Vivenciando a prática: aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204138 |
Resumo: | Os avanços científicos e tecnológicos dos últimos tempos vêm exigindo mudanças curriculares na formação dos profissionais de saúde. Propõe-se, então, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, fazendo com que os participantes ocupem o lugar de sujeitos na construção dos conhecimentos, fortalecendo, assim, a integração ensino-serviço. Objetivo: Compreender as possibilidades de aprendizagem dos estudantes das séries iniciais dos cursos de Medicina e Enfermagem a partir de suas vivências nos cenários de prática profissional. Método: Estudo de múltiplos métodos, realizado em uma Instituição de Ensino Superior, em 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda séries. Além das entrevistas, realizou-se análise de portfólio, observação participante com registro em diário de campo e aplicação de questionário estilo Likert com os estudantes. Os resultados foram apresentados em dois recortes, sendo o primeiro desenvolvido por meio da triangulação das fontes: portfólio, entrevistas e observação participante, analisados pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da aprendizagem-serviço. O segundo recorte foi realizado a partir da análise das entrevistas com docentes e estudantes, além da aplicação de um questionário aos estudantes. Os dados foram analisados de forma articulada e discutidos à luz da formação sociointeracionista. Resultados: No primeiro recorte, ao triangular os dados, originou-se três categorias: cuidado individual, cuidado coletivo e gestão e organização do serviço de saúde. O processo de aprendizagem do cuidado individual foi concretizado por meio da realização de visitas e consultas, onde os estudantes puderam identificar as necessidades de saúde do indivíduo e propor um plano de ação. Em relação ao cuidado coletivo, os estudantes puderam compreender a complexidade das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças, considerando o contexto de vida das pessoas. No que diz respeito à organização e gestão dos serviços de saúde, os estudantes passaram a conhecer o funcionamento da Atenção Primária e, assim, refletiram sobre o que é preconizado na legislação e o que efetivamente é possível na realidade do Sistema Único de Saúde. No segundo recorte, os dados foram organizados em três grupos temáticos: visão ampliada do processo saúde-doença, integração ensino-serviço e aprendizagem no contexto da prática profissional. Na primeira temática, os entrevistados dialogaram sobre a importância do vínculo, empatia e comunicação como habilidades desenvolvidas em cenários de prática sob a lógica dos princípios sociointeracionistas. A segunda temática contribuiu com a articulação teórico-prática, por meio da aproximação dos estudantes aos princípios do Sistema Único de Saúde. Na terceira temática, os entrevistados discorrem sobre uma aprendizagem mais significativa e próxima do fazer profissional. Considerações Finais: Os resultados discorrem sobre o perfil crítico, proativo e reflexivo que um estudante desenvolve quando inserido na prática precoce veiculado por metodologias ativas de aprendizagem. A aprendizagem ensino-serviço contribui para que o estudante se desenvolva de acordo com o que se preconiza no Sistema Único de Saúde, ademais, a aprendizagem derivada da prática, conforme a proposta sociointeracionista, se torna mais significativa e favorece ao estudante um olhar mais articulado e interdisciplinar. |
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Vivenciando a prática: aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciaisExperiencing practice: learning from students of medicine and nursing from initial seriesAprendizagem baseada em problemasEducação em saúdeEnsinoPrática profissionalAtenção primária à saúdeProblem-based learningHealth educationTeachingProfessional practicePrimary health careOs avanços científicos e tecnológicos dos últimos tempos vêm exigindo mudanças curriculares na formação dos profissionais de saúde. Propõe-se, então, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, fazendo com que os participantes ocupem o lugar de sujeitos na construção dos conhecimentos, fortalecendo, assim, a integração ensino-serviço. Objetivo: Compreender as possibilidades de aprendizagem dos estudantes das séries iniciais dos cursos de Medicina e Enfermagem a partir de suas vivências nos cenários de prática profissional. Método: Estudo de múltiplos métodos, realizado em uma Instituição de Ensino Superior, em 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda séries. Além das entrevistas, realizou-se análise de portfólio, observação participante com registro em diário de campo e aplicação de questionário estilo Likert com os estudantes. Os resultados foram apresentados em dois recortes, sendo o primeiro desenvolvido por meio da triangulação das fontes: portfólio, entrevistas e observação participante, analisados pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da aprendizagem-serviço. O segundo recorte foi realizado a partir da análise das entrevistas com docentes e estudantes, além da aplicação de um questionário aos estudantes. Os dados foram analisados de forma articulada e discutidos à luz da formação sociointeracionista. Resultados: No primeiro recorte, ao triangular os dados, originou-se três categorias: cuidado individual, cuidado coletivo e gestão e organização do serviço de saúde. O processo de aprendizagem do cuidado individual foi concretizado por meio da realização de visitas e consultas, onde os estudantes puderam identificar as necessidades de saúde