A iniciação ao piano em Portugal: estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Raquel Beatriz de Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7484
Resumo: A presente investigação compara as abordagens dos professores portugueses e de Leste ao primeiro ano de iniciação ao Piano em Portugal. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a oito docentes, focando as temáticas da primeira aula, competências, audições e avaliação. Identificaram-se as actividades desenvolvidas na primeira aula, as competências a adquirir consideradas essenciais pelos docentes, o modo como é explicada a postura da mão, bem como os exercícios que introduzem a utilização do peso do braço. Identificouse ainda a propensão dos docentes para incluir os alunos em audições como executantes e os motivos subjacentes a tal propensão. Finalmente, identificouse a opinião dos docentes relativamente à importância que a avaliação tem para o aluno, e ao grau de dificuldade inerente à aplicação dos critérios de avaliação no nível de ensino em causa. Os resultados obtidos levam a concluir que existe uma significativa aproximação entre aquelas abordagens, tanto no que se refere a práticas como a concepções.
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