Pavimentos rodoviários: uso de mistura betuminosa reciclada a quente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canha, Cláudia Sofia Quintas dos Santos Pinheiro Pontes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12927
Resumo: A rede rodoviária nacional é na sua maioria constituída por pavimentos flexíveis, encontrando-se muitos deles em condições bastante degradadas, reflexo de factores climáticos e de tráfego. Assim, existe a necessidade de os reabilitar, por forma a conferir melhores características, prolongando o tempo de vida dos pavimentos. Com este trabalho, pretende-se mostrar que a técnica de reciclagem a quente em central é uma boa alternativa a ter em consideração na reabilitação de pavimentos, uma vez que possibilita a reutilização dos materiais provenientes da fresagem das camadas do pavimento danificadas na incorporação das novas misturas. O principal objectivo deste trabalho foi contribuir para a aplicação de misturas betuminosas recicladas a quente com incorporação de 30% de material fresado proveniente da obra a sofrer beneficiação, no caso Beneficiação da EN 1 entre o IP5 e Albergaria – A - Nova Foi realizado um estudo laboratorial para formulação da mistura, segundo o CE das Estradas de Portugal. Posteriormente, realizou-se um trecho experimental na obra para verificação dos valores. Este trabalho fomenta a aplicação de misturas recicladas, promovendo assim a não exploração excessiva de pedreiras e jazidas de petróleo.
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