"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sónia Bastos Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9389
Resumo: Este Projecto Educativo enquadra-se na temática da pedagogia do piano, especificamente na fase da iniciação com crianças em idade pré-escolar (i.e., idades entre os quatro e os seis anos). Existem vários estudos sobre o ensino instrumental dedicado a esta faixa etária, mas não no caso específico de Portugal. Por isso, este trabalho pretende fazer um diagnóstico à realidade pedagógica portuguesa no domínio da iniciação ao piano em crianças pequenas, bem como identificar oportunidades de melhoria às metodologias usadas. Para tal, foi realizado um inquérito a professores de piano em Portugal, para investigar as suas principais linhas de actuação no domínio da pedagogia das iniciações com crianças. Como resultado final foi feita uma reflexão sobre a forma de trabalhar portuguesa neste domínio e proposto um conjunto de linhas orientadoras para a subsequente elaboração de um método de iniciação ao piano em português destinado a crianças em idade pré-escolar, que harmonize as boas práticas existentes na literatura com as necessidades sentidas pelos professores de piano em Portugal actualmente.
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