O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26017 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo estudar a influência das ações promocionais que decorrem no ponto de venda no comportamento do consumidor. Nesse sentido, foi aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de consumidores Portugueses constituída por 301 respostas válidas e os dados foram analisados quantitativamente utilizando o software estatístico IBM Statistical Package for the Social Sciences (versão 20). Os resultados demonstraram que as ações promocionais mais atrativas para o consumidor são a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto, e que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. Os resultados também evidenciaram que a influência das ações promocionais no comportamento do consumidor difere consoante o seu perfil sociodemográfico e psicográfico. |
id |
RCAP_57de19de7a5a3754066b9845124d237d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de VendaTrade marketingAção promocionalComportamento do consumidorNotoriedade espontâneaO presente artigo tem como objetivo estudar a influência das ações promocionais que decorrem no ponto de venda no comportamento do consumidor. Nesse sentido, foi aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de consumidores Portugueses constituída por 301 respostas válidas e os dados foram analisados quantitativamente utilizando o software estatístico IBM Statistical Package for the Social Sciences (versão 20). Os resultados demonstraram que as ações promocionais mais atrativas para o consumidor são a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto, e que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. Os resultados também evidenciaram que a influência das ações promocionais no comportamento do consumidor difere consoante o seu perfil sociodemográfico e psicográfico.The paper aims to study the influence of the various promotional actions that take place at the point of sale on consumer behavior. In this sense, a quantitative research was conducted by applying a questionnaire to a sample of Portuguese customers. Collected data (301 valid responses) were quantitatively analysed in IBM Statistical Package for the Social Sciences (V.20). The results showed that the most attractive promotional actions for consumer are price reduction, banded packs and free product samples and discount vouchers; and that consumer behavior is influenced during and after the occurrence of the promotional action. The results also showed that the influence of promotional actions on consumer behavior differs according to the consumer's sociodemographic and psychographic profile.2019-05-10T10:06:59Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26017por2182-9306Filipe, SandraRocha, AnabelaVilhena, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:19Zoai:ria.ua.pt:10773/26017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:05.757287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
title |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
spellingShingle |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda Filipe, Sandra Trade marketing Ação promocional Comportamento do consumidor Notoriedade espontânea |
title_short |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
title_full |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
title_fullStr |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
title_full_unstemmed |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
title_sort |
O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda |
author |
Filipe, Sandra |
author_facet |
Filipe, Sandra Rocha, Anabela Vilhena, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Anabela Vilhena, Diana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Sandra Rocha, Anabela Vilhena, Diana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trade marketing Ação promocional Comportamento do consumidor Notoriedade espontânea |
topic |
Trade marketing Ação promocional Comportamento do consumidor Notoriedade espontânea |
description |
O presente artigo tem como objetivo estudar a influência das ações promocionais que decorrem no ponto de venda no comportamento do consumidor. Nesse sentido, foi aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de consumidores Portugueses constituída por 301 respostas válidas e os dados foram analisados quantitativamente utilizando o software estatístico IBM Statistical Package for the Social Sciences (versão 20). Os resultados demonstraram que as ações promocionais mais atrativas para o consumidor são a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto, e que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. Os resultados também evidenciaram que a influência das ações promocionais no comportamento do consumidor difere consoante o seu perfil sociodemográfico e psicográfico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01T00:00:00Z 2018-06 2019-05-10T10:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26017 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137644780716032 |