Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.25749/sis.14577 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25324 https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577 |
Resumo: | Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida. |
id |
RCAP_577cfed8ce8bf416d364ca33f95a95ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25324 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) FormaçãoFormaçãoNarrativas biográficasProfissionais Educação e SaúdeEscutaCuidadoNeste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida.Sisyphus, Journal of Education2019-02-28T23:23:59Z2019-02-282018-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25324http://hdl.handle.net/10174/25324https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577porLeal da Costa, C. & Alves, C. A. (2018). Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação . Sisyphus, Journal of Education, 6 (2), 139-159. URL: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus ISSN: 2182-9640https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/14577Centro de Investigação em Educação e Psicologiamclc@uevora.ptnd229Leal da costa, ConceiçãoAloísio Alves, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:48.586029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
title |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
spellingShingle |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação Leal da costa, Conceição Formação Narrativas biográficas Profissionais Educação e Saúde Escuta Cuidado Leal da costa, Conceição Formação Narrativas biográficas Profissionais Educação e Saúde Escuta Cuidado |
title_short |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
title_full |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
title_fullStr |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
title_full_unstemmed |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
title_sort |
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação |
author |
Leal da costa, Conceição |
author_facet |
Leal da costa, Conceição Leal da costa, Conceição Aloísio Alves, Camila Aloísio Alves, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Aloísio Alves, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da costa, Conceição Aloísio Alves, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Narrativas biográficas Profissionais Educação e Saúde Escuta Cuidado |
topic |
Formação Narrativas biográficas Profissionais Educação e Saúde Escuta Cuidado |
description |
Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30T00:00:00Z 2019-02-28T23:23:59Z 2019-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25324 http://hdl.handle.net/10174/25324 https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25324 https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal da Costa, C. & Alves, C. A. (2018). Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação . Sisyphus, Journal of Education, 6 (2), 139-159. URL: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus ISSN: 2182-9640 https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/14577 Centro de Investigação em Educação e Psicologia mclc@uevora.pt nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sisyphus, Journal of Education |
publisher.none.fl_str_mv |
Sisyphus, Journal of Education |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822218250699669504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25749/sis.14577 |