As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84208 |
Resumo: | O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes. |
id |
RCAP_57a423a0ec6ea22b13909b16d25415f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperanteExperiences and perceptions of participants in initial teacher education: the cooperating teacherExpériences vécues et perceptions des agents de la formation initiale de professeurs: le tuteur de stageSupervisor cooperanteVivênciasPercepçõesExperiencesPerceptionsCooperating teacherExpériences vécuesTuteursStageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.This paper studies the experiences of cooperating teachers regarding the supervision of student teachers in their practicum year. A study was conducted with 155 cooperating teachers that have cooperated with four public universities in the school year of 2007/8. Their experience was studied with the instrument Inventory of Experiences and Perceptions of the Cooperating Teacher (IVPS in portuguese - Esteves, Caires & Moreira, 2008). This instrument has 77 items and assesses three central domains of the cooperating teachers’ experiences: i) benefits, ii) personal impact, and iii) difficulties in the adaptation to the supervisory tasks. It is our aim to investigate the extent in which the variables ‘Scientific domain’, ‘Teaching years’, ‘Supervisory experience’, and ‘Specialized training in supervision’ differentiate the experiences and perceptions of the participants. Data collected point out the lack of impact of the first three variables and to the influence of the last in the experiences and perceptions of the cooperating teachers.Cet article se centre sur les expériences personnelles vécues par les tuteurs de stage, au niveau du processus d’accompagnement des stages pédagogiques. Celui-ci présente une étude qui a impliqué 155 tuteurs qui ont collaboré, au long de l’année scolaire 2007/08, avec quatre universités publiques portugaises et dont les expériences ont été évaluées par l’Inventaire d’Expériences Personnelles et Perceptions du Tuteur (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). Cet inventaire, ayant un total de 77 items, évalue 3 importants domaines des expériences des tuteurs de stage, dans les écoles: i) les bénéfices ; ii) l’impact personnel et iii) les difficultés d’adaptation aux tâches liées à la supervision. Comme objectif, nous voulons vérifier si les variables « Domaine scientifique », « Années de travail enseignant», « Années d’expérience comme tuteur » et « Formation spécialisée en supervision » influencent les expériences personnelles et les perceptions des tuteurs participants. Les données recueillies indiquent que les trois premières variables ne sont pas influentes alors que la dernière l’est, effectivement.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoCaires, SusanaMoreira, Maria AlfredoEsteves, Carla HiolandaVieira, Diana A.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84208porCaires, S., Moreira, M. A., Esteves, C. H., & Vieira, D. (2011). As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Revista Portuguesa de Educação, 24(2), 59–79. https://doi.org/10.21814/rpe.30290871-918710.21814/rpe.3029https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3029info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:43.952288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante Experiences and perceptions of participants in initial teacher education: the cooperating teacher Expériences vécues et perceptions des agents de la formation initiale de professeurs: le tuteur de stage |
title |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
spellingShingle |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante Caires, Susana Supervisor cooperante Vivências Percepções Experiences Perceptions Cooperating teacher Expériences vécues Tuteurs Stage Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
title_full |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
title_fullStr |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
title_full_unstemmed |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
title_sort |
As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante |
author |
Caires, Susana |
author_facet |
Caires, Susana Moreira, Maria Alfredo Esteves, Carla Hiolanda Vieira, Diana A. |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maria Alfredo Esteves, Carla Hiolanda Vieira, Diana A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, Susana Moreira, Maria Alfredo Esteves, Carla Hiolanda Vieira, Diana A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisor cooperante Vivências Percepções Experiences Perceptions Cooperating teacher Expériences vécues Tuteurs Stage Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Supervisor cooperante Vivências Percepções Experiences Perceptions Cooperating teacher Expériences vécues Tuteurs Stage Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis “Área científica”, “Anos de serviço”, “Tempo de supervisão” e “Formação específica em supervisão” diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84208 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caires, S., Moreira, M. A., Esteves, C. H., & Vieira, D. (2011). As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Revista Portuguesa de Educação, 24(2), 59–79. https://doi.org/10.21814/rpe.3029 0871-9187 10.21814/rpe.3029 https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132577081065472 |