Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72614 |
Resumo: | O projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias, foi desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em Portugal, numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, e adveio do interesse do grupo de crianças pela música e pela audição de histórias. O objetivo principal do projeto centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a música e com as histórias no sentido de promover competências nas áreas da música e da linguagem. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas. |
id |
RCAP_57d4c14250ccc094eff22e518e0c9567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando históriasMusic and word in kindergarten: learning by singing storiesMúsica e livrosHistóriasCriançasEducação pré-escolarMusic and booksStoriesChildrenPreschool educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias, foi desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em Portugal, numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, e adveio do interesse do grupo de crianças pela música e pela audição de histórias. O objetivo principal do projeto centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a música e com as histórias no sentido de promover competências nas áreas da música e da linguagem. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas.The project Music and Word in Kindergarten: Learning by Singing Stories was developed in the context of the Pedagogical Intervention of the Master's Degree in Pre school Education in Portugal, in a four-year-old kindergarten class, and came from the interest of the group of children in music and listening to stories. The main objective of the project was centred on the development of activities related to music and stories in order to promote skills in the areas of music and language. As regards the methodological options, action research was essentially used. The instruments for gathering information focused mainly on observation, field notes, photographic, audio and audiovisual recordings. During the activities, the group was always very committed and motivated to the construction of new learning, both in terms of vocabulary, language development, imagination and creativity, and in terms of cognitive, affective and psychomotor development, showing a genuine interest in stories and music. This intervention promoted co-operation between the Kindergarten and the family, with the active participation of the parents being truly fundamental. Throughout the project, the theme provided a rich sharing of experiences and discoveries for all involved.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Open Access PublishingUniversidade do MinhoFreitas, Virginie Almeida deRibeiro, António José Pacheco2021-04-302021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72614porFreitas, V. A. de, e Ribeiro, A. J. P. Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 4, pp. 362–374, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i4.9702675-337510.51891/rease.v7i4.970https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/970info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:19.472371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias Music and word in kindergarten: learning by singing stories |
title |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
spellingShingle |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias Freitas, Virginie Almeida de Música e livros Histórias Crianças Educação pré-escolar Music and books Stories Children Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
title_full |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
title_fullStr |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
title_full_unstemmed |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
title_sort |
Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
author |
Freitas, Virginie Almeida de |
author_facet |
Freitas, Virginie Almeida de Ribeiro, António José Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António José Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Virginie Almeida de Ribeiro, António José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e livros Histórias Crianças Educação pré-escolar Music and books Stories Children Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Música e livros Histórias Crianças Educação pré-escolar Music and books Stories Children Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias, foi desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em Portugal, numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, e adveio do interesse do grupo de crianças pela música e pela audição de histórias. O objetivo principal do projeto centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a música e com as histórias no sentido de promover competências nas áreas da música e da linguagem. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 2021-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/72614 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/72614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freitas, V. A. de, e Ribeiro, A. J. P. Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 4, pp. 362–374, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i4.970 2675-3375 10.51891/rease.v7i4.970 https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Open Access Publishing |
publisher.none.fl_str_mv |
Open Access Publishing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132764691234816 |