Metodologias de ensino na aprendizagem do futsal: método analítico ou global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Artur Jorge da Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6556
Resumo: O estudo teve como principal objetivo verificar qual destes dois modelos Analítico ou Global contribui mais para o melhoramento das habilidades motoras específicas e compreensão do jogo de futsal na escola. Pretende-se averiguar a evolução da aprendizagem das turmas do 6º ano A; B; C e D da Escola Básica e Secundária de São João de Pesqueira, na Unidade Didática de Futsal. Participaram no estudo o grupo I com trinta e nove alunos na sua totalidade, composto pelas turmas do 6º A e C, que iniciaram a sua aprendizagem baseando-se no jogo (método global). Em simultâneo, o grupo II, com trinta e nove alunos na sua totalidade composto pelas Turmas do 6º B e D, iniciaram a sua aprendizagem baseando-se na técnica (método analítico).Os resultados obtidos demostraram que independentemente do método de ensino aplicados aos grupos, todos os alunos de uma forma ou outra conseguiram evoluir as habilidades técnicas e obter um conhecimento prévio sobre os aspetos táticos do jogo. No entanto o que se verificou através deste estudo foi que a nível de movimentações técnicas o grupo I obteve uma evolução mais significativa nomeadamente na desmarcação e na marcação individual. A nível dos gestos técnicos, o grupo II apresenta índices de uma maior evolução, no que diz respeito ao passe, receção, condução de bola e na finalização. Num contexto global, a diferença de evolução entre os dois grupos é pouco significativa com 0,04 valores. Tendo o grupo II obtido, uma média de evolução de 0,76 valores e o grupo I, uma média de evolução de 0,72 valores. Podemos assim dizer que o presente estudo nos leva a concluir que os dois métodos nestas idades e em ambiente escolar, podem e devem ser utlizados em conjunto, o analítico contribuindo no aperfeiçoamento dos gestos mais técnicos e o global para uma maior visão de jogo e uma maior movimentação tática.
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