O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15786 |
Resumo: | Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_5720bf8b2b545db59cea8e0b4a958ff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livrosEducação de infânciaContexto familiarContexto escolarLivroLeituraChildhood educationFamily contextSchool contextBook readingInfluenceRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório intitulado, O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros, tem como objetivo analisar, avaliar e fundamentar de forma reflexiva toda a minha prática, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) em contexto de Jardim de Infância. As ações pedagógicas tomadas ao longo da prática, encontram-se aqui descritas e fundamentadas através de notas de campo que resultaram da minha observação direta, bem como da literatura específica. A PPS II decorreu entre 28 de fevereiro de 2022 a 28 de maior de 2022, num colégio privado, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Neste período e, em conjunto com as suas famílias e equipa educativa, propus-me a desenvolver uma investigação que dá o nome a este trabalho. No relatório, encontra-se ainda a investigação de uma problemática surgida a partir do contexto onde estive inserida. Surgiu assim o seguinte tema de investigação: Qual a influencia do contexto escolar e familiar na relação que as crianças têm com os livros e com a leitura de histórias? A partir deste tema, desenvolvi um estudo de caso com base em observação, em questionários realizadas aos pais, à educadora e a uma entrevista realizada às crianças. Após a análise dos resultados foi-me possível perceber que as crianças que recebiam mais inputs relativos aos livros e à leitura, são as que mais interesse demonstram nesta área. Relativamente à profissionalidade docente, como educadora de infância em contexto, torna-se vital a criação de relações, visto que o educador só consegue conhecer cada criança na sua individualidade através das interações que com elas vai tendo, no decorrer dos seus dias e, principalmente, nas suas brincadeiras quando convidado a participar.ABSTRACT This report, entitled, The school and family context and its influence on the relationship that children have with books, aims to analyse, evaluate and reflectively reflect, all my practice, carried out in Supervises Professional Practice (PPS II) in the context of kindergarten. the pedagogical actions taken throughout the practice are described here through field notes that resulted from my direct observation, as well as the specific literature. PPS II took place between February 28, 2022, and May 28, 2022, in a private school, with a group of 25 children, aged 3 to 6 years old. During this time, and together with their families and the educational team, I set out to develop an investigation that gives the name to this work. This report also includes an investigation of a problem that arose from the context in which I was inserted. Thus, the following research theme emerged: What is the influence of school and family context on the relationship that children have with books and with the reading of stories? Based on this theme, I developed a case study based on observation, on questionnaires carried out to the parents, to the educator and to an interview carried out with the children. After analysing the results, it was possible for me to realize that the children who received more inputs related to book and reading, are the ones that show the most interest in this area. Regarding teaching professionalism, as a kindergarten teacher in context, it is vital to create relationships, since the educator can only get to know each child in their individuality through the interactions that they have with them, during their days and, mainly in their games when invited to participate.Lino, DaliloRCIPLVieira, Madalena Comenda Miguens2023-03-10T11:03:31Z2022-07-202022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15786TID:203195175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.968043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
title |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
spellingShingle |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros Vieira, Madalena Comenda Miguens Educação de infância Contexto familiar Contexto escolar Livro Leitura Childhood education Family context School context Book reading Influence |
title_short |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
title_full |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
title_fullStr |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
title_full_unstemmed |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
title_sort |
O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros |
author |
Vieira, Madalena Comenda Miguens |
author_facet |
Vieira, Madalena Comenda Miguens |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalilo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Madalena Comenda Miguens |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Contexto familiar Contexto escolar Livro Leitura Childhood education Family context School context Book reading Influence |
topic |
Educação de infância Contexto familiar Contexto escolar Livro Leitura Childhood education Family context School context Book reading Influence |
description |
Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20 2022-07-20T00:00:00Z 2023-03-10T11:03:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15786 TID:203195175 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15786 |
identifier_str_mv |
TID:203195175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506743304192 |