Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013 |
id |
RCAP_57a102dd5958f6a2ea0bcb1a20b5b879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/41865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arteWriting learning using the description of works of art in a multilingual contextdidática da línguaescritatexto descritivocontexto multilingueUID/SOC/04647/2013O ensino integrado das artes motiva os alunos e complementa a aquisição de linguagem, permitindo aos alunos beneficiar de experiências interdisciplinares entre linguagem e arte (Haust, 2008). O artigo apresenta um projeto de investigação-ação de natureza inclusiva e transdisciplinar desenvolvido num contexto de diversidade linguística e cultural. Os principais objetivos do estudo foram: (i) desenvolver competências de escrita através da arte em alunos de português língua não materna (PLNM) e (ii) melhorar as competências de escrita em alunos de língua materna, oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos. O programa foi implementado numa turma de 3.º ano do 1º. Ciclo E.B e incidiu na produção escrita de textos descritivos. Os resultados obtidos no pós-teste mostram evoluções globais nas produções. Os textos são mais extensos, com marcadores textuais de macro e microestrutura do texto descritivo. Os alunos L2 evoluíram especialmente na qualidade das produções escritas e no enriquecimento de vocabulário.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNPereira, ÁgataGonçalves, Carolina Maria Dias2018-07-17T22:12:56Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecmpor0120-4823PURE: 4080892http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21062https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:34Zoai:run.unl.pt:10362/41865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:24.202592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte Writing learning using the description of works of art in a multilingual context |
title |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
spellingShingle |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte Pereira, Ágata didática da língua escrita texto descritivo contexto multilingue |
title_short |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
title_full |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
title_fullStr |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
title_full_unstemmed |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
title_sort |
Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte |
author |
Pereira, Ágata |
author_facet |
Pereira, Ágata Gonçalves, Carolina Maria Dias |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Carolina Maria Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ágata Gonçalves, Carolina Maria Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática da língua escrita texto descritivo contexto multilingue |
topic |
didática da língua escrita texto descritivo contexto multilingue |
description |
UID/SOC/04647/2013 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-07-17T22:12:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm |
url |
https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0120-4823 PURE: 4080892 http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21062 https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137937376411648 |