A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pato, Maria de Lurdes Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23160
Resumo: A preocupação com o desenvolvimento de uma consciência histórica nos jovens tem sido um tema central na investigação em educação histórica, ao longo dos últimos anos. Muitos estudos têm sido produzidos nesse sentido, alguns dos quais tendo por base os trabalhos de Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Kate Hawkey, entre outros. Neste trabalho, tomando também como ponto de partida artigos dos mesmos autores sobre narrativa histórica e o seu papel na construção de uma consciência histórica entre jovens do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, propõe-se a construção de um estudo empírico em que sejam percetíveis os principais pontos de referência histórica para estes jovens. Dados recolhidos entre duas escolas, uma do interior Sul e outra do litoral centro de Portugal, permitem uma visão genérica sobre os temas da História nacional e internacional, bem como das personalidades que mais tocaram estes alunos. Os resultados no global apontam no mesmo sentido de estudos empíricos efetuados pelos já referidos autores. Novos desafios se colocam ao ensino da História devido ao desenvolvimento de novas tecnologias que colocam os jovens em contacto com um enorme manancial de informação sendo necessário gerir esse manancial e conduzi-los a um caminho para a consciência histórica, dentro da sala de aula; Abstract: The concernment about the development of a historical consciousness in young people has been a central theme in the investigation in historical Education during the last years. Many studies have been produced concerning that area; some of them are based on the work of authors as: Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca and Kate Hawkey, amongst others. In this work, accounting the information collected from referred authors about historical narrative and its role to build historical consciousness amongst the youth, from lower to upper secondary schools, we propose the construction of a study which can allow understanding the main historical references to this youth. Data were collected between two schools, one from Southern Portugal, and other from Central Portugal; we are allowed to have a generic vision about the main themes of national and international History, such as main personalities that have “touched” these students. The global results point in the same direction as the results revealed on other studies or papers, produced by the cited authors. New challenges are hitting historical education, considering the development of ICT which provides a huge source of information, are becoming necessary to manage those sources and lead them to a path in historical consciousness inside the classroom.
id RCAP_df01fa6137b8ec41666f756c79fe28be
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciência histórica nos jovens a partir da narrativaConciência históricaEducação históricaLiteracia históricaNarrativaHistorical consciousnessHistorical educationHistorical literacyNarrativeA preocupação com o desenvolvimento de uma consciência histórica nos jovens tem sido um tema central na investigação em educação histórica, ao longo dos últimos anos. Muitos estudos têm sido produzidos nesse sentido, alguns dos quais tendo por base os trabalhos de Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Kate Hawkey, entre outros. Neste trabalho, tomando também como ponto de partida artigos dos mesmos autores sobre narrativa histórica e o seu papel na construção de uma consciência histórica entre jovens do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, propõe-se a construção de um estudo empírico em que sejam percetíveis os principais pontos de referência histórica para estes jovens. Dados recolhidos entre duas escolas, uma do interior Sul e outra do litoral centro de Portugal, permitem uma visão genérica sobre os temas da História nacional e internacional, bem como das personalidades que mais tocaram estes alunos. Os resultados no global apontam no mesmo sentido de estudos empíricos efetuados pelos já referidos autores. Novos desafios se colocam ao ensino da História devido ao desenvolvimento de novas tecnologias que colocam os jovens em contacto com um enorme manancial de informação sendo necessário gerir esse manancial e conduzi-los a um caminho para a consciência histórica, dentro da sala de aula; Abstract: The concernment about the development of a historical consciousness in young people has been a central theme in the investigation in historical Education during the last years. Many studies have been produced concerning that area; some of them are based on the work of authors as: Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca and Kate Hawkey, amongst others. In this work, accounting the information collected from referred authors about historical narrative and its role to build historical consciousness amongst the youth, from lower to upper secondary schools, we propose the construction of a study which can allow understanding the main historical references to this youth. Data were collected between two schools, one from Southern Portugal, and other from Central Portugal; we are allowed to have a generic vision about the main themes of national and international History, such as main personalities that have “touched” these students. The global results point in the same direction as the results revealed on other studies or papers, produced by the cited authors. New challenges are hitting historical education, considering the development of ICT which provides a huge source of information, are becoming necessary to manage those sources and lead them to a path in historical consciousness inside the classroom.Universidade de Évora2018-05-08T15:49:02Z2018-05-082017-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23160http://hdl.handle.net/10174/23160TID:201910179porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolurdespato@gmail.com229Pato, Maria de Lurdes Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:02.189517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
title A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
spellingShingle A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
Pato, Maria de Lurdes Correia
Conciência histórica
Educação histórica
Literacia histórica
Narrativa
Historical consciousness
Historical education
Historical literacy
Narrative
title_short A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
title_full A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
title_fullStr A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
title_full_unstemmed A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
title_sort A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
author Pato, Maria de Lurdes Correia
author_facet Pato, Maria de Lurdes Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pato, Maria de Lurdes Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Conciência histórica
Educação histórica
Literacia histórica
Narrativa
Historical consciousness
Historical education
Historical literacy
Narrative
topic Conciência histórica
Educação histórica
Literacia histórica
Narrativa
Historical consciousness
Historical education
Historical literacy
Narrative
description A preocupação com o desenvolvimento de uma consciência histórica nos jovens tem sido um tema central na investigação em educação histórica, ao longo dos últimos anos. Muitos estudos têm sido produzidos nesse sentido, alguns dos quais tendo por base os trabalhos de Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Kate Hawkey, entre outros. Neste trabalho, tomando também como ponto de partida artigos dos mesmos autores sobre narrativa histórica e o seu papel na construção de uma consciência histórica entre jovens do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, propõe-se a construção de um estudo empírico em que sejam percetíveis os principais pontos de referência histórica para estes jovens. Dados recolhidos entre duas escolas, uma do interior Sul e outra do litoral centro de Portugal, permitem uma visão genérica sobre os temas da História nacional e internacional, bem como das personalidades que mais tocaram estes alunos. Os resultados no global apontam no mesmo sentido de estudos empíricos efetuados pelos já referidos autores. Novos desafios se colocam ao ensino da História devido ao desenvolvimento de novas tecnologias que colocam os jovens em contacto com um enorme manancial de informação sendo necessário gerir esse manancial e conduzi-los a um caminho para a consciência histórica, dentro da sala de aula; Abstract: The concernment about the development of a historical consciousness in young people has been a central theme in the investigation in historical Education during the last years. Many studies have been produced concerning that area; some of them are based on the work of authors as: Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca and Kate Hawkey, amongst others. In this work, accounting the information collected from referred authors about historical narrative and its role to build historical consciousness amongst the youth, from lower to upper secondary schools, we propose the construction of a study which can allow understanding the main historical references to this youth. Data were collected between two schools, one from Southern Portugal, and other from Central Portugal; we are allowed to have a generic vision about the main themes of national and international History, such as main personalities that have “touched” these students. The global results point in the same direction as the results revealed on other studies or papers, produced by the cited authors. New challenges are hitting historical education, considering the development of ICT which provides a huge source of information, are becoming necessary to manage those sources and lead them to a path in historical consciousness inside the classroom.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-18T00:00:00Z
2018-05-08T15:49:02Z
2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23160
http://hdl.handle.net/10174/23160
TID:201910179
url http://hdl.handle.net/10174/23160
identifier_str_mv TID:201910179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
lurdespato@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136622125514752