A disciplina de Educação Física nas últimas décadas. Uma visão de professores com mais de 30 anos de serviço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3130 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi esclarecer a importância e a atualidade da disciplina de Educação Física (EF) bem como caracterizar a sua evolução no Ensino Básico e Secundário ao longo das últimas três décadas. O nosso campo de estudo foi composto por 10 docentes de EF, sendo 6 do género masculino e 4 do feminino. A idade dos nossos entrevistados variou entre os 52 e 58 anos e o tempo de serviço entre os 31 e os 40. Todos os nossos entrevistados estão no ativo e lecionam a disciplina de EF no Ensino Básico e ou Secundário, em escolas públicas do concelho de Viseu. Nesta investigação foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento de dados. Os resultados deste estudo qualitativo evidenciaram que na generalidade das opiniões dos entrevistados, há três décadas os alunos davam maior importância à disciplina de EF do que no presente. Ao contrário, os pais ou encarregados de educação davam então pouca importância a esta disciplina, preocupando-se no entanto agora, com o aproveitamento que os seus filhos possam obter. Relativamente aos professores de outras matérias, nas últimas três décadas estes olhavam para a EF como uma disciplina menor, diferentemente da maior valorização que hoje lhe dão. Por fim, quanto aos órgãos de gestão das escolas, nas últimas três décadas foram gradualmente reconhecendo uma maior importância desta disciplina. Ao longo desses anos, verificou-se um aumento da carga horária da disciplina de EF sem que no entanto, não houvesse melhorias significativas nem nos programas nem nos conteúdos, encontram-se ainda desadequados atualmente aos interesses dos alunos. A formação inicial dos docentes de EF ao longo das últimas três décadas foi muito discrepante e a formação contínua foi para muitos professores uma corrida aos créditos. No presente, tanto a formação inicial, como a contínua, ainda não são adequadas. Os maiores constrangimentos da disciplina de EF foram os espaços e materiais, a sua desvalorização e a formação de horários. Os maiores progressos a valorização e o aumento das qualificações de muitos docentes. De acordo com as sugestões colhidas, é premente introduzir na disciplina de EF novas modalidades, aumentar a sua carga horária e tornar o Desporto Escolar obrigatório após inscrição facultativa. |
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A disciplina de Educação Física nas últimas décadas. Uma visão de professores com mais de 30 anos de serviçoEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioO objetivo do presente estudo foi esclarecer a importância e a atualidade da disciplina de Educação Física (EF) bem como caracterizar a sua evolução no Ensino Básico e Secundário ao longo das últimas três décadas. O nosso campo de estudo foi composto por 10 docentes de EF, sendo 6 do género masculino e 4 do feminino. A idade dos nossos entrevistados variou entre os 52 e 58 anos e o tempo de serviço entre os 31 e os 40. Todos os nossos entrevistados estão no ativo e lecionam a disciplina de EF no Ensino Básico e ou Secundário, em escolas públicas do concelho de Viseu. Nesta investigação foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento de dados. Os resultados deste estudo qualitativo evidenciaram que na generalidade das opiniões dos entrevistados, há três décadas os alunos davam maior importância à disciplina de EF do que no presente. Ao contrário, os pais ou encarregados de educação davam então pouca importância a esta disciplina, preocupando-se no entanto agora, com o aproveitamento que os seus filhos possam obter. Relativamente aos professores de outras matérias, nas últimas três décadas estes olhavam para a EF como uma disciplina menor, diferentemente da maior valorização que hoje lhe dão. Por fim, quanto aos órgãos de gestão das escolas, nas últimas três décadas foram gradualmente reconhecendo uma maior importância desta disciplina. Ao longo desses anos, verificou-se um aumento da carga horária da disciplina de EF sem que no entanto, não houvesse melhorias significativas nem nos programas nem nos conteúdos, encontram-se ainda desadequados atualmente aos interesses dos alunos. A formação inicial dos docentes de EF ao longo das últimas três décadas foi muito discrepante e a formação contínua foi para muitos professores uma corrida aos créditos. No presente, tanto a formação inicial, como a contínua, ainda não são adequadas. Os maiores constrangimentos da disciplina de EF foram os espaços e materiais, a sua desvalorização e a formação de horários. Os maiores progressos a valorização e o aumento das qualificações de muitos docentes. De acordo com as sugestões colhidas, é premente introduzir na disciplina de EF novas modalidades, aumentar a sua carga horária e tornar o Desporto Escolar obrigatório após inscrição facultativa.The aim of this study was to clarify the importance and relevance of Physical Education (PE) subject as well to characterize its evolution in primary and secondary school over the past three decades. Our study field was composed by 10 PE teachers, 6 males and 4 females. The age of our interviewees varies between 52 and 58 years and their service time between 31 and 40. All the interviewees are working and teaching PE in Basic and Secondary public schools in Viseu council. In this investigation it were made some semi-structured interviews. The technique used for the data treatment was the analysis of the content. The results of this qualitative study showed that according to the opinions of the interviewees, three decades ago students gave more importance to PE subject than nowadays. Instead, parents or tutors gave then little importance to this subject, worrying however, currently, with the score that their children can get. For teachers of other subjects, in the last three decades they looked to PE subject as a minor one, unlike the overvaluation that is given today. Finally, in the past three decades the management boards of schools have gradually recognized greater importance of this subject. Throughout those years, there was an increase in workload of PE subject, however there weren’t any significant improvements in the programs or in the content, they are still inadequate to students best interests. The initial formation of PE teachers over the last three decades was very discrepant and continuous formation has been a race to the credits for many teachers. At present, both the initial formation, such as continuous, aren’t yet suitable. The biggest constraints of PE subject were the spaces and materials, its devaluation and the organization of timetables. The greatest progresses were the appreciation and qualifications raise of many teachers. According to the suggestions collected is imperious to introduce new modalities in PE subject, increase its workload and make School Sport required after optional enrollment.2014-05-15T12:19:06Z2014-05-15T00:00:00Z2014-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3130porSilva, Carla Sofia Branco dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:10.712380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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