Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16983
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_5712691f44966be8cefe409369d213ba
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptionsvalor de luxodimensões de valor de luxocriação de valorluxury valueluxury value dimensionsvalue creationMestrado em MarketingO mercado de luxo tem crescido extraordinariamente ao longo dos últimos anos, juntamente com o mercado de vestuário de luxo feminino. Este estudo investiga as motivações das consumidoras Portuguesas no que diz respeito ao processo de aquisição de marcas de vestuário de luxo, no âmbito de um modelo multidimensional do valor do luxo. Presente estudo investiga as dimensões do valor de luxo que incluiem fatores de ordem individual/pessoal, social e funcional, que abrangem múltiplos determinantes como os valores do qualidade, singularidade, prestígio nas redes sociais, materialismo, hedonismo, identidade própria e utilidade. Para a análise destas dimensões foi assegurada uma recolha e tratamento de dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados com base em dois métodos: entrevista e grupo focal. Os resultados do estudo indicam que os valores de utilidade, materialismo e hedonismo (com respeito ao prazer auto-direcionado), assim como o valor hedonista em relação ao enriquecimento da qualidade de vida, foram aqueles que tiveram maior impacto e peso no processo de decisão das consumidoras Portuguesas.Luxury market, has been growing tremendously over the years, along with the female luxury clothing market. This study, investigates the effects and motives of female Portuguese consumers in regard to the pre- and post- purchase process of the luxury clothing through the multidimensional framework of luxury value. This study, investigates the luxury value whichembodies: individual, social and functional aspects that encompasses multiple determinants such as; quality value, uniqueness value, prestige value in social networks, materialistic value, hedonic value, self-identity value, and usability value. To analyze those luxury value dimensions, primary data and secondary data were collected. The primary data was gathered based on two methods: interview and focus group. Findings indicate that the usability value, materialistic value and hedonic value have been the main dimensions that,have impact and effects the decision-making process of female Portuguese luxury fashion consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaTezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota2019-07-22T00:30:19Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16983engTezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota (2018). "Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:17.929528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
title Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
spellingShingle Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota
valor de luxo
dimensões de valor de luxo
criação de valor
luxury value
luxury value dimensions
value creation
title_short Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
title_full Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
title_fullStr Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
title_full_unstemmed Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
title_sort Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions
author Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota
author_facet Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv valor de luxo
dimensões de valor de luxo
criação de valor
luxury value
luxury value dimensions
value creation
topic valor de luxo
dimensões de valor de luxo
criação de valor
luxury value
luxury value dimensions
value creation
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-22T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16983
url http://hdl.handle.net/10400.5/16983
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Tezsezen, Canan Yasemin Cardoso Taveira da Mota (2018). "Determinants of portuguese female consumers luxury value perceptions". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131112245559296