"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9389 |
Resumo: | Este Projecto Educativo enquadra-se na temática da pedagogia do piano, especificamente na fase da iniciação com crianças em idade pré-escolar (i.e., idades entre os quatro e os seis anos). Existem vários estudos sobre o ensino instrumental dedicado a esta faixa etária, mas não no caso específico de Portugal. Por isso, este trabalho pretende fazer um diagnóstico à realidade pedagógica portuguesa no domínio da iniciação ao piano em crianças pequenas, bem como identificar oportunidades de melhoria às metodologias usadas. Para tal, foi realizado um inquérito a professores de piano em Portugal, para investigar as suas principais linhas de actuação no domínio da pedagogia das iniciações com crianças. Como resultado final foi feita uma reflexão sobre a forma de trabalhar portuguesa neste domínio e proposto um conjunto de linhas orientadoras para a subsequente elaboração de um método de iniciação ao piano em português destinado a crianças em idade pré-escolar, que harmonize as boas práticas existentes na literatura com as necessidades sentidas pelos professores de piano em Portugal actualmente. |
id |
RCAP_23ab471b972cdbf7da07c9cd87d0bf03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em PortugalEducação musicalEducação pré-escolarDesenvolvimento das criançasMétodos pedagógicosPianoEste Projecto Educativo enquadra-se na temática da pedagogia do piano, especificamente na fase da iniciação com crianças em idade pré-escolar (i.e., idades entre os quatro e os seis anos). Existem vários estudos sobre o ensino instrumental dedicado a esta faixa etária, mas não no caso específico de Portugal. Por isso, este trabalho pretende fazer um diagnóstico à realidade pedagógica portuguesa no domínio da iniciação ao piano em crianças pequenas, bem como identificar oportunidades de melhoria às metodologias usadas. Para tal, foi realizado um inquérito a professores de piano em Portugal, para investigar as suas principais linhas de actuação no domínio da pedagogia das iniciações com crianças. Como resultado final foi feita uma reflexão sobre a forma de trabalhar portuguesa neste domínio e proposto um conjunto de linhas orientadoras para a subsequente elaboração de um método de iniciação ao piano em português destinado a crianças em idade pré-escolar, que harmonize as boas práticas existentes na literatura com as necessidades sentidas pelos professores de piano em Portugal actualmente.This Educational Project is based on the theme of Piano Pedagogy, especially in the beginning phase of pre-school children (i.e., between four and six years of age). Various studies about instrumental teaching dedicated to this age level exist, but not in the specific case of Portugal. Thus, this work proposes to make a diagnostic of the Portuguese pedagogical reality in the dominion of beginning piano for little children, as well as to identify opportunities for better use of the methodologies employed. For this, a questionnaire was done with piano professors in Portugal, in order to investigate their principal lines of action in the dominion of beginning pedagogy with children. As a final result, a reflection on the Portuguese way of working in this dominion was made and a proposal of a series of guidelines for the subsequent elaboration of a beginning piano method in Portuguese for children of pre-school age, which harmonizes existing good practices from the literature with the needs currently felt by piano professors in Portugal, was given.Universidade de Aveiro2012-12-06T12:57:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9389porAlmeida, Sónia Bastos Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:58Zoai:ria.ua.pt:10773/9389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:13.631231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
title |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
spellingShingle |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal Almeida, Sónia Bastos Gomes de Educação musical Educação pré-escolar Desenvolvimento das crianças Métodos pedagógicos Piano |
title_short |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
title_full |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
title_fullStr |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
title_full_unstemmed |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
title_sort |
"Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal |
author |
Almeida, Sónia Bastos Gomes de |
author_facet |
Almeida, Sónia Bastos Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sónia Bastos Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Educação pré-escolar Desenvolvimento das crianças Métodos pedagógicos Piano |
topic |
Educação musical Educação pré-escolar Desenvolvimento das crianças Métodos pedagógicos Piano |
description |
Este Projecto Educativo enquadra-se na temática da pedagogia do piano, especificamente na fase da iniciação com crianças em idade pré-escolar (i.e., idades entre os quatro e os seis anos). Existem vários estudos sobre o ensino instrumental dedicado a esta faixa etária, mas não no caso específico de Portugal. Por isso, este trabalho pretende fazer um diagnóstico à realidade pedagógica portuguesa no domínio da iniciação ao piano em crianças pequenas, bem como identificar oportunidades de melhoria às metodologias usadas. Para tal, foi realizado um inquérito a professores de piano em Portugal, para investigar as suas principais linhas de actuação no domínio da pedagogia das iniciações com crianças. Como resultado final foi feita uma reflexão sobre a forma de trabalhar portuguesa neste domínio e proposto um conjunto de linhas orientadoras para a subsequente elaboração de um método de iniciação ao piano em português destinado a crianças em idade pré-escolar, que harmonize as boas práticas existentes na literatura com as necessidades sentidas pelos professores de piano em Portugal actualmente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-12-06T12:57:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9389 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514547576832 |