A utilização de materiais manipuláveis e tecnologia no ensino e aprendizagem da fatorização de polinómios e resolução de equações do 2º grau no 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marta da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24161
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling A utilização de materiais manipuláveis e tecnologia no ensino e aprendizagem da fatorização de polinómios e resolução de equações do 2º grau no 8º ano51:372.851372.851:51Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório teve como principal propósito o estudo da utilização de materiais manipuláveis e da tecnologia no ensino e aprendizagem da fatorização de polinómios e resolução de equações do 2º grau. Para tal, este estudo desenvolveu-se em torno de três objetivos: 1) Descrever a forma como foram usados os materiais manipuláveis e a tecnologia na realização das tarefas propostas; 2) Reconhecer vantagens e desvantagens do uso de materiais manipuláveis e tecnologia na factorização de polinómios e resolução de equações do 2º grau; 3) Avaliar as perceções dos alunos sobre o uso de materiais manipuláveis e tecnologia na factorização de polinómios e resolução de equações do 2º grau. A intervenção de ensino realizou-se numa turma do 8º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, pertencente a uma escola do concelho de Barcelos. Com o objetivo de motivar os alunos na aprendizagem e tornar essa aprendizagem mais significativa nos tópicos abordados, foram adotadas várias metodologias de ensino e aprendizagem. Essas metodologias centraram-se na realização de tarefas significativas para os alunos, na aplicação de recursos didáticos, especificamente o material manipulável Algebra Tiles e o software GeoGebra, e na valorização do trabalho de grupo e das discussões no grupo-turma. Além disso, como estratégias de investigação e avaliação da ação foram utilizadas as tarefas realizadas pelos alunos, as gravações das aulas da intervenção de ensino, uma ficha de avaliação por partes e uma entrevista. Em termos de resultados, verificou-se que a forma como o Algebra Tiles e o GeoGebra foram utilizados facilitou aos alunos a aprendizagem da resolução de equações do 2º grau. Constatou-se, também, um maior número de vantagens do uso destes recursos didáticos do que de desvantagens. Relativamente às perceções dos alunos, verificou-se que a utilização do Algebra Tiles e do GeoGebra motivou a aprendizagem dos alunos e o empenho na realização das tarefas propostas. Além disso, o trabalho de grupo e as discussões no grupo-turma revelaram-se aspetos importantes para a aprendizagem dos alunos e verificou-se, também, que dos recursos didáticos utlizados o Algebra Tiles foi o preferido pelos alunos.The main purpose of the following report was the study of the utilization of manipulative materials and technology in the teaching and learning of polynomial factorization and resolution of second degree equations. In order to achieve this purpose, this study was developed around three objectives: 1) Describe the way how manipulative materials and technology were utilized in the resolution of proposed tasks; 2) Recognize advantages and disadvantages of the use of manipulative materials and technology in polynomial factorization and resolution of second degree equations; 3) Evaluate students’ perceptions about the use of manipulative materials and technology in polynomial factorization and resolution of second degree equations. The teaching intervention took place in an eighth grade class, which consisted of 20 students and pertained to a school belonging to the County of Barcelos. With the purpose of motivating the students into learning and rendering the learning experience more significant in the addressed topics, various teaching and learning methodologies were adopted. These methodologies focus on the realization of significant tasks for the students, on the application of didactic resources, more specifically the manipulative material known as Algebra Tiles and GeoGebra software, and on the valorization of group work and group-class discussions. Moreover, tasks performed by the students, the recorded class teaching intervention, a test by parts and an interview were utilized as investigational strategies and action evaluation. In regards to results, it was verified that the way Algebra Tiles and GeoGebra were used facilitated the learning of resolution of second degree equations. Also, a larger number of advantages than disadvantages were found regarding the utilization of these didactic resources. Relatively to the students’ perceptions, it was found that the use of Algebra Tiles and GeoGebra motivated the students’ ability to learn and effort in performing the proposed tasks. Moreover, the group work and group-class discussions revealed themselves as important aspects for student learning and, of the didactic resources used, Algebra Tiles was the preferred between the students.Fernandes, José AntónioUniversidade do MinhoTeixeira, Marta da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:15.159488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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