Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Guerra, Teresa M., Fernandes, Luísa, Roque, Paula, Antunes, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4676
Resumo: Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.
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spelling Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e validaçãoAutonomia profissional,Desenvolvimento profissional dos professoresEstudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala foram analisados quanto à fidelidade e à validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de seis factores específicos, para além de um factor geral, relativos à multidimensionalidade do construto autonomia profissional dos professores. A variância explicada pelo conjunto dos seis factores atingiu 64.56% da variância total dos resultados. Os coeficientes de consistência interna mostraram-se muito elevados, para os diferentes factores e para variados grupos de pertença. Os índices de validade externa apresentaram-se muito satisfatórios. Os resultados mostraram-se de acordo com os posicionamentos teóricos existentes, quer acerca da autonomia profissional (Friedman, 1999) quer no âmbito da perspectiva psicométrica da avaliação psicológica.This study systematises the processes undertaken in the construction of the so-called Teachers’ Professional Autonomy Evaluation Scale (EAP). The results obtained in the 32 items of this scale were analysed regarding construct and external reliability and validity. Factorial analysis of the main components with varimax rotation revealed the presence of six specific factors, besides one general factor, concerning the multidimensionality of the construct teachers’ professional autonomy. The variance explained by the set of six factors reached 64.56% of the total variance of results. The internal consistency coefficients were very high, for the different factors and for different groups. The indexes of external validity were very satisfactory. Results were in accordance with the existing theoretical positions, regarding both professional autonomy (Friedman, 1999) and the psychometric perspective of psychological evaluation.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesGuerra, Teresa M.Fernandes, LuísaRoque, PaulaAntunes, Júlia2011-12-20T14:54:43Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4676porRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:15.457929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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