A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77820 |
Resumo: | Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música. |
id |
RCAP_91110abbdcb77811ec6b2fad762a4d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprenderMusic and emotions in kindergarten: feeling for learningEducação Pré-EscolarEmoçõesMúsicaPreschool educationEmotionsMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.This article describes the realization of a project of pedagogical intervention, under the title: Music and Emotions in Kindergarten: Feeling in order to learn, developed in the framework of the Masters Degree in Pre-School Education of the Institute of Education of the University of Minho. In the scope of this project, questions related to music and emotions in the context of Kindergarten are discussed. The main objective was to answer the question: does music convey emotions? and contemplated the following specific objectives: (i) deepen knowledge about emotions; (ii) develop interest in music; (iii) present various styles of music;(iv) understand if music transmits emotions; (v) find out what kind of emotions a certain song transmits. The research methodology used focused on action research, as it is a qualitative methodology that enables continuous work in which observation, research and focus provide an improvement in practice. The data collection tools used were: direct observation, documentation, photographic records and the children's productions. The objectives outlined at the beginning of this project were successfully achieved, because through the analysis and reflection of the activities and the children's productions, we understand that they were able to name the emotions they were feeling, the emotions that their colleagues felt and show a great interest in music.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.Universidade do MinhoMartins, Vânia Sofia RodriguesPacheco, António2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77820porMartins, V. S. R., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, nº 2, pp. 11494-11507.2525-876110.34117/bjdv8n2-201https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:46.762845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender Music and emotions in kindergarten: feeling for learning |
title |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
spellingShingle |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender Martins, Vânia Sofia Rodrigues Educação Pré-Escolar Emoções Música Preschool education Emotions Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
title_full |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
title_fullStr |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
title_full_unstemmed |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
title_sort |
A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
author |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues |
author_facet |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues Pacheco, António |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vânia Sofia Rodrigues Pacheco, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Emoções Música Preschool education Emotions Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Educação Pré-Escolar Emoções Música Preschool education Emotions Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02 2022-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77820 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, V. S. R., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, nº 2, pp. 11494-11507. 2525-8761 10.34117/bjdv8n2-201 https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132996772560896 |