Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solé, Glória
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gago, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87448
Resumo: A História assume-se como a ciência que pretende reconstruir as realidades do passado procurando explicar as razões, as motivações e as intenções das ações e das interações entre os diversos seres humanos nos diferentes segmentos temporais, bem como dar sentido ao todo da experiência histórica em que o “eu” e o “nós” se vai reconstruindo dinamicamente no fluir temporal. Este estudo quantitativo-descritivo e interpretativo procura compreender o que é que os jovens, em diferentes estádios de formação (final do ensino básico, secundário e no mestrado de ensino de História), entendem e que ideias expressam sobre o que é a História e como esta pode ser útil para a sua vida prática. Aplicou-se um questionário, em formato online (google form) a um universo de 93 participantes (amostragem estratificada e de conveniência), estudantes de final de ciclo de estudo, em que se pedia para responder, de forma aberta, a duas questões: “Indique três palavras que podem resumir o que é para si História” e “Indique três palavras em que indiques para que serve a História”, justificando. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos estudantes do 3.º CEB e do ensino secundário expressam uma ideia de História em linha com uma consciência histórica tradicional e exemplar, considerando que o estudo do passado é relevante para a obtenção de conhecimento, de cultura e de lições e erros. Alguns estudantes do ensino secundário considerando a História relevante como ciência, e os estudantes do ensino superior a relacionam com a memória e como essencial para a formação da consciência histórica e da identidade. Os resultados apontam para a necessidade de articular a formação dos estudantes de diferentes ciclos de estudo com as propostas emanadas da investigação na área da Educação Histórica em maior sintonia com as orientações curriculares.
id RCAP_583c5f263eb69c960055a23f8c74b76d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de HistóriaWords that give meaning to History - ideas from students at the end of compulsory school cycle and from the MA in History TeachingHistóriaEducação históricaAprendizagem históricaConsciência históricaOrientação temporalHistoryHistorical learningHistorical educationHistorical consciousnessTemporal orientationHistoriaAprendizaje históricoEnseñanza de la HistoriaConciencia históricaOrientación temporalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA História assume-se como a ciência que pretende reconstruir as realidades do passado procurando explicar as razões, as motivações e as intenções das ações e das interações entre os diversos seres humanos nos diferentes segmentos temporais, bem como dar sentido ao todo da experiência histórica em que o “eu” e o “nós” se vai reconstruindo dinamicamente no fluir temporal. Este estudo quantitativo-descritivo e interpretativo procura compreender o que é que os jovens, em diferentes estádios de formação (final do ensino básico, secundário e no mestrado de ensino de História), entendem e que ideias expressam sobre o que é a História e como esta pode ser útil para a sua vida prática. Aplicou-se um questionário, em formato online (google form) a um universo de 93 participantes (amostragem estratificada e de conveniência), estudantes de final de ciclo de estudo, em que se pedia para responder, de forma aberta, a duas questões: “Indique três palavras que podem resumir o que é para si História” e “Indique três palavras em que indiques para que serve a História”, justificando. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos estudantes do 3.º CEB e do ensino secundário expressam uma ideia de História em linha com uma consciência histórica tradicional e exemplar, considerando que o estudo do passado é relevante para a obtenção de conhecimento, de cultura e de lições e erros. Alguns estudantes do ensino secundário considerando a História relevante como ciência, e os estudantes do ensino superior a relacionam com a memória e como essencial para a formação da consciência histórica e da identidade. Os resultados apontam para a necessidade de articular a formação dos estudantes de diferentes ciclos de estudo com as propostas emanadas da investigação na área da Educação Histórica em maior sintonia com as orientações curriculares.History is assumed as the science that aims to reconstruct the realities of the past, seeking to explain the reasons, motivations and intentions of the actions and interactions between different human beings in different temporal segments, as well as to give meaning to the whole of the historical experience in which the "I" and the "We" are dynamically reconstructed in the temporal flow. This quantitative-descriptive and interpretative study seeks to understand what young people at different stages of training (end of 3rd CEB, secondary school and in the history teaching master's course) understand and what ideas they express about what history is and how it can be useful for their practical life. A questionnaire was applied, in online format (google form), to a universe of 93 participants (stratified convenience sampling), final-year cycle, who were asked to answer two open-ended questions: "Name three words that can summarise what history is for you" and "Name three words in which you indicate what history is for", with a justification. The analysis of the data showed that most students of the 3rd CEB and secondary school express an idea of History in line with a traditional and exemplary historical consciousness, considering that the study of the past is relevant to obtain knowledge, culture and lessons and mistakes. Some secondary school students considering History relevant as a science, and higher education students relating it to memory and as essential for the formation of historical consciousness and identity. The results point to the need to articulate the training of students from different study cycles with the proposals emanating from research in the area of History Education in greater harmony with the curricular guidelines.La Historia se asume como la ciencia que pretende reconstruir las realidades del pasado, buscando explicar las razones, motivaciones e intenciones de las acciones e interacciones entre diferentes seres humanos en distintos segmentos temporales, así como dar sentido al conjunto de la experiencia histórica en la que el "yo" y el "nosotros" se reconstruyen dinámicamente en el flujo temporal. Este estudio cuantitativo-descriptivo e interpretativo pretende comprender qué entienden y qué ideas expresan los jóvenes en diferentes etapas de formación (final de la escuela básica- 3.