Escola e comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Luisa Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/152649
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
id RCAP_6e0d6d8adb08658990e46eb5dcc86ee7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/152649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e comunidadeUma experiência criativa entre arte, cultura e educaçãoEscolaEstudo de casoArteCulturaEducaçãoTrabalho colaborativoComunidadeCommunityCase studyCultureArtEducationCollaborative workSchoolUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar , contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto As, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação. | The Creative Schools Project, carried out within the scope of the DESCOLA Program an initiative of CML and EGEAC to promote the educational potential of the municipal facilities of Art and Culture in the city of Lisbon, through its approach to the school public , contributing to reinforce the articulation between schools and communities. In order to understand the educational processes and dynamics developed within the scope of these interrelations, a case study was carried out centered on the singular project e and collaborative practices, developed between the Colégio Nuno Álvares Pereira from Casa Pia in Lisbon and the Padrão dos Descobrimentos. The study took place during the academic year of 2018/19, with a class of 8th grade students, four teachers from different subject areas (Visual Education, Physicochemical, History and Geography), an artist and a cultural mediator. The collection of information was done through direct observation of sessions held with students, teachers, mediator and artist; observationparticipant in team meetings; monitoring visits to the monument and public presentation to the community, as well as a questionnaire survey of teachers. Content analysis of written records resulting from observations, videos, photographs and various types of materials and products was used. The study allows to unveil the formative potential of an innovative project that, crossing art, culture and education, allows to outline other pedagogical possibilities in the school, introducing elements of rupture with the school form, opening the school to the community and reinforcing the emergence of the public space of education.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNPires, Ana Luisa Oliveira2023-05-11T22:13:23Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article12application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/152649por2183-1793PURE: 59489105info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:34:57Zoai:run.unl.pt:10362/152649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:00.251595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e comunidade
Uma experiência criativa entre arte, cultura e educação
title Escola e comunidade
spellingShingle Escola e comunidade
Pires, Ana Luisa Oliveira
Escola
Estudo de caso
Arte
Cultura
Educação
Trabalho colaborativo
Comunidade
Community
Case study
Culture
Art
Education
Collaborative work
School
title_short Escola e comunidade
title_full Escola e comunidade
title_fullStr Escola e comunidade
title_full_unstemmed Escola e comunidade
title_sort Escola e comunidade
author Pires, Ana Luisa Oliveira
author_facet Pires, Ana Luisa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Luisa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Estudo de caso
Arte
Cultura
Educação
Trabalho colaborativo
Comunidade
Community
Case study
Culture
Art
Education
Collaborative work
School
topic Escola
Estudo de caso
Arte
Cultura
Educação
Trabalho colaborativo
Comunidade
Community
Case study
Culture
Art
Education
Collaborative work
School
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-05-11T22:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/152649
url http://hdl.handle.net/10362/152649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-1793
PURE: 59489105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138137984729088