As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, Susana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Maria Alfredo, Esteves, Carla Hiolanda, Vieira, Diana A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84208
Resumo: O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.
id RCAP_57a423a0ec6ea22b13909b16d25415f9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperanteExperiences and perceptions of participants in initial teacher education: the cooperating teacherExpériences vécues et perceptions des agents de la formation initiale de professeurs: le tuteur de stageSupervisor cooperanteVivênciasPercepçõesExperiencesPerceptionsCooperating teacherExpériences vécuesTuteursStageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.This paper studies the experiences of cooperating teachers regarding the supervision of student teachers in their practicum year. A study was conducted with 155 cooperating teachers that have cooperated with four public universities in the school year of 2007/8. Their experience was studied with the instrument Inventory of Experiences and Perceptions of the Cooperating Teacher (IVPS in portuguese - Esteves, Caires & Moreira, 2008). This instrument has 77 items and assesses three central domains of the cooperating teachers’ experiences: i) benefits, ii) personal impact, and iii) difficulties in the adaptation to the supervisory tasks. It is our aim to investigate the extent in which the variables ‘Scientific domain’, ‘Teaching years’, ‘Supervisory experience’, and ‘Specialized training in supervision’ differentiate the experiences and perceptions of the participants. Data collected point out the lack of impact of the first three variables and to the influence of the last in the experiences and perceptions of the cooperating teachers.Cet article se centre sur les expériences personnelles vécues par les tuteurs de stage, au niveau du processus d’accompagnement des stages pédagogiques. Celui-ci présente une étude qui a impliqué 155 tuteurs qui ont collaboré, au long de l’année scolaire 2007/08, avec quatre universités publiques portugaises et dont les expériences ont été évaluées par l’Inventaire d’Expériences Personnelles et Perceptions du Tuteur (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). Cet inventaire, ayant un total de 77 items, évalue 3 importants domaines des expériences des tuteurs de stage, dans les écoles: i) les bénéfices ; ii) l’impact personnel et iii) les difficultés d’adaptation aux tâches liées à la supervision. Comme objectif, nous voulons vérifier si les variables « Domaine scientifique », « Années de travail enseignant», « Années d’expérience comme tuteur » et « Formation spécialisée en supervision » influencent les expériences personnelles et les perceptions des tuteurs participants. Les données recueillies indiquent que les trois premières variables ne sont pas influentes alors que la dernière l’est, effectivement.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoCaires, SusanaMoreira, Maria AlfredoEsteves, Carla HiolandaVieira, Diana A.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84208porCaires, S., Moreira, M. A., Esteves, C. H., & Vieira, D. (2011). As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Revista Portuguesa de Educação, 24(2), 59–79. https://doi.org/10.21814/rpe.30290871-918710.21814/rpe.3029https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3029info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:43.952288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
Experiences and perceptions of participants in initial teacher education: the cooperating teacher
Expériences vécues et perceptions des agents de la formation initiale de professeurs: le tuteur de stage
title As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
spellingShingle As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
Caires, Susana
Supervisor cooperante
Vivências
Percepções
Experiences
Perceptions
Cooperating teacher
Expériences vécues
Tuteurs
Stage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
title_full As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
title_fullStr As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
title_full_unstemmed As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
title_sort As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
author Caires, Susana
author_facet Caires, Susana
Moreira, Maria Alfredo
Esteves, Carla Hiolanda
Vieira, Diana A.
author_role author
author2 Moreira, Maria Alfredo
Esteves, Carla Hiolanda
Vieira, Diana A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires, Susana
Moreira, Maria Alfredo
Esteves, Carla Hiolanda
Vieira, Diana A.
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisor cooperante
Vivências
Percepções
Experiences
Perceptions
Cooperating teacher
Expériences vécues
Tuteurs
Stage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Supervisor cooperante
Vivências
Percepções
Experiences
Perceptions
Cooperating teacher
Expériences vécues
Tuteurs
Stage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84208
url https://hdl.handle.net/1822/84208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caires, S., Moreira, M. A., Esteves, C. H., & Vieira, D. (2011). As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Revista Portuguesa de Educação, 24(2), 59–79. https://doi.org/10.21814/rpe.3029
0871-9187
10.21814/rpe.3029
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132577081065472