A relação entre a oferta de produtos sustentáveis de insígnia e a lealdade dos consumidores millenial : estudo de caso Pingo Doce Ecodesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Catarina Morazzo de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40536
Resumo: A presente dissertação foca-se na relação entre uma variável independente, a sustentabilidade, e uma variável dependente, a lealdade dos consumidores Millennial. A união destas duas temáticas justifica-se pela importância de compreender de que forma a geração Millennial é impactada pelo desempenho e pela inovação sustentável das marcas, especificamente na oferta de produtos sustentáveis de insígnia no mercado do retalho em grandes superfícies. Ao longo das últimas décadas, tem-se vindo a verificar um crescente interesse pelo tema da sustentabilidade, acompanhado por uma notória preocupação dos indivíduos no que diz respeito ao impacto que o seu comportamento como consumidores tem para com o meio ambiente. Esta investigação foi aplicada no setor de retalho, no qual se recorreu à marca Pingo Doce Ecodesign como caso de estudo. A sustentabilidade tem sido um motor de arranque para a inovação na marca Pingo Doce, não só para corresponder às necessidades de um mercado moderno, como também para alcançar um determinado nicho de consumidores. A investigação deste fenómeno partiu de um estudo de caráter misto, apoiada na realização de um inquérito por questionário e de entrevistas a nove consumidores assíduos da marca. Ambos os métodos se dedicam, numa primeira fase, ao tema na sua generalidade e, numa segunda fase, especificamente à marca Pingo Doce Ecodesign. Os resultados obtidos pela investigação demonstram um impacto positivo desta estratégia do Pingo Doce na lealdade dos consumidores na faixa etária estudada. A oferta de produtos sustentáveis de insígnia permite a união de três fatores essenciais para o consumidor Millennial português, nomeadamente o preço, a qualidade e a componente sustentável, algo que nem sempre está presente ou até mesmo é possível nas marcas de fornecedores.
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