Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Márcio João Carapinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1538
Resumo: Ser professor é um dos maiores privilégios, em toda a sociedade. Entender que tipo de educação temos hoje e quais os novos desafios, tem de ser uma preocupação para todos os actores da educação. Vivemos numa velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Consumimos para viver e vivemos para consumir. Este é um ciclo para o qual os alunos têm de estar preparados, para que possam intervir e, no futuro decidir o seu rumo, o rumo de todos nós. Surge assim a questão de investigação: Qual a influência das novas tecnologias na educação em geral e no ensino das artes em particular? Pergunta que lança todo o trabalho resumido nestas folhas. Autores como Sir Ken Robinson defendem um novo paradigma para a educação. Vale a pena analisar se este está a mudar, se já mudou ou se precisa mesmo de ser mudado! As disciplinas de Desenho Assistido por Computador e Design, Multimédia e Audiovisuais foram a base para este estágio. Revelaram-se boas referências para cruzar as novas tecnologias e os novos media com o ensino das Artes Visuais.
id RCAP_6f14d285bc882708234e1001dc459e95
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º anoEnsinamos no séc. XXI com updates do séc. XIXArtes visuais - EnsinoArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Novas tecnologiasArtes visuais - Prática de ensino supervisionadaArte - DesignArtes visuais - Multimédia e audiovisuaisArtes visuais - Desenho assistido por computadorSer professor é um dos maiores privilégios, em toda a sociedade. Entender que tipo de educação temos hoje e quais os novos desafios, tem de ser uma preocupação para todos os actores da educação. Vivemos numa velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Consumimos para viver e vivemos para consumir. Este é um ciclo para o qual os alunos têm de estar preparados, para que possam intervir e, no futuro decidir o seu rumo, o rumo de todos nós. Surge assim a questão de investigação: Qual a influência das novas tecnologias na educação em geral e no ensino das artes em particular? Pergunta que lança todo o trabalho resumido nestas folhas. Autores como Sir Ken Robinson defendem um novo paradigma para a educação. Vale a pena analisar se este está a mudar, se já mudou ou se precisa mesmo de ser mudado! As disciplinas de Desenho Assistido por Computador e Design, Multimédia e Audiovisuais foram a base para este estágio. Revelaram-se boas referências para cruzar as novas tecnologias e os novos media com o ensino das Artes Visuais.Being a teacher is one of the greatest privileges in society. Understanding what kind of education we have today and which are the new challenges should be a concern of all the educational intervenients. Nowadays, we live with a velocity that we can barely follow. We consume to live and live to consume. This is a situation for which students should be prepared to, so that they can intervene and decide their future and ours. The reason for this investigation is related to these ideas: Which is the influence of the new technologies in general education and the teaching of arts in particular? This is the question that launches all the work summed up in these pages. Authors like Sir Robert Robinson support a new paradigm for education. It is worth analyzing if it has already changed, it is changing or if it really needs to be changed! The subjects of computer-aided design, Design, Multimédia and Audiovisuals were the basis for this teaching practice. They proved to be good references to mix new technologies and new media with the teaching of visual arts.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraMorão, Maria da Conceição FonsecauBibliorumMartins, Márcio João Carapinha2014-01-23T18:12:15Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:21.050451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
Ensinamos no séc. XXI com updates do séc. XIX
title Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
spellingShingle Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
Martins, Márcio João Carapinha
Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Novas tecnologias
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Arte - Design
Artes visuais - Multimédia e audiovisuais
Artes visuais - Desenho assistido por computador
title_short Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
title_full Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
title_fullStr Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
title_sort Prática de ensino supervisionada: desenho assistido por computador, 11º ano, design, multimédia e audiovisuais, 12º ano
author Martins, Márcio João Carapinha
author_facet Martins, Márcio João Carapinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Morão, Maria da Conceição Fonseca
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Márcio João Carapinha
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Novas tecnologias
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Arte - Design
Artes visuais - Multimédia e audiovisuais
Artes visuais - Desenho assistido por computador
topic Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Novas tecnologias
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Arte - Design
Artes visuais - Multimédia e audiovisuais
Artes visuais - Desenho assistido por computador
description Ser professor é um dos maiores privilégios, em toda a sociedade. Entender que tipo de educação temos hoje e quais os novos desafios, tem de ser uma preocupação para todos os actores da educação. Vivemos numa velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Consumimos para viver e vivemos para consumir. Este é um ciclo para o qual os alunos têm de estar preparados, para que possam intervir e, no futuro decidir o seu rumo, o rumo de todos nós. Surge assim a questão de investigação: Qual a influência das novas tecnologias na educação em geral e no ensino das artes em particular? Pergunta que lança todo o trabalho resumido nestas folhas. Autores como Sir Ken Robinson defendem um novo paradigma para a educação. Vale a pena analisar se este está a mudar, se já mudou ou se precisa mesmo de ser mudado! As disciplinas de Desenho Assistido por Computador e Design, Multimédia e Audiovisuais foram a base para este estágio. Revelaram-se boas referências para cruzar as novas tecnologias e os novos media com o ensino das Artes Visuais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2014-01-23T18:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1538
url http://hdl.handle.net/10400.6/1538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333044645888