O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adam Benedito do Carmo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10039
Resumo: O professor tem buscado superar seus limites, pois incluiralunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em instituições de ensinotem setornado um desafio. A pesquisa apresenta a seguinte temática: Oprofessor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva. A presente investigação tem como objetivo geral,conhecer os desafios que os professores enfrentam no contexto da inclusão de alunosno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campusMacapá-AP, e verificar como os professores assistem os alunos com NEE e concebem a inclusão. Ainda, buscou-se analisar como a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. O estudo tem como participantes35 (trinta e cinco) professores que lecionam no ensino médio profissionalizante. Como metodologia,optou-se por um Estudo de Caso com um método predominantemente qualitativo. O instrumento de abordagem será por meio de uma entrevista semi-estruturada que contemplou os objetivos da dissertação. Os resultados da investigação indicam que os docentes ainda não estão totalmente preparados para atender os alunos com NEEs, devido a uma defasagem de formação inicial. Ainda, conclui-se que, apesar dos desafios para inerir os alunos com NEE na perspectiva da educação inclusiva, os professores demonstraram uma boa receptividade com mesmos e, conseguiram perceber avanços nos discentes a partir das metodologias e avaliações utilizadas. Como medidas sugeridas, propõe-se formação mais especializada e contínua, tanto para os professores do ensino regular, quanto para os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
id RCAP_57a24d72738d6f1b89874046614b660f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus MacapáEducação inclusivaFormação de professoresAlunos com necessidades educacionais especiaisInclusive educationTeachers’ trainingStudents with special educational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO professor tem buscado superar seus limites, pois incluiralunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em instituições de ensinotem setornado um desafio. A pesquisa apresenta a seguinte temática: Oprofessor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva. A presente investigação tem como objetivo geral,conhecer os desafios que os professores enfrentam no contexto da inclusão de alunosno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campusMacapá-AP, e verificar como os professores assistem os alunos com NEE e concebem a inclusão. Ainda, buscou-se analisar como a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. O estudo tem como participantes35 (trinta e cinco) professores que lecionam no ensino médio profissionalizante. Como metodologia,optou-se por um Estudo de Caso com um método predominantemente qualitativo. O instrumento de abordagem será por meio de uma entrevista semi-estruturada que contemplou os objetivos da dissertação. Os resultados da investigação indicam que os docentes ainda não estão totalmente preparados para atender os alunos com NEEs, devido a uma defasagem de formação inicial. Ainda, conclui-se que, apesar dos desafios para inerir os alunos com NEE na perspectiva da educação inclusiva, os professores demonstraram uma boa receptividade com mesmos e, conseguiram perceber avanços nos discentes a partir das metodologias e avaliações utilizadas. Como medidas sugeridas, propõe-se formação mais especializada e contínua, tanto para os professores do ensino regular, quanto para os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).The teacher is seeking to overcome limits, ever since embracing students with Special Education Needs (SEN) in educational institutions has become a challenge. This research presented the following theme: main barriers for the teacher from the perspective of inclusive education. The investigation aimed to understand the difficulties that educators face in the context of inclusion in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), campus Macapá, and also intended to verify how teachers assist students with SEN and how they conceive “inclusion” itself. It was sought to analyze how the initial and continued formation contribute to the development of these professionals. The study counted with 35 (thirty-five) participants. All of them were educators who teach in technical/professionalizing level. As methodology, we opted for case study with a qualitative method, predominantly. The approach instrument was settled through a semi-structured interview that contemplated the dissertation objectives. Research results indicated that teachers are not yet fully prepared to attend students with SEN, due to a lack of initial training. Still, it is concluded that, despite all challenges to bring students with SEN into the perspective of inclusive education, teachers showed a good receptivity and were able to perceive advances in students’ performances based on the chosen methodologies and assessments. As suggested measures, a more specialized and continuous training is proposed, both for teachers of regular education, as well as for the teachers of Specialized Educational Services (SES).Maia, Rui LeandroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSousa, Adam Benedito do Carmo de2021-07-02T15:59:36Z2021-06-252021-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10039TID:202979890pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-27T02:00:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:50.419156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
title O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
spellingShingle O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
Sousa, Adam Benedito do Carmo de
Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos com necessidades educacionais especiais
Inclusive education
Teachers’ training
Students with special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
title_full O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
title_fullStr O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
title_full_unstemmed O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
title_sort O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá
author Sousa, Adam Benedito do Carmo de
author_facet Sousa, Adam Benedito do Carmo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Rui Leandro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adam Benedito do Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos com necessidades educacionais especiais
Inclusive education
Teachers’ training
Students with special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Alunos com necessidades educacionais especiais
Inclusive education
Teachers’ training
Students with special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O professor tem buscado superar seus limites, pois incluiralunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em instituições de ensinotem setornado um desafio. A pesquisa apresenta a seguinte temática: Oprofessor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva. A presente investigação tem como objetivo geral,conhecer os desafios que os professores enfrentam no contexto da inclusão de alunosno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campusMacapá-AP, e verificar como os professores assistem os alunos com NEE e concebem a inclusão. Ainda, buscou-se analisar como a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. O estudo tem como participantes35 (trinta e cinco) professores que lecionam no ensino médio profissionalizante. Como metodologia,optou-se por um Estudo de Caso com um método predominantemente qualitativo. O instrumento de abordagem será por meio de uma entrevista semi-estruturada que contemplou os objetivos da dissertação. Os resultados da investigação indicam que os docentes ainda não estão totalmente preparados para atender os alunos com NEEs, devido a uma defasagem de formação inicial. Ainda, conclui-se que, apesar dos desafios para inerir os alunos com NEE na perspectiva da educação inclusiva, os professores demonstraram uma boa receptividade com mesmos e, conseguiram perceber avanços nos discentes a partir das metodologias e avaliações utilizadas. Como medidas sugeridas, propõe-se formação mais especializada e contínua, tanto para os professores do ensino regular, quanto para os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02T15:59:36Z
2021-06-25
2021-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10039
TID:202979890
url http://hdl.handle.net/10284/10039
identifier_str_mv TID:202979890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130334751621120