Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34651 |
Resumo: | O aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar. |
id |
RCAP_579a347486ff2a340e8e22ca329c3ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceitoLimitação visualAuto-estimaAuto-conceitoImagem corporalDesempenho escolarVisual impairmentSelf-esteemSelf-conceptBody imageSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.The visually impaired student is confronted with various difficulties in their daily lives and challenges to their development and learning in the school context. In this paper, we focus on the school context in order to understand the effect of psychological variables, including self-concept, self-esteem and body image, with this group. Studies suggest that students with visual impairment achieve academic success and knowledge acquisition, when included in inclusive school and taking advantage of available resources. The same shall apply to self-esteem, self-concept and body image. Students with visual limitations have generally good levels of self-esteem, self-concept and body image. Thus, this study seeks to analyze, in our context, if body image, self-esteem and self-concept are related to academic performance of students with visual impairment. The sample consists of 21 students, between 12 and 18 years, being 12 males and 9 females. The results show that there is a positive relationship between self-concept and academic performance of students with visual limitations, which means that, the higher the self-esteem and self-concept, the greater the chance of school success.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Susana Gonçalves2021-09-06T08:00:35Z2013-02-0620122013-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34651TID:201675897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:05.311092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
title |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
spellingShingle |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito Mota, Susana Gonçalves Limitação visual Auto-estima Auto-conceito Imagem corporal Desempenho escolar Visual impairment Self-esteem Self-concept Body image School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
title_full |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
title_fullStr |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
title_full_unstemmed |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
title_sort |
Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito |
author |
Mota, Susana Gonçalves |
author_facet |
Mota, Susana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo César Azevedo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Susana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Limitação visual Auto-estima Auto-conceito Imagem corporal Desempenho escolar Visual impairment Self-esteem Self-concept Body image School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Limitação visual Auto-estima Auto-conceito Imagem corporal Desempenho escolar Visual impairment Self-esteem Self-concept Body image School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-02-06 2013-02-06T00:00:00Z 2021-09-06T08:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/34651 TID:201675897 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/34651 |
identifier_str_mv |
TID:201675897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131999456198656 |