Futsal: manual prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poço, Hélder de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8009
Resumo: O presente estudo, como primeiro capítulo, foca-se, particularmente, num trabalho de observação e intervenção de dois anos de escolaridade (10º e 11º), inseridos num Agrupamento de Escolas do Distrito de Vila Real. Inicialmente, será feita uma análise dos dados recolhidos, com o intuito de se elaborar uma planificação anual. Neste seguimento, foi, ainda, dado especial ênfase, às expectativas iniciais, tendo em conta a adaptabilidade de estratégias adotadas, indo ao encontro de inovações criativas e dinâmicas, promovendo o profissionalismo enquanto professor de Educação Física. No segundo capítulo, achou-se pertinente começar por uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as abordagens tradicionais até às novas abordagens do ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, tendo sempre mais em foco a modalidade de Futsal. Posteriormente, e como uma alternativa às metodologias tradicionais, apresenta-se uma proposta de exercícios com base nos jogos condicionados, seguindo as ideias da Metodologia Estruturalista. É, neste contexto, que o principal objetivo, é provocar nos profissionais um pensamento reflexivo, crítico e analista acerca das metodologias de ensino adotadas na realidade escolar.
id RCAP_add3b4ded53f80841291a1e99a8afec3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Futsal: manual práticoFutebol de salãoRelatóriosEstágiosAlunosFutsalAbordagens metodológicasJogos condicionadosO presente estudo, como primeiro capítulo, foca-se, particularmente, num trabalho de observação e intervenção de dois anos de escolaridade (10º e 11º), inseridos num Agrupamento de Escolas do Distrito de Vila Real. Inicialmente, será feita uma análise dos dados recolhidos, com o intuito de se elaborar uma planificação anual. Neste seguimento, foi, ainda, dado especial ênfase, às expectativas iniciais, tendo em conta a adaptabilidade de estratégias adotadas, indo ao encontro de inovações criativas e dinâmicas, promovendo o profissionalismo enquanto professor de Educação Física. No segundo capítulo, achou-se pertinente começar por uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as abordagens tradicionais até às novas abordagens do ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, tendo sempre mais em foco a modalidade de Futsal. Posteriormente, e como uma alternativa às metodologias tradicionais, apresenta-se uma proposta de exercícios com base nos jogos condicionados, seguindo as ideias da Metodologia Estruturalista. É, neste contexto, que o principal objetivo, é provocar nos profissionais um pensamento reflexivo, crítico e analista acerca das metodologias de ensino adotadas na realidade escolar.The present study, as a first chapter, focuses, in particular, on observation and intervention of two years of schooling (10th and 11th), inserted in a School Grouping of the Vila Real District. Initially an analysis of the collected data will be made, with the intention of elaborating an annual planning. In this follow-up, special emphasis was also placed on initial expectations, taking into account the adaptability of strategies adopted, meeting creative and dynamic innovations, promoting professionalism as a teacher of Physical Education. In the second chapter, it was pertinent to start with a bibliographical review with the objective of analyzing traditional approaches to the new approaches of teaching Collective Sports Games, always focusing more on the Futsal modality. Subsequently, as an alternative to traditional methodologies, a proposal of exercises based on conditioned games is presented, following the ideas of the Structuralist Methodology. It is in this context that the main objective is to provoke in the professionals a reflexive, critical and analytical thinking about the teaching methodologies adopted in the school reality.2017-08-31T14:48:03Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8009TID:202031926porPoço, Hélder de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:22Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:21.827619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Futsal: manual prático
title Futsal: manual prático
spellingShingle Futsal: manual prático
Poço, Hélder de Sousa
Futebol de salão
Relatórios
Estágios
Alunos
Futsal
Abordagens metodológicas
Jogos condicionados
title_short Futsal: manual prático
title_full Futsal: manual prático
title_fullStr Futsal: manual prático
title_full_unstemmed Futsal: manual prático
title_sort Futsal: manual prático
author Poço, Hélder de Sousa
author_facet Poço, Hélder de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poço, Hélder de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol de salão
Relatórios
Estágios
Alunos
Futsal
Abordagens metodológicas
Jogos condicionados
topic Futebol de salão
Relatórios
Estágios
Alunos
Futsal
Abordagens metodológicas
Jogos condicionados
description O presente estudo, como primeiro capítulo, foca-se, particularmente, num trabalho de observação e intervenção de dois anos de escolaridade (10º e 11º), inseridos num Agrupamento de Escolas do Distrito de Vila Real. Inicialmente, será feita uma análise dos dados recolhidos, com o intuito de se elaborar uma planificação anual. Neste seguimento, foi, ainda, dado especial ênfase, às expectativas iniciais, tendo em conta a adaptabilidade de estratégias adotadas, indo ao encontro de inovações criativas e dinâmicas, promovendo o profissionalismo enquanto professor de Educação Física. No segundo capítulo, achou-se pertinente começar por uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as abordagens tradicionais até às novas abordagens do ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, tendo sempre mais em foco a modalidade de Futsal. Posteriormente, e como uma alternativa às metodologias tradicionais, apresenta-se uma proposta de exercícios com base nos jogos condicionados, seguindo as ideias da Metodologia Estruturalista. É, neste contexto, que o principal objetivo, é provocar nos profissionais um pensamento reflexivo, crítico e analista acerca das metodologias de ensino adotadas na realidade escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31T14:48:03Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8009
TID:202031926
url http://hdl.handle.net/10348/8009
identifier_str_mv TID:202031926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137151621791745