Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1531 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário visando apresentar uma investigação sobre a motivação e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental dos/as alunos/as, assim como, as suas implicações no ensino/aprendizagem. Por sua vez, compreende, também, a descrição e análise da Prática Educativa Supervisionada realizada na Escola Secundária C/3º Ciclo do Fundão, incluindo as respetivas observações e reflexões sobre a realidade do território educativo e as atividades elaboradas para os alunos e comunidade escolar. Assim como também, apresenta as questões legais relacionadas com o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o Ensino Artístico Especializado, acrescentando uma perspetiva comparativa entre as duas opções e o perfil do aluno à sua saída. Deste modo, o presente relatório é concluído com a aplicação das Teorias da Motivação na investigação-ação, sendo rematado com uma reflexão final. |
id |
RCAP_576a9aa07b8eab7ac697f60386f43be4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensinoPrática de ensino supervisionada: desenho A, 11º anoArtes visuais - EnsinoArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoArtes visuais - MotivaçãoArtes visuais - Aspectos sociocognitivosArtes visuais - AutoconceitoEnsino artisticoArtes visuais - AutoestimaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário visando apresentar uma investigação sobre a motivação e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental dos/as alunos/as, assim como, as suas implicações no ensino/aprendizagem. Por sua vez, compreende, também, a descrição e análise da Prática Educativa Supervisionada realizada na Escola Secundária C/3º Ciclo do Fundão, incluindo as respetivas observações e reflexões sobre a realidade do território educativo e as atividades elaboradas para os alunos e comunidade escolar. Assim como também, apresenta as questões legais relacionadas com o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o Ensino Artístico Especializado, acrescentando uma perspetiva comparativa entre as duas opções e o perfil do aluno à sua saída. Deste modo, o presente relatório é concluído com a aplicação das Teorias da Motivação na investigação-ação, sendo rematado com uma reflexão final.This report was produced under the master's degree in Visual Arts Education in the Secondary and Sixth Form Education to present an investigation about motivation and its effects on cognitive, affective and behavioral development of students, as well as their implications in teaching/learning. In turn, contains the description and analysis of educational practice Supervised held in the High School of Fundão, including the respective observations and reflections on the reality of educational territory and elaborate activities for students and the school community. As well as the legal issues related to the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts and Artistic Education Specialist, adding a comparative perspective between the two options and student profile to its output. Thus, the present report concludes with the application of theories of motivation in research-action, being crowned with a final thought.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraBranco, Luís António de MatosuBibliorumMagalhães, Romeu Pereira de2014-01-22T17:21:10Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:20.720481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino Prática de ensino supervisionada: desenho A, 11º ano |
title |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
spellingShingle |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino Magalhães, Romeu Pereira de Artes visuais - Ensino Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Artes visuais - Motivação Artes visuais - Aspectos sociocognitivos Artes visuais - Autoconceito Ensino artistico Artes visuais - Autoestima |
title_short |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
title_full |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
title_fullStr |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
title_full_unstemmed |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
title_sort |
Teorias de motivação, relevância das cognições e emoções no ensino |
author |
Magalhães, Romeu Pereira de |
author_facet |
Magalhães, Romeu Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira Branco, Luís António de Matos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Romeu Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - Ensino Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Artes visuais - Motivação Artes visuais - Aspectos sociocognitivos Artes visuais - Autoconceito Ensino artistico Artes visuais - Autoestima |
topic |
Artes visuais - Ensino Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Artes visuais - Motivação Artes visuais - Aspectos sociocognitivos Artes visuais - Autoconceito Ensino artistico Artes visuais - Autoestima |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário visando apresentar uma investigação sobre a motivação e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental dos/as alunos/as, assim como, as suas implicações no ensino/aprendizagem. Por sua vez, compreende, também, a descrição e análise da Prática Educativa Supervisionada realizada na Escola Secundária C/3º Ciclo do Fundão, incluindo as respetivas observações e reflexões sobre a realidade do território educativo e as atividades elaboradas para os alunos e comunidade escolar. Assim como também, apresenta as questões legais relacionadas com o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o Ensino Artístico Especializado, acrescentando uma perspetiva comparativa entre as duas opções e o perfil do aluno à sua saída. Deste modo, o presente relatório é concluído com a aplicação das Teorias da Motivação na investigação-ação, sendo rematado com uma reflexão final. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2012-06-01T00:00:00Z 2014-01-22T17:21:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1531 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333025771520 |