A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13250
Resumo: O texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar.
id RCAP_2006e14dc8d1f88c42700d26e5916eee
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesaEscola e comunidadeCultura escolarCultura organizacional escolarEstudo de casoO texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar.Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2011-07-152011-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13250por1681-5653http://www.rieoei.org/index.phpinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:00.055120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
title A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
spellingShingle A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
Torres, Leonor Lima
Escola e comunidade
Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estudo de caso
title_short A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
title_full A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
title_fullStr A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
title_full_unstemmed A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
title_sort A cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesa
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Escola e comunidade
Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estudo de caso
topic Escola e comunidade
Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estudo de caso
description O texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-15
2011-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13250
url http://hdl.handle.net/1822/13250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1681-5653
http://www.rieoei.org/index.php
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133124838293504