O espaço exterior como espaço educativo: a promoção das aprendizagens da criança através do jogo de peças soltas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36327 |
Resumo: | O presente estudo reflete a investigação ao longo das intervenções realizadas em contexto de Creche e Pré-Escolar, inseridas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo surgiu considerando que, apesar da importância que o espaço de recreio tem para o desenvolvimento da criança, nem sempre é valorizado nas instituições como um espaço verdadeiramente educativo. O trabalho seguiu a metodologia de investigação-ação e que teve como objetivo compreender as potencialidades educativas do espaço exterior e explorar formas de o enriquecer através da metodologia de jogo das peças soltas. Nesse sentido, e tendo em conta a seguinte questão de partida: “Como promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas no espaço exterior?” foram definidos os seguintes objetivos específicos: Compreender a importância das práticas lúdicas no espaço exterior para o desenvolvimento da criança; Identificar as características e as potencialidades do espaço exterior para a promoção das práticas lúdicas das crianças; Contribuir para a melhoria das condições existentes no espaço exterior, enriquecendo-o com materiais que promovam o jogo de peças soltas; Analisar o comportamento das crianças no espaço exterior, em particular quando se encontram envolvidas no jogo de peças soltas; Durante a investigação-ação, foi possível observar que as crianças tiveram a oportunidade de explorar o espaço exterior com maior frequência e maior diversidade de materiais que não estavam presentes no seu dia-a-dia e que influenciam o desenvolvimento de forma positiva. Também se observou que cada criança dava um significado diferente ao mesmo material, surgindo ideias distintas e descobertas, estimulando assim a sua curiosidade e imaginação; - The outdoor space as an educational space: promoting children's learning through loose parts play Abstract: This study reflects the research carried out during the interventions carried out in the nursery and pre-school contexts, as part of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education. This study arose from the fact that, despite the importance of the playground for children's development, it is not always valued in institutions as a truly educational space. The work followed the action-research methodology and aimed to understand the educational potential of the outdoor space and explore ways of enriching it through the loose parts game methodology. With this in mind, and taking into account the following starting question: "How can we promote children's development through the game of loose parts in the outdoor space? ", the following specific objectives were defined: Understand the importance of play practices in the outdoor space for children's development; Identify the characteristics and potential of the outdoor space for promoting children's play practices; Contribute to improving the existing conditions in the outdoor space, enriching it with materials that promote the game of loose parts; Analyse children's behaviour in the outdoor space, particularly when they are involved in the game of loose parts; During the action-research, it was possible to observe that the children had the opportunity to explore the outdoor space more frequently and with a greater diversity of materials that were not present in their daily lives and that influence development in a positive way. It was also observed that each child gave a different meaning to the same material, coming up with different ideas and discoveries, thus stimulating their curiosity and imagination. |
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O presente estudo reflete a investigação ao longo das intervenções realizadas em contexto de Creche e Pré-Escolar, inseridas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo surgiu considerando que, apesar da importância que o espaço de recreio tem para o desenvolvimento da criança, nem sempre é valorizado nas instituições como um espaço verdadeiramente educativo. O trabalho seguiu a metodologia de investigação-ação e que teve como objetivo compreender as potencialidades educativas do espaço exterior e explorar formas de o enriquecer através da metodologia de jogo das peças soltas. Nesse sentido, e tendo em conta a seguinte questão de partida: “Como promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas no espaço exterior?” foram definidos os seguintes objetivos específicos: Compreender a importância das práticas lúdicas no espaço exterior para o desenvolvimento da criança; Identificar as características e as potencialidades do espaço exterior para a promoção das práticas lúdicas das crianças; Contribuir para a melhoria das condições existentes no espaço exterior, enriquecendo-o com materiais que promovam o jogo de peças soltas; Analisar o comportamento das crianças no espaço exterior, em particular quando se encontram envolvidas no jogo de peças soltas; Durante a investigação-ação, foi possível observar que as crianças tiveram a oportunidade de explorar o espaço exterior com maior frequência e maior diversidade de materiais que não estavam presentes no seu dia-a-dia e que influenciam o desenvolvimento de forma positiva. Também se observou que cada criança dava um significado diferente ao mesmo material, surgindo ideias distintas e descobertas, estimulando assim a sua curiosidade e imaginação; - The outdoor space as an educational space: promoting children's learning through loose parts play Abstract: This study reflects the research carried out during the interventions carried out in the nursery and pre-school contexts, as part of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education. This study arose from the fact that, despite the importance of the playground for children's development, it is not always valued in institutions as a truly educational space. The work followed the action-research methodology and aimed to understand the educational potential of the outdoor space and explore ways of enriching it through the loose parts game methodology. With this in mind, and taking into account the following starting question: "How can we promote children's development through the game of loose parts in the outdoor space? ", the following specific objectives were defined: Understand the importance of play practices in the outdoor space for children's development; Identify the characteristics and potential of the outdoor space for promoting children's play practices; Contribute to improving the existing conditions in the outdoor space, enriching it with materials that promote the game of loose parts; Analyse children's behaviour in the outdoor space, particularly when they are involved in the game of loose parts; During the action-research, it was possible to observe that the children had the opportunity to explore the outdoor space more frequently and with a greater diversity of materials that were not present in their daily lives and that influence development in a positive way. It was also observed that each child gave a different meaning to the same material, coming up with different ideas and discoveries, thus stimulating their curiosity and imagination. |
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