O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19542
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
id RCAP_71dd5b2a3bd6cc4e33fbb0f6378ac575
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada373.2371.13Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)A Supervisão é uma atividade de apoio que implica uma colaboração profissional, em contexto. O Supervisor, Educador de Infância, deve colaborar de forma articulada com o estagiário, apoiando a sua prática e construindo aprendizagem e conhecimento de forma harmoniosa e construtiva para assim promover a formação do futuro profissional de educação. É acreditando nesta realidade e em muitos outros pressupostos, mais à frente evidenciados, que surge a questão da investigação: Qual o papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada? Como objetivos da investigação queremos saber o quanto o papel do Supervisor influencia a construção da prática reflexiva do estagiário; qual a importância dos diários / portfolios na construção dessa prática e queremos verificar, após análise dos diários, quais as dimensões da pedagogia da infância que mais influenciam a prática dos intervenientes, de forma a ajudarmos os estagiários a minimizarem dificuldades sentidas e a promoverem atitudes e ações tidas e manifestadas de forma correta. No enquadramento teórico serão desenvolvidos os temas decorrentes da investigação. Assim sendo, será abordada a pedagogia da infância, modelos pedagógicos, a formação prática, a supervisão da formação prática, os modelos de supervisão, os portfólios e diários de aula, pedagogia diferenciada, caraterísticas e a sua importância. No capítulo metodológico far-se-á uma apresentação teórica da perspetiva metodológica explicitando o paradigma qualitativo e o estudo de caso no âmbito da investigação – ação. Passará a apresentar-se o diário de supervisão, o que é, e como foi realizado. Seguidamente será apresentada a análise e interpretação dos diários de supervisão que foi feita tendo por base o quadro de Oliveira-Formosinho (1998) que nos retrata os aspetos centrais da Educação de Infância, porque acreditamos serem estes os pressupostos essenciais de uma boa pedagogia. Sendo assim, serão retirados excertos dos diários efetuados que serão enquadrados nas dimensões curriculares integradas evidenciadas no quadro referido. Em cada dimensão será feita uma breve análise dos excertos tendo por base as várias perspetivas dos atores envolvidos.Supervision implies a supportive professional collaboration in context. The supervisor, kindergarten teacher, should work jointly with the trainee, supporting their practice, learning and knowledge building skills in a harmonious and constructive way to promote the training of the future teaching professional. This fact and many other assumptions wich will be developed further down prompt a question: What is the role of the supervisor in the construction of a trainee`s reflective practice within a differentiated pedagogy? The goal of this research is to know how much the role of the supervisor influences the construction of the trainee`s reflective practice, how important the diaries / portfolios are in the construction of this practice. We want to check, after analyzing the diaries, what dimensions of childhood pedagogy influence the most the practice of those involved in order to help the trainees minimize difficulties and promote attitudes and actions to be taken and raised properly. In this theoretical framework, themes such as childhood pedagogy, pedagogical models, practical training, supervision models, diaries of class, differentiated pedagogy, characteristics and importance will be developed. In the methodological chapter, a theoretical presentation of the methodological perspective, explaining the qualitative paradigm and case study in research – action, will be made. We will detail the daily supervision. Then you will see the analysis and interpretation of daily supervision that was made based on the framework Oliveira-Formosinho (1998) who portrays the central aspects of early childhood education because we believe these are the essential preconditions for a good pedagogy. Therefore, excerpts taken from the diaries that will be studied in the integrated curriculum dimensions highlighted in the context above. For each dimension, there will be a brief analysis of the extracts based on the dimensions of the teaching of children and the various perspectives of those involved.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoPeixoto, Susana Clarinda Pais Neves20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:52.457334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
title O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
spellingShingle O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves
373.2
371.13
title_short O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
title_full O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
title_fullStr O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
title_full_unstemmed O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
title_sort O papel do supervisor na construção de uma prática reflexiva do estagiário no âmbito de uma pedagogia diferenciada
author Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves
author_facet Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Susana Clarinda Pais Neves
dc.subject.por.fl_str_mv 373.2
371.13
topic 373.2
371.13
description Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19542
url http://hdl.handle.net/1822/19542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132305770414080