, justos e transparentes. O comércio eletrónico (CE) vivenciou, no último ano, um crescimento exponencial e tornou-se numa atividade que impacta a sustentabilidade ambiental, económica e social. Na presente dissertação com recurso a uma abordagem metodológica de estudo de caso pretendeu-se identificar e compreender os possíveis impactos do CE para a sustentabilidade. Por este motivo, foi crucial compreender os fundamentos teóricos da sustentabilidade, assim como, a sua relação com o comércio eletrónico. A presente dissertação através de uma abordagem metodológica de estudo de caso analisou os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade social, económica e ambiental, tendo em conta, a realidade da empresa multinacional em estudo. Conclui-se que os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade podem ser positivos, mas também negativos tanto para o ambiente, como para a sociedade e para a economia e que os mesmos estão relacionados com várias dimensões que são interdependentes. As empresas têm um interesse próprio em alcançar o desenvolvimento sustentável, como é confirmado pela empresa estudo, pois podem moldar, orientar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades capitalizando em vários benefícios. Por outro lado, os e-shoppers estão mais conscientes para a sustentabilidade demonstrando ser exigentes em questões como os transportes (oferta de opções de entrega mais amigas do ambiente) e embalagem (soluções de packaging sustentável). Os impactos do comércio eletrónico para a sustentabilidade serão mais positivos quanto mais empenhadas as empresas estiverem, com planos, objetivos e métricas definidas.Sustainability (environmental, social or economic) has become an increasingly present theme in our daily lives. This issue has been mobilising society and organisations to opt for more sustainable, ecological, fair and transparent behaviours. E-commerce (EC) has experienced an exponential growth in the last year and has become an activity that impacts environmental, economic and social sustainability. In this dissertation, using a case study methodological approach, the aim was to identify and understand the possible impacts of EC on sustainability. For this reason, it was crucial to understand the theoretical foundations of sustainability, as well as, its relationship with e-commerce. This dissertation, through a case study methodological approach, analysed the impacts of e-commerce on social, economic and environmental sustainability, taking into account the reality of the multinational company under study. It is concluded that the impacts of e-commerce on sustainability can be positive, but also negative both for the environment, society and the economy and that they are related to several dimensions that are interdependent. Companies have a self-interest in achieving sustainable development, as confirmed by the company study, as they can shape, guide and report on their strategies, goals and activities capitalising on various benefits. On the other hand, e-shoppers are more sustainability-conscious and demanding on issues such as transport (offering more environmentally-friendly delivery options) and packaging (sustainable packaging solutions). The impacts of e-commerce on sustainability will be more positive the more committed companies are, with defined plans, goals and metrics.Pinto, José Agostinho de SousaMota, Marta Maria Fontes Guerra daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Inês Filipa Almeida2022-10-24T08:37:09Z2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20953TID:203082079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:02.597252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
title Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
spellingShingle Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
Dias, Inês Filipa Almeida
Sustentabilidade
Comércio eletrónico
Packaging
Retalho
Estudo de caso
Logística
Transportes
Inventários
Responsabilidade social
Sustainability
e-commerce
packaging
retail
case study
Gestão
title_short Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
title_full Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
title_fullStr Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
title_full_unstemmed Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
title_sort Impacto do Comércio eletrónico na sustentabilidade das empresas - estudo de caso
author Dias, Inês Filipa Almeida
author_facet Dias, Inês Filipa Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Agostinho de Sousa
Mota, Marta Maria Fontes Guerra da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Inês Filipa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Comércio eletrónico
Packaging
Retalho
Estudo de caso
Logística
Transportes
Inventários
Responsabilidade social
Sustainability
e-commerce
packaging
retail
case study
Gestão
topic Sustentabilidade
Comércio eletrónico
Packaging
Retalho
Estudo de caso
Logística
Transportes
Inventários
Responsabilidade social
Sustainability
e-commerce
packaging
retail
case study
Gestão
description A sustentabilidade (ambiental, social ou económica) tornou-se uma temática, cada vez mais, presente no nosso quotidiano. Esta problemática tem vindo a mobilizar a sociedade e as organizações a optarem por comportamentos mais sustentáveis, ecológicos, justos e transparentes. O comércio eletrónico (CE) vivenciou, no último ano, um crescimento exponencial e tornou-se numa atividade que impacta a sustentabilidade ambiental, económica e social. Na presente dissertação com recurso a uma abordagem metodológica de estudo de caso pretendeu-se identificar e compreender os possíveis impactos do CE para a sustentabilidade. Por este motivo, foi crucial compreender os fundamentos teóricos da sustentabilidade, assim como, a sua relação com o comércio eletrónico. A presente dissertação através de uma abordagem metodológica de estudo de caso analisou os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade social, económica e ambiental, tendo em conta, a realidade da empresa multinacional em estudo. Conclui-se que os impactos do comércio eletrónico na sustentabilidade podem ser positivos, mas também negativos tanto para o ambiente, como para a sociedade e para a economia e que os mesmos estão relacionados com várias dimensões que são interdependentes. As empresas têm um interesse próprio em alcançar o desenvolvimento sustentável, como é confirmado pela empresa estudo, pois podem moldar, orientar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades capitalizando em vários benefícios. Por outro lado, os e-shoppers estão mais conscientes para a sustentabilidade demonstrando ser exigentes em questões como os transportes (oferta de opções de entrega mais amigas do ambiente) e embalagem (soluções de packaging sustentável). Os impactos do comércio eletrónico para a sustentabilidade serão mais positivos quanto mais empenhadas as empresas estiverem, com planos, objetivos e métricas definidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T08:37:09Z
2022-07-22
2022-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20953
TID:203082079
url http://hdl.handle.net/10400.22/20953
identifier_str_mv TID:203082079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131498365845504