As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208
Resumo: A relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade
id RCAP_5847ec9a0d9ce0fb06d962e072fffa5a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólidaRelação pedagógicaSucesso educativoA relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade2023-01-16T15:23:31Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-072022-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3208TID:203157915porPinto, Joana Filipa Costa Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.159193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
title As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
spellingShingle As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca
Relação pedagógica
Sucesso educativo
title_short As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
title_full As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
title_fullStr As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
title_full_unstemmed As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
title_sort As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
author Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca
author_facet Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Filipa Costa Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Relação pedagógica
Sucesso educativo
topic Relação pedagógica
Sucesso educativo
description A relação pedagógica tem um papel central no processo de ensino e de aprendizagem e, ao longo do tempo, foi alvo de vários estudos. O sucesso educativo é influenciado pela relação pedagógica estabelecida entre professor-aluno, uma vez que se o professor criar um ambiente saudável, onde exista comunicação, afetividade, cumplicidade e confiança, os alunos estarão mais motivados para as aprendizagens e, concomitantemente alcançarão os seus objetivos. Os estágios realizados, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram um meio extraordinário para conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação e o que é mais importante para que esta seja estabelecida entre os intervenientes. Assim, foi realizada uma investigação enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, nos dois contextos (EPE e 1.º Ciclo do Ensino Básico), em instituições de ensino privado, na zona do Grande Porto. As técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram, assim, a esclarecer os objetivos da investigação. Neste contexto, recorreu-se à análise documental e ao inquérito por entrevista (aplicado às crianças em contexto de EPE) e à observação e produção escrita (aplicado em contexto de 1º Ciclo). Através da análise dos diversos instrumentos de recolha de dados e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível perceber como se processa esta relação e o que valorizam os docentes e discentes para que esta aconteça de forma favorável. Palavras-Chave: relação pedagógica, processo ensino e de aprendizagem, sucesso educativo, comunicação, afetividade
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T00:00:00Z
2022-07-07
2022-06-28
2023-01-16T15:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208
TID:203157915
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3208
identifier_str_mv TID:203157915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634141757440