O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Madalena Comenda Miguens
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15786
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_5720bf8b2b545db59cea8e0b4a958ff6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livrosEducação de infânciaContexto familiarContexto escolarLivroLeituraChildhood educationFamily contextSchool contextBook readingInfluenceRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório intitulado, O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros, tem como objetivo analisar, avaliar e fundamentar de forma reflexiva toda a minha prática, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) em contexto de Jardim de Infância. As ações pedagógicas tomadas ao longo da prática, encontram-se aqui descritas e fundamentadas através de notas de campo que resultaram da minha observação direta, bem como da literatura específica. A PPS II decorreu entre 28 de fevereiro de 2022 a 28 de maior de 2022, num colégio privado, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Neste período e, em conjunto com as suas famílias e equipa educativa, propus-me a desenvolver uma investigação que dá o nome a este trabalho. No relatório, encontra-se ainda a investigação de uma problemática surgida a partir do contexto onde estive inserida. Surgiu assim o seguinte tema de investigação: Qual a influencia do contexto escolar e familiar na relação que as crianças têm com os livros e com a leitura de histórias? A partir deste tema, desenvolvi um estudo de caso com base em observação, em questionários realizadas aos pais, à educadora e a uma entrevista realizada às crianças. Após a análise dos resultados foi-me possível perceber que as crianças que recebiam mais inputs relativos aos livros e à leitura, são as que mais interesse demonstram nesta área. Relativamente à profissionalidade docente, como educadora de infância em contexto, torna-se vital a criação de relações, visto que o educador só consegue conhecer cada criança na sua individualidade através das interações que com elas vai tendo, no decorrer dos seus dias e, principalmente, nas suas brincadeiras quando convidado a participar.ABSTRACT This report, entitled, The school and family context and its influence on the relationship that children have with books, aims to analyse, evaluate and reflectively reflect, all my practice, carried out in Supervises Professional Practice (PPS II) in the context of kindergarten. the pedagogical actions taken throughout the practice are described here through field notes that resulted from my direct observation, as well as the specific literature. PPS II took place between February 28, 2022, and May 28, 2022, in a private school, with a group of 25 children, aged 3 to 6 years old. During this time, and together with their families and the educational team, I set out to develop an investigation that gives the name to this work. This report also includes an investigation of a problem that arose from the context in which I was inserted. Thus, the following research theme emerged: What is the influence of school and family context on the relationship that children have with books and with the reading of stories? Based on this theme, I developed a case study based on observation, on questionnaires carried out to the parents, to the educator and to an interview carried out with the children. After analysing the results, it was possible for me to realize that the children who received more inputs related to book and reading, are the ones that show the most interest in this area. Regarding teaching professionalism, as a kindergarten teacher in context, it is vital to create relationships, since the educator can only get to know each child in their individuality through the interactions that they have with them, during their days and, mainly in their games when invited to participate.Lino, DaliloRCIPLVieira, Madalena Comenda Miguens2023-03-10T11:03:31Z2022-07-202022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15786TID:203195175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.968043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
title O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
spellingShingle O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
Vieira, Madalena Comenda Miguens
Educação de infância
Contexto familiar
Contexto escolar
Livro
Leitura
Childhood education
Family context
School context
Book reading
Influence
title_short O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
title_full O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
title_fullStr O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
title_full_unstemmed O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
title_sort O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros
author Vieira, Madalena Comenda Miguens
author_facet Vieira, Madalena Comenda Miguens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalilo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Madalena Comenda Miguens
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Contexto familiar
Contexto escolar
Livro
Leitura
Childhood education
Family context
School context
Book reading
Influence
topic Educação de infância
Contexto familiar
Contexto escolar
Livro
Leitura
Childhood education
Family context
School context
Book reading
Influence
description Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
2022-07-20T00:00:00Z
2023-03-10T11:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15786
TID:203195175
url http://hdl.handle.net/10400.21/15786
identifier_str_mv TID:203195175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506743304192