Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12972 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_5757621734b04f5bdef57584566ea2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadorasformação profissionalqualidadequalidade da formaçãoindicadores de qualidadeautoavaliaçãosistema de indicadorescertificaçãomelhoria contínuavocational trainingqualitytraining qualityquality indicatorsself-assessmentindicator systemquality assurancecertificationcontinuous improvementMestrado em Ciências EmpresariaisA relevância da formação profissional justificou a implementação de um modelo de certificação de entidades formadoras, tutelado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). A avaliação do desempenho dessas entidades está prevista nesse modelo, através de um processo de autoavaliação, com base em indicadores. Neste contexto, o presente estudo versa sobre a temática da qualidade, com um enfoque no domínio da atividade formativa, de modo a contribuir para a definição de um painel de Indicadores de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho (IAAD). Constituíram objetivos específicos deste trabalho: a avaliação da relevância de um conjunto de indicadores, destinados a aferir a qualidade formativa; a análise da respetiva aplicabilidade ao Sistema de Formação Nacional e a verificação dos grupos de indicadores mais associados. Os resultados obtidos demonstram que os indicadores mais relevantes situam-se, quase exclusivamente, ao nível dos resultados da atividade formativa. Contudo, tendo em conta que um sistema de indicadores deve estar alinhado com o modelo de funcionamento da formação, foi possível assinalar outros indicadores, ao nível dos recursos e do processo formativo, ainda com um grau de relevância significativo. Concomitantemente, os resultados demonstram que os indicadores considerados mais relevantes são aplicáveis à realidade nacional, porquanto os dez considerados mais pertinentes são exatamente os mesmos que são julgados como os mais aplicáveis.The relevance of training justified the implementation of a model of training providers certification, tutored by the Directorate-General of Employment and Labour Relations (DGERT). Performance evaluation of these entities is foreseen according to that model, through a process of self-assessment, based on indicators. In this context, the present study deals with quality concept, with a focus in training activity, in order to contribute to the definition of a Monitoring and Performance Evaluation Indicators Panel. The specific objectives of this study were: the evaluation of the relevance of a set of indicators, designed to assess the training quality; the analysis of the respective applicability to the National Training System and the check of the associated indicator groups. The results show that the most relevant indicators take place, almost exclusively, in terms of the results of training activity. However, given that an indicator system should be aligned with the model of training operation, it was possible to point out other indicators, at the level of resources and training process as well, although with a significant degree of relevance. At the same time, the results show that those indicators considered the most relevant are applicable to the national reality, because the ten ones indicated as the most pertinent are exactly the same that are considered to be the most applicable.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoRepositório da Universidade de LisboaMachado, João Pedro Rodrigues20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12972porMachado, João Pedro Rodrigues (2016). "Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:01.771362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
title |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
spellingShingle |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras Machado, João Pedro Rodrigues formação profissional qualidade qualidade da formação indicadores de qualidade autoavaliação sistema de indicadores certificação melhoria contínua vocational training quality training quality quality indicators self-assessment indicator system quality assurance certification continuous improvement |
title_short |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
title_full |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
title_fullStr |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
title_full_unstemmed |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
title_sort |
Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras |
author |
Machado, João Pedro Rodrigues |
author_facet |
Machado, João Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, José Celestino Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, João Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional qualidade qualidade da formação indicadores de qualidade autoavaliação sistema de indicadores certificação melhoria contínua vocational training quality training quality quality indicators self-assessment indicator system quality assurance certification continuous improvement |
topic |
formação profissional qualidade qualidade da formação indicadores de qualidade autoavaliação sistema de indicadores certificação melhoria contínua vocational training quality training quality quality indicators self-assessment indicator system quality assurance certification continuous improvement |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12972 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, João Pedro Rodrigues (2016). "Contributos para a definição de um sistema de indicadores de acompanhamento e avaliação de desempenho (IAAD) de entidades formadoras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131076523720704 |