Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Neusa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavadas, Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23003
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados, incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.
id RCAP_579e3e8d6fb8dd6bd9bded470325e70d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básicoEstudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básicoArtigosEste artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados, incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.This paper presents an interdisciplinary lesson study (LS), in which have participated five preservice teachers of Mathematics and Natural Sciences of elementary school. Its aim is to understand the contribution of two cycles of LS to the preservice teachers’ education about interdisciplinary work. The preservice teachers plan, teach and discuss an interdisciplinary didactic proposal structured in science tasks about biodiversity and mathematics tasks related with geometry and measurement and data analysis. The data collection is based on lesson planning documents, guidelines for the work proposal, student productions, audio and photographic records and reflections of the preservice teachers. The interpretative analysis of the data is focused on the preservice teachers’ planning and reflection about students’ learning from two 5th grade classes. The results show that the engagement of preservice teachers in the two cycles of LS contributes to their knowledge about interdisciplinary practices, with a focus on knowledge about the curriculum, teaching strategies, the development of educational resources and students’ learning on Mathematics and Science.APM - Associação de Professores de Matemática2020-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23003por2183-28380872-3915Branco, NeusaCavadas, Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
title Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
Branco, Neusa
Artigos
title_short Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
title_full Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
author Branco, Neusa
author_facet Branco, Neusa
Cavadas, Bento
author_role author
author2 Cavadas, Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Neusa
Cavadas, Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados, incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23003
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544220418768896