Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ágata
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Carolina Maria Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm
Resumo: UID/SOC/04647/2013
id RCAP_57a102dd5958f6a2ea0bcb1a20b5b879
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/41865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arteWriting learning using the description of works of art in a multilingual contextdidática da línguaescritatexto descritivocontexto multilingueUID/SOC/04647/2013O ensino integrado das artes motiva os alunos e complementa a aquisição de linguagem, permitindo aos alunos beneficiar de experiências interdisciplinares entre linguagem e arte (Haust, 2008). O artigo apresenta um projeto de investigação-ação de natureza inclusiva e transdisciplinar desenvolvido num contexto de diversidade linguística e cultural. Os principais objetivos do estudo foram: (i) desenvolver competências de escrita através da arte em alunos de português língua não materna (PLNM) e (ii) melhorar as competências de escrita em alunos de língua materna, oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos. O programa foi implementado numa turma de 3.º ano do 1º. Ciclo E.B e incidiu na produção escrita de textos descritivos. Os resultados obtidos no pós-teste mostram evoluções globais nas produções. Os textos são mais extensos, com marcadores textuais de macro e microestrutura do texto descritivo. Os alunos L2 evoluíram especialmente na qualidade das produções escritas e no enriquecimento de vocabulário.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNPereira, ÁgataGonçalves, Carolina Maria Dias2018-07-17T22:12:56Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecmpor0120-4823PURE: 4080892http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21062https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:34Zoai:run.unl.pt:10362/41865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:24.202592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
Writing learning using the description of works of art in a multilingual context
title Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
spellingShingle Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
Pereira, Ágata
didática da língua
escrita
texto descritivo
contexto multilingue
title_short Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
title_full Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
title_fullStr Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
title_full_unstemmed Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
title_sort Aprender a escrever em contextos multilingues através da descrição de obras de arte
author Pereira, Ágata
author_facet Pereira, Ágata
Gonçalves, Carolina Maria Dias
author_role author
author2 Gonçalves, Carolina Maria Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ágata
Gonçalves, Carolina Maria Dias
dc.subject.por.fl_str_mv didática da língua
escrita
texto descritivo
contexto multilingue
topic didática da língua
escrita
texto descritivo
contexto multilingue
description UID/SOC/04647/2013
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-07-17T22:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm
url https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0120-4823
PURE: 4080892
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21062
https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137937376411648