Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Susana Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34651
Resumo: O aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.
id RCAP_579a347486ff2a340e8e22ca329c3ae4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceitoLimitação visualAuto-estimaAuto-conceitoImagem corporalDesempenho escolarVisual impairmentSelf-esteemSelf-conceptBody imageSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.The visually impaired student is confronted with various difficulties in their daily lives and challenges to their development and learning in the school context. In this paper, we focus on the school context in order to understand the effect of psychological variables, including self-concept, self-esteem and body image, with this group. Studies suggest that students with visual impairment achieve academic success and knowledge acquisition, when included in inclusive school and taking advantage of available resources. The same shall apply to self-esteem, self-concept and body image. Students with visual limitations have generally good levels of self-esteem, self-concept and body image. Thus, this study seeks to analyze, in our context, if body image, self-esteem and self-concept are related to academic performance of students with visual impairment. The sample consists of 21 students, between 12 and 18 years, being 12 males and 9 females. The results show that there is a positive relationship between self-concept and academic performance of students with visual limitations, which means that, the higher the self-esteem and self-concept, the greater the chance of school success.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Susana Gonçalves2021-09-06T08:00:35Z2013-02-0620122013-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34651TID:201675897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:05.311092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
title Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
spellingShingle Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
Mota, Susana Gonçalves
Limitação visual
Auto-estima
Auto-conceito
Imagem corporal
Desempenho escolar
Visual impairment
Self-esteem
Self-concept
Body image
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
title_full Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
title_fullStr Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
title_full_unstemmed Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
title_sort Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
author Mota, Susana Gonçalves
author_facet Mota, Susana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Paulo César Azevedo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Susana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Limitação visual
Auto-estima
Auto-conceito
Imagem corporal
Desempenho escolar
Visual impairment
Self-esteem
Self-concept
Body image
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Limitação visual
Auto-estima
Auto-conceito
Imagem corporal
Desempenho escolar
Visual impairment
Self-esteem
Self-concept
Body image
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-06
2013-02-06T00:00:00Z
2021-09-06T08:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34651
TID:201675897
url http://hdl.handle.net/10400.14/34651
identifier_str_mv TID:201675897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131999456198656