Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria do Céu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1209
Resumo: A dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos.
id RCAP_9b294642168edaab48309913adf693ad
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusivaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAPRENDIZAGEM COOPERATIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSCOOPERATIVE LEARNINGA dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos.The dissertation focused on inclusive educational differentiation, specifically in a group/ class with different years of schooling, with different learning, and students wit h Special Educational Needs (SEN) and cognitive behavioral in nature, aimi ng to provide an alternative to the problem. The teachers hold class and special education cooperative, planned and implemented this study, whose point of departure was to promote pe rsonal and social development, based on a book belonging to the National Reading Plan (NLP). Cooperative structures have been developed to improve behavior and learning in all students and especially for pupils with SEN. In this process of observation and reflection, the experience was conceptualized and analyzed with the aim of contributing to the change. Data analysis of individual work and group of students, where inferred more help, autonomy, responsibility, involvement and interest, the activities allo wed us to verify that the targets were mostly achieved. The present study indicates a decrease in behavioral conflict, contributing to a climate of mutual encompassing all students, where knowledge sharing assisted for improving the learning of all.2011-05-31T13:43:34Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1209porCarvalho, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:27.518636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
title Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
spellingShingle Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
Carvalho, Maria do Céu
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
COOPERATIVE LEARNING
title_short Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
title_full Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
title_fullStr Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
title_full_unstemmed Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
title_sort Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
author Carvalho, Maria do Céu
author_facet Carvalho, Maria do Céu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
COOPERATIVE LEARNING
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
COOPERATIVE LEARNING
description A dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-05-31T13:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1209
url http://hdl.handle.net/10437/1209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231537856512