Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: gestão das fronteiras entre saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22072
Resumo: Este texto apresenta uma reflexão sobre a importância de operacionalizar a transversalidade da língua portuguesa mediante o acompanhamento da conceção, implementação e avaliação de projetos (associados à prática pedagógica supervisionada) a desenvolver com crianças entre os 3 e os 10 anos, relacionando o trabalho em torno da interação oralidade-leitura-escrita com a abordagem de outras áreas curriculares.
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spelling Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: gestão das fronteiras entre saberesTransversalidade da língua portuguesaPrática pedagógica supervisionadaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEste texto apresenta uma reflexão sobre a importância de operacionalizar a transversalidade da língua portuguesa mediante o acompanhamento da conceção, implementação e avaliação de projetos (associados à prática pedagógica supervisionada) a desenvolver com crianças entre os 3 e os 10 anos, relacionando o trabalho em torno da interação oralidade-leitura-escrita com a abordagem de outras áreas curriculares.This text presents a reflection on the importance of promoting the transversality of the mother tongue through the conception, implementation and assessment of projects to be developed in contexts of teacher training with 3-10 year old children. These projects relate the teaching of the mother tongue (based on the interaction between oral and written communication) with other content areas.Ce texte présente une réflexion sur l’importance de promouvoir la transversalité de la langue maternelle à travers la conception, implémentation et évaluation de projets développés dans le cadre de stages pédagogiques ayant lieu dans des institutions scolaires fréquentés par des enfants âgés entre 3 et 10 ans. Ces projets combinent l’enseignement de la langue maternelle (basé sur l’interaction entre la communication orale et écrite) avec celui d’autres domaines.Universidade Federal de Pernambuco2018-02-06T21:54:43Z2016-07-01T00:00:00Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22072por2175-294XSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:21Zoai:ria.ua.pt:10773/22072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:20.865443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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