Os millennials em Portugal: estudo exploratório a partir de um coorte etário sobre engagement consumidor-marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4444 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Os millennials em Portugal: estudo exploratório a partir de um coorte etário sobre engagement consumidor-marcaGeração millennialCoorte etárioECM - Engagement consumidorComportamento do consumidorBrandingMillennial generationAge cohortCBE - Consumer Brand EngagementConsumer behaviorBrandingDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A Era Digital revolucionou os paradigmas comunicacionais vigentes. A Geracao Millennial compreende todos os nascidos entre o início dos anos 1980 e os anos 1990: Um coorte etário que surge como o primeiro considerado efectivamente nativo digital. Esta e, assim, uma geração representativa de um processo de transição face as gerações anteriores. Tem como objectivo esta investigação compreender o comportamento de consumo deste coorte etário a partir do processo de engagement consumidor-marca(ECM), numa abordagem exploratoria. Aplicou-se um método quantitativo ‐ o questionário ‐ inspirado no modelo de Hollebeek et al. (2014) por forma a medir o processo de engagement consumidor-marca numa visão holistica, considerando os seus antecedentes e as suas consequencias. Para medicao do envolvimento utilizou-se a escala de Zaichkowsky (1994), na medicao da ligação eu‐marca aplicou‐se a escala de Escalas (2004) e a escala de Yoo e Donthu (2001) para a medicao da intenção de uso da marca. Tanto o processamento cognitivo, como o afecto e a activação foram medidos por escalas criadas de raiz por Hollebeek et al. (2014). O questionário foi aplicado a uma amostra de conveniência (N=150), a partir de onde foi realizada uma analise quantitativa dos dados com vista a responder a questão de partida enunciada. Os dados provenientes do estudo validaram as hipóteses teóricas de trabalho.ABSTRACT: The Digital Era has revolutionized our current communication paradigms. The Millennial Generation ‐ a generation that embraces those who were born between the early 1980s and the 1990s - is an age cohort that is recognized as the first really digital native generation. The Millennial Generation is, therefor, a generation that represents a transition when compared to the previous one. This research intends to understand the consumer behaviour of the aforementioned age cohort from the standpoint of the consumer-brand engagement (CBE) concept, in an exploratory approach. Using a quantitative method - a survey - inspired by the CBE model design by Hollebeek et al.(2014) it was measured the consumer-brand engagement in an holistic perspective, considering its antecedentes and its consequences. To measure the variable involvement we used a scale created by Zaichkowsky (1994); for the self-brand connection we applied a scale by Escalas (2004) and a scale by Yoo e Donthu (2001) to measure brand usage intent. Cognitive processing, affection and activation were measured with newly developed scales designed by Hollebeeket al. (2014). The survey was applied to a convenience sample (N=150). Then, we developed a quantitative analysis of the data extracted in order to answer the problema previously defined. The outputs from this study validated all theoretical work hypothesis defined previously.Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLFreitas, Inês Jardim Vital de2015-04-17T10:57:42Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4444TID:201128454porFREITAS, Inês Jardim Vital de - Os millennials em Portugal: estudo exploratório a partir de um coorte etário sobre engagement consumidor-marca. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.533919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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