Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da costa, Conceição
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aloísio Alves, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.25749/sis.14577
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25324
https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577
Resumo: Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida.
id RCAP_577cfed8ce8bf416d364ca33f95a95ad
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) FormaçãoFormaçãoNarrativas biográficasProfissionais Educação e SaúdeEscutaCuidadoNeste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida.Sisyphus, Journal of Education2019-02-28T23:23:59Z2019-02-282018-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25324http://hdl.handle.net/10174/25324https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577porLeal da Costa, C. & Alves, C. A. (2018). Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação . Sisyphus, Journal of Education, 6 (2), 139-159. URL: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus ISSN: 2182-9640https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/14577Centro de Investigação em Educação e Psicologiamclc@uevora.ptnd229Leal da costa, ConceiçãoAloísio Alves, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:48.586029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
spellingShingle Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Leal da costa, Conceição
Formação
Narrativas biográficas
Profissionais Educação e Saúde
Escuta
Cuidado
Leal da costa, Conceição
Formação
Narrativas biográficas
Profissionais Educação e Saúde
Escuta
Cuidado
title_short Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_full Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_fullStr Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_full_unstemmed Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_sort Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
author Leal da costa, Conceição
author_facet Leal da costa, Conceição
Leal da costa, Conceição
Aloísio Alves, Camila
Aloísio Alves, Camila
author_role author
author2 Aloísio Alves, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da costa, Conceição
Aloísio Alves, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Narrativas biográficas
Profissionais Educação e Saúde
Escuta
Cuidado
topic Formação
Narrativas biográficas
Profissionais Educação e Saúde
Escuta
Cuidado
description Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30T00:00:00Z
2019-02-28T23:23:59Z
2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25324
http://hdl.handle.net/10174/25324
https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577
url http://hdl.handle.net/10174/25324
https://doi.org/DOI: https://doi.org/10.25749/sis.14577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leal da Costa, C. & Alves, C. A. (2018). Cuidar e Aprender com as crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação . Sisyphus, Journal of Education, 6 (2), 139-159. URL: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus ISSN: 2182-9640
https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/14577
Centro de Investigação em Educação e Psicologia
mclc@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sisyphus, Journal of Education
publisher.none.fl_str_mv Sisyphus, Journal of Education
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822218250699669504
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25749/sis.14577