Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal, Isabel, Cardoso, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29318
Resumo: Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.
id RCAP_583e024070be79c1e96806a20cd3d8d1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolarAgressão Reativa; Agressão Instrumental; Adolescentes; Teoria dos Sistemas Ecológicos; Fatores de Risco e Protetores.Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.Repositório da Universidade de LisboaGouveia, PatríciaLeal, IsabelCardoso, Jorge2023-11-07T13:02:10Z2017-11-212017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29318porGouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. PSICOLOGIA, 31(2), 69–88. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.111610.17575/rpsicol.v31i2.1116info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-12T01:31:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:37:59.013308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
title Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
spellingShingle Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
Gouveia, Patrícia
Agressão Reativa; Agressão Instrumental; Adolescentes; Teoria dos Sistemas Ecológicos; Fatores de Risco e Protetores.
title_short Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
title_full Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
title_fullStr Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
title_full_unstemmed Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
title_sort Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
author Gouveia, Patrícia
author_facet Gouveia, Patrícia
Leal, Isabel
Cardoso, Jorge
author_role author
author2 Leal, Isabel
Cardoso, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Patrícia
Leal, Isabel
Cardoso, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Agressão Reativa; Agressão Instrumental; Adolescentes; Teoria dos Sistemas Ecológicos; Fatores de Risco e Protetores.
topic Agressão Reativa; Agressão Instrumental; Adolescentes; Teoria dos Sistemas Ecológicos; Fatores de Risco e Protetores.
description Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21
2017-11-21T00:00:00Z
2023-11-07T13:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29318
url http://hdl.handle.net/10400.5/29318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. PSICOLOGIA, 31(2), 69–88. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116
10.17575/rpsicol.v31i2.1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134938777255936