Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16983 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_5712691f44966be8cefe409369d213ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptionsvalor de luxodimensões de valor de luxocriação de valorluxury valueluxury value dimensionsvalue creationMestrado em MarketingO mercado de luxo tem crescido extraordinariamente ao longo dos últimos anos, juntamente com o mercado de vestuário de luxo feminino. Este estudo investiga as motivações das consumidoras Portuguesas no que diz respeito ao processo de aquisição de marcas de vestuário de luxo, no âmbito de um modelo multidimensional do valor do luxo. Presente estudo investiga as dimensões do valor de luxo que incluiem fatores de ordem individual/pessoal, social e funcional, que abrangem múltiplos determinantes como os valores do qualidade, singularidade, prestígio nas redes sociais, materialismo, hedonismo, identidade própria e utilidade. Para a análise destas dimensões foi assegurada uma recolha e tratamento de dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados com base em dois métodos: entrevista e grupo focal. Os resultados do estudo indicam que os valores de utilidade, materialismo e hedonismo (com respeito ao prazer auto-direcionado), assim como o valor hedonista em relação ao enriquecimento da qualidade de vida, foram aqueles que tiveram maior impacto e peso no processo de decisão das consumidoras Portuguesas.Luxury market, has been growing tremendously over the years, along with the female luxury clothing market. This study, investigates the effects and motives of female Portuguese consumers in regard to the pre- and post- purchase process of the luxury clothing through the multidimensional framework of luxury value. This study, investigates the luxury value whichembodies: individual, social and functional aspects that encompasses multiple determinants such as; quality value, uniqueness value, prestige value in social networks, materialistic value, hedonic value, self-identity value, and usability value. To analyze those luxury value dimensions, primary data and secondary data were collected. The primary data was gathered based on two methods: interview and focus group. Findings indicate that the usability value, materialistic value and hedonic value have been the main dimensions that,have impact and effects the decision-making process of female Portuguese luxury fashion consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaTezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota2019-07-22T00:30:19Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16983engTezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota (2018). "Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:17.929528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
title |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
spellingShingle |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota valor de luxo dimensões de valor de luxo criação de valor luxury value luxury value dimensions value creation |
title_short |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
title_full |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
title_fullStr |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
title_full_unstemmed |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
title_sort |
Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions |
author |
Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota |
author_facet |
Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valor de luxo dimensões de valor de luxo criação de valor luxury value luxury value dimensions value creation |
topic |
valor de luxo dimensões de valor de luxo criação de valor luxury value luxury value dimensions value creation |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-22T00:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16983 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota (2018). "Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131112245559296 |