O desenvolvimento profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Camargo, Eliana Nardelli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429
Resumo: Este trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor.
id UEPG-31_2e8902fd70784c64323fd094ed988952
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1429
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento profissional do professorformação do professordesenvolvimento profissional do professorautonomia de professoresEste trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429/1074de Camargo, Eliana Nardelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:45:46Zoai:uepg.br:article/1429Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:45:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento profissional do professor
title O desenvolvimento profissional do professor
spellingShingle O desenvolvimento profissional do professor
de Camargo, Eliana Nardelli
formação do professor
desenvolvimento profissional do professor
autonomia de professores
title_short O desenvolvimento profissional do professor
title_full O desenvolvimento profissional do professor
title_fullStr O desenvolvimento profissional do professor
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional do professor
title_sort O desenvolvimento profissional do professor
author de Camargo, Eliana Nardelli
author_facet de Camargo, Eliana Nardelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Camargo, Eliana Nardelli
dc.subject.por.fl_str_mv formação do professor
desenvolvimento profissional do professor
autonomia de professores
topic formação do professor
desenvolvimento profissional do professor
autonomia de professores
description Este trabalho explora relevantes aspectos relativos ao desenvolvimento profissional do professor. Nosso objetivo foi o de explicitar como os programas de formação continuada, dirigidos a professores podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas. Os temas abordados foram analisados pelos diversos autores indicados durante o curso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, em 2004, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). As respostas obtidas nesta pesquisa podem contribuir para que constatemos a presença ou ausência de elementos que acreditamos essenciais nesses programas. Consideramos que há mais de um caminho para se promover o desenvolvimento do professor, e sua escolha vai depender do perfil de professor que se pretende formar. Foram analisados três perfis, aos quais se relacionaram diferentes possibilidades de construção da autonomia. Embora objetivar a construção da autonomia profissional mostre-se fundamental, concluímos que o mais importante elemento a ser incluído nos referidos programas é a intensa preocupação com o desenvolvimento do auto-conhecimento do professor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1429/1074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495006724096