Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38672 |
Resumo: | O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação. |
id |
RCAP_57642246130fa806490fe11478c0eec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e EducaçãoArte, cultura & educaçãoTrabalho colaborativoEscola e comunidadeEstudo de casoO Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação.Repositório ComumOliveira Pires, Ana Luisa2022-01-06T16:00:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38672porPires, A.L. (2020) Escola e Comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação. Investigar em Educação, 11-12, pp. 111-130.2183-1793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:05.525810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
title |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
spellingShingle |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação Oliveira Pires, Ana Luisa Arte, cultura & educação Trabalho colaborativo Escola e comunidade Estudo de caso |
title_short |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
title_full |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
title_fullStr |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
title_full_unstemmed |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
title_sort |
Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação |
author |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_facet |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte, cultura & educação Trabalho colaborativo Escola e comunidade Estudo de caso |
topic |
Arte, cultura & educação Trabalho colaborativo Escola e comunidade Estudo de caso |
description |
O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-01-06T16:00:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38672 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, A.L. (2020) Escola e Comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação. Investigar em Educação, 11-12, pp. 111-130. 2183-1793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135391539789824 |