Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/28689
Summary: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)
id RCAP_5792c31c620bba6c62ade41d578ed458
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOKTecnologias da informação e comunicaçãoInterface tangíveisManipulativos digitaisTOKJardim de infânciaConsciência fonológicaInformation and communication tecnologiesTangible interfaceDigital manipulativeKindergartenPhonological conscience371.68373.2Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)Vivemos hoje na sociedade do Conhecimento onde o avanço da tecnologia tem proporcionado inúmeras alterações no dia-a-dia, com vista a facilitar e proporcionar novos conhecimentos ao Homem. A acompanhar a evolução da Sociedade encontra-se a Escola, na tentativa de satisfazer as necessidades dos alunos, bem como, proporcionar novas situações de aprendizagem interativa aliada às TIC. Já que a utilização das TIC na escola possibilita um vasto leque de oportunidades, desenvolvendo as capacidades cognitivas da criança, a presente dissertação pretende mostrar que um interface digital/ tangível, como o TOK, pode favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica num grupo de crianças de cinco anos. O Ensino Pré-escolar em Portugal, tem sentido dificuldades em implementar as TIC no seu currículo, apesar de já fazer parte das Orientações Curriculares para este nível de ensino. Muitos jardim-de-infância não as integram no desenvolvimento das crianças, devido a falta de recursos, por ser um material caro e por falta de formação por parte dos profissionais. O TOK é um interface digital, por isso é um sistema menos centrado no computador e mais no utilizador, proporcionando assim novas oportunidades de aprendizagem para diferentes tipos de público, proporcionando a interação com conteúdos digitais, que são especialmente relevantes para crianças do jardim-de-infância. Esta nossa investigação é um estudo de caso misto, pois envolveu um grupo de 20 crianças de 5 anos de um estabelecimento de ensino privado. O estudo realizou-se ao longo de 4 meses onde as crianças interagiam com o interface em atividades planeadas pela educadora/ investigadora do estudo. Para recolha de dados recorremos à observação direta bem como à aplicação de testes que avaliam a consciência fonológica e que foram aplicados antes e depois da intervenção. Os resultados mostram que houve uma evolução quanto aos sub-testes de nomeação, definição verbal, discriminação de pares de palavras e identificação de palavras que rimam, revelando o potencial destes novos ambientes na aprendizagem das crianças do pré-escolar.We live nowadays in the society of Knowledge, where the tecnological advance has provided uncountable changes in day-to-day life, aiming to ease and provide new knowledge to Man. Keeping pace with society’s evolution there is the School, in an attempt to supply the students’needs, as well as provide new interactive learnig situations connected to the ICT. Once the ICT at school allows a wide range of opportunities, developing the children's cognitive capacities, the present thesis aimes to show that a digital/tangible interface like the TOK can favour the development of the phonological counscience in a group of five year old children. Pre-school education in Portugal has been feeling some difficulties in implementing the ICT in its curriculum, in spite of the ICT being part of the Curricular Orientations for this level of education. There are many kindergartens that don't make them part of the children’s development due to lack of resources, because the materials are very expensive, and to lack of training of its professionals. The TOK is a digital interface, so it's a system less centered in the computer and more in the user, providing therefore new learning opportunities for different kinds of public, suplying digital contents specially relevant to kindergarten children. This investigation of ours is a mixed study case, as it's involved a group of 20 five year old children from a private school. The study took place for four months, during which time the children interacted with the interface in activities planned by their teacher, the study investigator. For the result collecting, we used the direct observation as well as the application of tests that evaluate the phonological conscience and that were applied before and after the intervention. The results show that there has been an evolution at the sub-tests of designation, verbal definition, pairs of words descrimination and identification of rhyming words, revealing the potencial of these new environments in pre-school children learning.Coutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoOliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28689por201407752info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:46.823911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
title Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
spellingShingle Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
Tecnologias da informação e comunicação
Interface tangíveis
Manipulativos digitais
TOK
Jardim de infância
Consciência fonológica
Information and communication tecnologies
Tangible interface
Digital manipulative
Kindergarten
Phonological conscience
371.68
373.2
title_short Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
title_full Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
title_fullStr Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
title_full_unstemmed Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
title_sort Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
author Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
author_facet Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Interface tangíveis
Manipulativos digitais
TOK
Jardim de infância
Consciência fonológica
Information and communication tecnologies
Tangible interface
Digital manipulative
Kindergarten
Phonological conscience
371.68
373.2
topic Tecnologias da informação e comunicação
Interface tangíveis
Manipulativos digitais
TOK
Jardim de infância
Consciência fonológica
Information and communication tecnologies
Tangible interface
Digital manipulative
Kindergarten
Phonological conscience
371.68
373.2
description Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28689
url http://hdl.handle.net/1822/28689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132591608037376