O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19542 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
id |
RCAP_71dd5b2a3bd6cc4e33fbb0f6378ac575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada373.2371.13Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)A Supervisão é uma atividade de apoio que implica uma colaboração profissional, em contexto. O Supervisor, Educador de Infância, deve colaborar de forma articulada com o estagiário, apoiando a sua prática e construindo aprendizagem e conhecimento de forma harmoniosa e construtiva para assim promover a formação do futuro profissional de educação. É acreditando nesta realidade e em muitos outros pressupostos, mais à frente evidenciados, que surge a questão da investigação: Qual o papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada? Como objetivos da investigação queremos saber o quanto o papel do Supervisor influencia a construção da prática reflexiva do estagiário; qual a importância dos diários / portfolios na construção dessa prática e queremos verificar, após análise dos diários, quais as dimensões da pedagogia da infância que mais influenciam a prática dos intervenientes, de forma a ajudarmos os estagiários a minimizarem dificuldades sentidas e a promoverem atitudes e ações tidas e manifestadas de forma correta. No enquadramento teórico serão desenvolvidos os temas decorrentes da investigação. Assim sendo, será abordada a pedagogia da infância, modelos pedagógicos, a formação prática, a supervisão da formação prática, os modelos de supervisão, os portfólios e diários de aula, pedagogia diferenciada, caraterísticas e a sua importância. No capítulo metodológico far-se-á uma apresentação teórica da perspetiva metodológica explicitando o paradigma qualitativo e o estudo de caso no âmbito da investigação – ação. Passará a apresentar-se o diário de supervisão, o que é, e como foi realizado. Seguidamente será apresentada a análise e interpretação dos diários de supervisão que foi feita tendo por base o quadro de Oliveira-Formosinho (1998) que nos retrata os aspetos centrais da Educação de Infância, porque acreditamos serem estes os pressupostos essenciais de uma boa pedagogia. Sendo assim, serão retirados excertos dos diários efetuados que serão enquadrados nas dimensões curriculares integradas evidenciadas no quadro referido. Em cada dimensão será feita uma breve análise dos excertos tendo por base as várias perspetivas dos atores envolvidos.Supervision implies a supportive professional collaboration in context. The supervisor, kindergarten teacher, should work jointly with the trainee, supporting their practice, learning and knowledge building skills in a harmonious and constructive way to promote the training of the future teaching professional. This fact and many other assumptions wich will be developed further down prompt a question: What is the role of the supervisor in the construction of a trainee`s reflective practice within a differentiated pedagogy? The goal of this research is to know how much the role of the supervisor influences the construction of the trainee`s reflective practice, how important the diaries / portfolios are in the construction of this practice. We want to check, after analyzing the diaries, what dimensions of childhood pedagogy influence the most the practice of those involved in order to help the trainees minimize difficulties and promote attitudes and actions to be taken and raised properly. In this theoretical framework, themes such as childhood pedagogy, pedagogical models, practical training, supervision models, diaries of class, differentiated pedagogy, characteristics and importance will be developed. In the methodological chapter, a theoretical presentation of the methodological perspective, explaining the qualitative paradigm and case study in research – action, will be made. We will detail the daily supervision. Then you will see the analysis and interpretation of daily supervision that was made based on the framework Oliveira-Formosinho (1998) who portrays the central aspects of early childhood education because we believe these are the essential preconditions for a good pedagogy. Therefore, excerpts taken from the diaries that will be studied in the integrated curriculum dimensions highlighted in the context above. For each dimension, there will be a brief analysis of the extracts based on the dimensions of the teaching of children and the various perspectives of those involved.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoPeixoto, Susana Clarinda Pais Neves20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:52.457334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
title |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
spellingShingle |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves 373.2 371.13 |
title_short |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
title_full |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
title_fullStr |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
title_full_unstemmed |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
title_sort |
O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada |
author |
Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves |
author_facet |
Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
373.2 371.13 |
topic |
373.2 371.13 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19542 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132305770414080 |