As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208 |
Resumo: | A relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade |
id |
RCAP_5847ec9a0d9ce0fb06d962e072fffa5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólidaRelação pedagógicaSucesso educativoA relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade2023-01-16T15:23:31Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-072022-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3208TID:203157915porPinto, Joana Filipa Costa Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.159193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
title |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
spellingShingle |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca Relação pedagógica Sucesso educativo |
title_short |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
title_full |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
title_fullStr |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
title_full_unstemmed |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
title_sort |
As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida |
author |
Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca |
author_facet |
Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação pedagógica Sucesso educativo |
topic |
Relação pedagógica Sucesso educativo |
description |
A relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07T00:00:00Z 2022-07-07 2022-06-28 2023-01-16T15:23:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208 TID:203157915 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208 |
identifier_str_mv |
TID:203157915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634141757440 |