Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Pires, Ana Luisa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38672
Resumo: O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação.
id RCAP_57642246130fa806490fe11478c0eec7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e EducaçãoArte, cultura & educaçãoTrabalho colaborativoEscola e comunidadeEstudo de casoO Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação.Repositório ComumOliveira Pires, Ana Luisa2022-01-06T16:00:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38672porPires, A.L. (2020) Escola e Comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação. Investigar em Educação, 11-12, pp. 111-130.2183-1793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:05.525810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
title Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
spellingShingle Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
Oliveira Pires, Ana Luisa
Arte, cultura & educação
Trabalho colaborativo
Escola e comunidade
Estudo de caso
title_short Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
title_full Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
title_fullStr Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
title_full_unstemmed Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
title_sort Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação
author Oliveira Pires, Ana Luisa
author_facet Oliveira Pires, Ana Luisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Pires, Ana Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte, cultura & educação
Trabalho colaborativo
Escola e comunidade
Estudo de caso
topic Arte, cultura & educação
Trabalho colaborativo
Escola e comunidade
Estudo de caso
description O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-01-06T16:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38672
url http://hdl.handle.net/10400.26/38672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, A.L. (2020) Escola e Comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação. Investigar em Educação, 11-12, pp. 111-130.
2183-1793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391539789824