Os efeitos da alteração da relação de emprego nas Unidades de Saúde Familiar: a perspectiva dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Roque, Hugo, Ferreira, Ana Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1768
Resumo: Assiste-se, no âmbito das organizações públicas, a mudanças relevantes na relação de emprego. Estas mudanças estão relacionadas com a introdução de um novo modelo de gestão geral e de pessoas em particular, denominado New Public Management (NPM). No sector da saúde, as Unidades de Saúde Familiar (USF) representam um exemplo de mudança na relação de emprego. Os profissionais que integram estas unidades usufruem, comparativamente ao modelo organizativo anterior, os Centros de Saúde (CS), de maior autonomia, remuneração em função da realização dos objetivos, tomada de decisão partilhada e estrutura flexível de organização. Este estudo pretende contribuir para a exploração dos resultados da avaliação das mudanças introduzidas na relação de emprego dos profissionais das USF, considerando as diferenças de maturidade organizacional e objectivos de performance mais exigentes (modelo B) em comparação com USF no início da sua atividade (modelo A). O objetivo do estudo é avaliar e medir, em dois momentos temporais, em instituições de saúde com diferentes modelos de gestão, especificamente de gestão de pessoas, o compromisso, stress, satisfação profissional e suporte organizacional. O estudo é quantitativo e correlacional com uma amostra de 46 instituições e 499 profissionais da saúde. Os resultados indicam que a gestão de recursos humanos tem impacto positivo no compromisso organizacional, na satisfação laboral e no suporte organizacional. A atenção que as USF colocam na gestão de recursos humanos, no modelo de nova gestão pública, com maior participação dos colaboradores, tem impacto no seu compromisso e satisfação. Para além disso, percebemos que quando os profissionais estão satisfeitos, manifestam menor nível de stress.
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