O desenvolvimento profissional do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429 |
Resumo: | Este trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor. |
id |
UEPG-31_2e8902fd70784c64323fd094ed988952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1429 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento profissional do professorformação do professordesenvolvimento profissional do professorautonomia de professoresEste trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429/1074de Camargo, Eliana Nardelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:45:46Zoai:uepg.br:article/1429Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:45:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional do professor |
title |
O desenvolvimento profissional do professor |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional do professor de Camargo, Eliana Nardelli formação do professor desenvolvimento profissional do professor autonomia de professores |
title_short |
O desenvolvimento profissional do professor |
title_full |
O desenvolvimento profissional do professor |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional do professor |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional do professor |
title_sort |
O desenvolvimento profissional do professor |
author |
de Camargo, Eliana Nardelli |
author_facet |
de Camargo, Eliana Nardelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Camargo, Eliana Nardelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do professor desenvolvimento profissional do professor autonomia de professores |
topic |
formação do professor desenvolvimento profissional do professor autonomia de professores |
description |
Este trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429/1074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495006724096 |