do indivíduo e propor um plano de ação. Em relação ao cuidado coletivo, os estudantes puderam compreender a complexidade das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças, considerando o contexto de vida das pessoas. No que diz respeito à organização e gestão dos serviços de saúde, os estudantes passaram a conhecer o funcionamento da Atenção Primária e, assim, refletiram sobre o que é preconizado na legislação e o que efetivamente é possível na realidade do Sistema Único de Saúde. No segundo recorte, os dados foram organizados em três grupos temáticos: visão ampliada do processo saúde-doença, integração ensino-serviço e aprendizagem no contexto da prática profissional. Na primeira temática, os entrevistados dialogaram sobre a importância do vínculo, empatia e comunicação como habilidades desenvolvidas em cenários de prática sob a lógica dos princípios sociointeracionistas. A segunda temática contribuiu com a articulação teórico-prática, por meio da aproximação dos estudantes aos princípios do Sistema Único de Saúde. Na terceira temática, os entrevistados discorrem sobre uma aprendizagem mais significativa e próxima do fazer profissional. Considerações Finais: Os resultados discorrem sobre o perfil crítico, proativo e reflexivo que um estudante desenvolve quando inserido na prática precoce veiculado por metodologias ativas de aprendizagem. A aprendizagem ensino-serviço contribui para que o estudante se desenvolva de acordo com o que se preconiza no Sistema Único de Saúde, ademais, a aprendizagem derivada da prática, conforme a proposta sociointeracionista, se torna mais significativa e favorece ao estudante um olhar mais articulado e interdisciplinar.The scientific and technological advances of recent times have demanded curricular changes in the training of health professionals. It is proposed, then, the use of active learning methodologies, making the participants take the place of subjects in the construction of knowledge, thus strengthening the teaching-service integration. Objective: To understand the learning possibilities of students in the initial grades of Medicine and Nursing courses from their experiences in professional practice settings. Method: Study of multiple methods, carried out in a Higher Education Institution, in 2018. Data were collected through semi-structured interviews with teachers and students of the first and second series of Medicine and Nursing courses. In addition to the interviews, portfolio analysis, participant observation was recorded with a field diary and the application of a Likert style questionnaire with students. The results were presented in two sections, the first being developed through the triangulation of sources: portfolio, interviews and participant observation, analyzed by the technique of content analysis in the thematic modality and discussed in the light of the learning-service. The second cut was made from the analysis of the interviews with teachers and students, in addition to the application of a questionnaire to students. The data were analyzed in an articulated way and discussed in the light of the sociointeractionist formation. Results: In the first cut, when triangulating the data, three categories originated: individual care, collective care and health service management and organization. The learning process of individual care was accomplished through visits and consultations, where students were able to identify the individual's health needs and propose an action plan. In relation to collective care, students were able to understand the complexity of health promotion and disease prevention actions, considering the context of people's lives. With regard to the organization and management of health services, students came to know the functioning of Primary Care and, thus, reflected on what is recommended in the legislation and what is actually possible in the reality of the Unified Health System. secondly, the data were organized into three thematic groups: an expanded view of the health-disease process, teaching-service integration and learning in the context of professional practice. In the first theme, the interviewees discussed the importance of bonding, empathy and communication as skills developed in practice scenarios under the logic of sociointeractionist principles. The second theme contributed to the theoretical-practical articulation, by bringing students closer to the principles of the Unified Health System. In the third theme, the interviewees talk about a more meaningful learning and closer to professional practice. Final Considerations: The results discuss the critical, proactive and reflective profile that a student develops when inserted in early practice conveyed by active learning methodologies. The teaching-service learning contributes for the student to develop according to what is recommended in the Unified Health System, in addition, the learning derived from the practice, according to the sociointeractionist proposal, becomes more significant and favors the student a more articulated look and interdisciplinaryFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/16456-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Maria José Saches [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino2021-03-19T15:15:09Z2021-03-19T15:15:09Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20413833004064085P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T14:40:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T14:40:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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