Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1209 |
Resumo: | A dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos. |
id |
RCAP_9b294642168edaab48309913adf693ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusivaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAPRENDIZAGEM COOPERATIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSCOOPERATIVE LEARNINGA dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos.The dissertation focused on inclusive educational differentiation, specifically in a group/ class with different years of schooling, with different learning, and students wit h Special Educational Needs (SEN) and cognitive behavioral in nature, aimi ng to provide an alternative to the problem. The teachers hold class and special education cooperative, planned and implemented this study, whose point of departure was to promote pe rsonal and social development, based on a book belonging to the National Reading Plan (NLP). Cooperative structures have been developed to improve behavior and learning in all students and especially for pupils with SEN. In this process of observation and reflection, the experience was conceptualized and analyzed with the aim of contributing to the change. Data analysis of individual work and group of students, where inferred more help, autonomy, responsibility, involvement and interest, the activities allo wed us to verify that the targets were mostly achieved. The present study indicates a decrease in behavioral conflict, contributing to a climate of mutual encompassing all students, where knowledge sharing assisted for improving the learning of all.2011-05-31T13:43:34Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1209porCarvalho, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:27.518636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
title |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
spellingShingle |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva Carvalho, Maria do Céu EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS APRENDIZAGEM COOPERATIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS COOPERATIVE LEARNING |
title_short |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
title_full |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
title_fullStr |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
title_sort |
Aprendizagem Cooperativa : um contributo para a diferenciação pedagógica inclusiva |
author |
Carvalho, Maria do Céu |
author_facet |
Carvalho, Maria do Céu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS APRENDIZAGEM COOPERATIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS COOPERATIVE LEARNING |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS APRENDIZAGEM COOPERATIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS COOPERATIVE LEARNING |
description |
A dissertação incidiu na diferenciação pedagógica inclusiva, especificamente, num grupo/turma com diferentes anos de escolaridade, com aprendizagens diferentes, e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de índole comportamental e cognitivo, tendo como objectivo constituir alternativa ao problema. As professoras titulares de turma e de educação especial, em cooperação, planificaram e implementaram este estudo, cujo ponto de partida consistia em promover o desenvolvimento pessoal e social, tendo por base um livro pertencente ao Plano Nacional de Leitura (PNL). Foram desenvolvidas estruturas cooperativas de forma a melhorar comportamentos e aprendizagens em todos os alunos e em especial dos alunos com NEE. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objectivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho individual e de grupo dos alunos, onde se inferiu uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse, pelas actividades, permitiu-nos verificar que os objectivos foram alcançados na sua maioria O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-05-31T13:43:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1209 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554325533097984 |