Pavimentos rodoviários: uso de mistura betuminosa reciclada a quente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12927 |
Resumo: | A rede rodoviária nacional é na sua maioria constituída por pavimentos flexíveis, encontrando-se muitos deles em condições bastante degradadas, reflexo de factores climáticos e de tráfego. Assim, existe a necessidade de os reabilitar, por forma a conferir melhores características, prolongando o tempo de vida dos pavimentos. Com este trabalho, pretende-se mostrar que a técnica de reciclagem a quente em central é uma boa alternativa a ter em consideração na reabilitação de pavimentos, uma vez que possibilita a reutilização dos materiais provenientes da fresagem das camadas do pavimento danificadas na incorporação das novas misturas. O principal objectivo deste trabalho foi contribuir para a aplicação de misturas betuminosas recicladas a quente com incorporação de 30% de material fresado proveniente da obra a sofrer beneficiação, no caso Beneficiação da EN 1 entre o IP5 e Albergaria – A - Nova Foi realizado um estudo laboratorial para formulação da mistura, segundo o CE das Estradas de Portugal. Posteriormente, realizou-se um trecho experimental na obra para verificação dos valores. Este trabalho fomenta a aplicação de misturas recicladas, promovendo assim a não exploração excessiva de pedreiras e jazidas de petróleo. |
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Pavimentos rodoviários: uso de mistura betuminosa reciclada a quenteEngenharia geológicaPavimentos rodoviários - ReabilitaçãoMateriais betuminososFresagemA rede rodoviária nacional é na sua maioria constituída por pavimentos flexíveis, encontrando-se muitos deles em condições bastante degradadas, reflexo de factores climáticos e de tráfego. Assim, existe a necessidade de os reabilitar, por forma a conferir melhores características, prolongando o tempo de vida dos pavimentos. Com este trabalho, pretende-se mostrar que a técnica de reciclagem a quente em central é uma boa alternativa a ter em consideração na reabilitação de pavimentos, uma vez que possibilita a reutilização dos materiais provenientes da fresagem das camadas do pavimento danificadas na incorporação das novas misturas. O principal objectivo deste trabalho foi contribuir para a aplicação de misturas betuminosas recicladas a quente com incorporação de 30% de material fresado proveniente da obra a sofrer beneficiação, no caso Beneficiação da EN 1 entre o IP5 e Albergaria – A - Nova Foi realizado um estudo laboratorial para formulação da mistura, segundo o CE das Estradas de Portugal. Posteriormente, realizou-se um trecho experimental na obra para verificação dos valores. Este trabalho fomenta a aplicação de misturas recicladas, promovendo assim a não exploração excessiva de pedreiras e jazidas de petróleo.The national road network is mostly made of flexible pavements, and the majority of them is very degraded as a result of climatic factors and traffic. Thus, it is necessary to rehabilitate them in order to provide them with better characteristics, and extend the life of the pavement. This paper aims to show that the technique of hot recycling is a good alternative to consider in pavement rehabilitation, as it allows the reuse of materials from the milling of damaged pavement layers in the incorporation of new mixtures. The main objective of this paper is to contribute to the application of hot recycled bituminous mixtures incorporating 30 % of the milled material from the pavement which is being improved – in this case, the improvement of EN 1 between IP5 and Albergaria-a-Nova. We conducted a laboratory study to formulate a mixture, according to the CE from Estradas de Portugal. Afterwards we made an experimental section to check the values. This paper encourages the use of recycled mixtures, promoting the nonexcessive exploitation of quarries and oil fields.Universidade de Aveiro2014-12-04T11:44:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12927TID:201570653porCanha, Cláudia Sofia Quintas dos Santos Pinheiro Pontesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:39Zoai:ria.ua.pt:10773/12927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:58.837150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A rede rodoviária nacional é na sua maioria constituída por pavimentos flexíveis, encontrando-se muitos deles em condições bastante degradadas, reflexo de factores climáticos e de tráfego. Assim, existe a necessidade de os reabilitar, por forma a conferir melhores características, prolongando o tempo de vida dos pavimentos. Com este trabalho, pretende-se mostrar que a técnica de reciclagem a quente em central é uma boa alternativa a ter em consideração na reabilitação de pavimentos, uma vez que possibilita a reutilização dos materiais provenientes da fresagem das camadas do pavimento danificadas na incorporação das novas misturas. O principal objectivo deste trabalho foi contribuir para a aplicação de misturas betuminosas recicladas a quente com incorporação de 30% de material fresado proveniente da obra a sofrer beneficiação, no caso Beneficiação da EN 1 entre o IP5 e Albergaria – A - Nova Foi realizado um estudo laboratorial para formulação da mistura, segundo o CE das Estradas de Portugal. Posteriormente, realizou-se um trecho experimental na obra para verificação dos valores. Este trabalho fomenta a aplicação de misturas recicladas, promovendo assim a não exploração excessiva de pedreiras e jazidas de petróleo. |
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