ºESO, de la escuela secundaria- Bachillerato y en el máster de enseñanza de la historia) sobre qué es la historia y cómo puede ser útil para su vida práctica. Se aplicó un cuestionario, en formato online (google form), a un universo de 93 participantes (muestreo estratificado por conveniencia), a los estudiantes de último curso, a los que se pidió que respondieran a dos preguntas abiertas: "Nombra tres palabras que puedan resumir lo que es para ti la historia" y "Nombra tres palabras en las que indiques para qué sirve la historia", con una justificación. El análisis de los datos mostró que la mayoría de los alumnos de 3º de ESO y Bachillerato expresan una idea de la Historia acorde con una conciencia histórica tradicional y ejemplar, considerando que el estudio del pasado es relevante para obtener conocimientos, cultura y lecciones y errores. Algunos alumnos de secundaria consideran la Historia relevante como ciencia, y los de enseñanza superior la relacionan con la memoria y como esencial para la formación de la conciencia histórica y la identidad. Los resultados apuntan a la necesidad de articular la formación de los alumnos de los diferentes ciclos de estudio con las propuestas emanadas de las investigaciones en el área de la Enseñanza de la Historia en mayor sintonía con las orientaciones curriculares.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.” e “La enseñanza y el aprendizaje de competencias históricas en bachillerato: un reto para lograr una ciudadanía crítica y democrática [PID2020-113453RB-I00], subvencionado por la Agencia Estatal de Investigación de España (MCIN/AEI/10.13039/501100011033); y UIDB/01661/2020.Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS)Universidade do MinhoSolé, GlóriaGago, Marília2023-09-292023-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87448porSolé, G., & Gago, M. (2023). Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História. REIDICS, 13, 34-48. https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.072531-096810.17398/2531-0968.13.07https://revista-reidics.unex.es/index.php/reidics/article/view/2258info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T01:21:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:36.612410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
Words that give meaning to History - ideas from students at the end of compulsory school cycle and from the MA in History Teaching
title Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
spellingShingle Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
Solé, Glória
História
Educação histórica
Aprendizagem histórica
Consciência histórica
Orientação temporal
History
Historical learning
Historical education
Historical consciousness
Temporal orientation
Historia
Aprendizaje histórico
Enseñanza de la Historia
Conciencia histórica
Orientación temporal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
title_full Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
title_fullStr Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
title_full_unstemmed Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
title_sort Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História
author Solé, Glória
author_facet Solé, Glória
Gago, Marília
author_role author
author2 Gago, Marília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Solé, Glória
Gago, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação histórica
Aprendizagem histórica
Consciência histórica
Orientação temporal
History
Historical learning
Historical education
Historical consciousness
Temporal orientation
Historia
Aprendizaje histórico
Enseñanza de la Historia
Conciencia histórica
Orientación temporal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic História
Educação histórica
Aprendizagem histórica
Consciência histórica
Orientação temporal
History
Historical learning
Historical education
Historical consciousness
Temporal orientation
Historia
Aprendizaje histórico
Enseñanza de la Historia
Conciencia histórica
Orientación temporal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description A História assume-se como a ciência que pretende reconstruir as realidades do passado procurando explicar as razões, as motivações e as intenções das ações e das interações entre os diversos seres humanos nos diferentes segmentos temporais, bem como dar sentido ao todo da experiência histórica em que o “eu” e o “nós” se vai reconstruindo dinamicamente no fluir temporal. Este estudo quantitativo-descritivo e interpretativo procura compreender o que é que os jovens, em diferentes estádios de formação (final do ensino básico, secundário e no mestrado de ensino de História), entendem e que ideias expressam sobre o que é a História e como esta pode ser útil para a sua vida prática. Aplicou-se um questionário, em formato online (google form) a um universo de 93 participantes (amostragem estratificada e de conveniência), estudantes de final de ciclo de estudo, em que se pedia para responder, de forma aberta, a duas questões: “Indique três palavras que podem resumir o que é para si História” e “Indique três palavras em que indiques para que serve a História”, justificando. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos estudantes do 3.º CEB e do ensino secundário expressam uma ideia de História em linha com uma consciência histórica tradicional e exemplar, considerando que o estudo do passado é relevante para a obtenção de conhecimento, de cultura e de lições e erros. Alguns estudantes do ensino secundário considerando a História relevante como ciência, e os estudantes do ensino superior a relacionam com a memória e como essencial para a formação da consciência histórica e da identidade. Os resultados apontam para a necessidade de articular a formação dos estudantes de diferentes ciclos de estudo com as propostas emanadas da investigação na área da Educação Histórica em maior sintonia com as orientações curriculares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29
2023-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87448
url https://hdl.handle.net/1822/87448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Solé, G., & Gago, M. (2023). Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História. REIDICS, 13, 34-48. https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.07
2531-0968
10.17398/2531-0968.13.07
https://revista-reidics.unex.es/index.php/reidics/article/view/2258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318771429376